Pular para o conteúdo principal

Justiça Eleitoral determina remoção de publicações do candidato Dr. George com o slogan “O Jogo Virou” por considerar propaganda eleitoral irregular

A Justiça Eleitoral da 87ª Zona Eleitoral de Ruy Barbosa concedeu tutela provisória em uma representação eleitoral que apura suposta propaganda eleitoral irregular. A decisão, proferida pela Juíza Eleitoral Gabriella de Moura Carneiro, determina a remoção de publicações em redes sociais que mostram apoiadores do candidato George Luiz Brito de Carvalho trajando camisetas padronizadas com o slogan "O JOGO VIROU".

A Coligação "Para Reconstruir Ruy Barbosa", autora da representação, alegou que o uso das camisetas padronizadas configura propaganda vedada por lei, podendo desequilibrar a disputa eleitoral e ferir os princípios da isonomia, da paridade de armas e da lisura do pleito.

 A coligação argumentou que a distribuição de camisetas com símbolos da campanha é proibida e que a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite o uso de camisetas por cabos eleitorais apenas se não ostentarem elementos identificadores da candidatura.

Após a verificação dos links apresentados pela coligação, a Justiça Eleitoral confirmou a autenticidade e a existência das postagens nas redes sociais.

Além disso, ressaltou que a entrega de camisas a cabos eleitorais é permitida, desde que não contenham elementos explícitos de propaganda eleitoral, restringindo-se à logomarca do partido, federação ou coligação, ou ao nome do candidato.

A juíza entendeu que, embora não tenha ficado claro se houve distribuição das camisetas pelo candidato, ficou evidenciado o seu conhecimento acerca da utilização das camisetas por seus eleitores e apoiadores.

Ela considerou que a camiseta veiculada nas postagens não obedecia ao regramento legal, pois não se restringia a conter apenas a logomarca do partido, federação ou coligação, ou o nome do candidato. Além disso, a juíza observou que era possível estabelecer uma associação do slogan "O JOGO VIROU" pintado nas camisas verde-limão com a campanha do candidato nas redes sociais.

Diante disso, a Justiça Eleitoral deferiu parcialmente a antecipação dos efeitos da tutela, determinando que o candidato George Luiz Brito de Carvalho promova a remoção das publicações com as URLs indicadas na decisão, no prazo de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 (um mil reais) até o limite de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

O pedido de recolhimento das camisetas foi indeferido, considerando que não foi possível pressupor que o candidato as confeccionou ou distribuiu. 



Postagens mais visitadas deste blog

Mulher é assassinada na zona rural de Lajedinho

 Na madrugada desta quinta-feira (24/04), a comunidade da Vila São Roque, localizada às margens da BR-242, na zona rural de Lajedinho, região da Chapada Diamantina, foi surpreendida por um episódio de violência que comoveu os moradores e trouxe preocupação à região, conhecida por sua rotina pacata. Segundo relatos dos moradores, pedidos de socorro foram ouvidos durante a madrugada, onde acionaram as autoridades ao perceberem que algo grave havia ocorrido. Infelizmente, uma mulher foi encontrada sem vida no local, vítima de agressões e golpes de arma branca. A vítima foi identificada como Liliane Ribeiro dos Santos , e o suspeito conseguiu deixar a área antes da chegada da Polícia Militar. As investigações foram iniciadas de imediato, com a polícia coletando informações e ouvindo testemunhas para esclarecer as circunstâncias do ocorrido. O caso mobilizou a comunidade, que expressa tristeza e busca respostas para o que aconteceu. Embora as motivações ainda estejam sendo apuradas, a p...

Jovem morre em acidente de moto entre Utinga e Paraíso

Um grave acidente tirou a vida de jovem natural do município de Utinga, na madrugada dessa segunda-feira (21). De acordo com o Portal Utinga, o acidente aconteceu entre  Utinga e o Distrito de Paraíso, que pertence ao município de Ruy Barbosa.  Segundo informações, a moto que o jovem identificado como Mateus estava pilotando bateu em um animal que estava na pista. Foto: Portal Utinga

VÍDEO: Homem bate a cabeça em trave de argolinha no Paraíso

Um homem que participava de uma argolinha no Distrito do Paraíso neste domingo dia 20, sofreu um acidente com seu cavalo.  De acordo com relatos, o homem identificado pelo apelido de  "Gô", de Utinga, foi correr argolinha e o cavalo saiu da raia e ele bateu a cabeça na trave da argolinha.  Gô foi socorrido para o Hospital de Ruy Barbosa onde passa por exames. Amigos relataram que ele está bem e em observação.  A bombeira civil Mirian Cunha, que estava no local, prestou os primeiros socorros, mostrando a importância e valorização da categoria. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Ruy Barbosa Notícias (@ruybarbosanoticias)

PUBLICIDADE