Pular para o conteúdo principal

MPF deflagra operação contra grupo que fraudava benefícios do INSS em Itaberaba

Uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira (3) cumpre 13 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão preventiva contra acusados de fraudes na Agência da Previdência Social (INSS) de Itaberaba, no Piemonte do Paraguaçu. A estimativa é que já foram desviados mais de R$ 9 milhões da Previdência. Já o prejuízo evitado (que seriam pagos) passaria de R$ 24 milhões.

Intitulada de “De volta para o futuro”, a operação foi deflagrada pela Polícia Federal (PF), em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal na Bahia (Gaeco-MPF/BA) e a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social do Ministério da Previdência Social.

Conforme as investigações, iniciadas há seis meses, diversos benefícios previdenciários foram concedidos na agência de Itaberaba mediante a inserção de vínculos trabalhistas falsos. Segundo ao MPF, duas servidoras lotadas na agência do INSS em Itaberaba promoviam a inserção de vínculos trabalhistas falsos (sem comprovação documental), referentes a largos períodos do passado, no intuito de conceder para terceiros benefícios previdenciários indevidos de aposentadoria.

Esses benefícios fraudulentos concedidos pelas servidoras, além de gerarem os pagamentos mensais, também acarretavam o pagamento de altos valores retroativos, uma vez que elas inseriam no sistema datas retroativas para constar como data de início dos benefícios.

Além das fraudes nas concessões de benefícios, apurou-se que uma das servidoras inseria no sistema ordens de pagamento indevidas, gerando a concessão de créditos de alto valor em duplicidade, referentes a períodos já anteriormente pagos. Ainda segundo a investigação, parentes e pessoas ligadas às servidoras públicas recebiam concessões fraudulentas de benefícios.

O MPF também identificou pessoas que atuavam como intermediários. Elas indicavam pessoas para que as servidoras gerassem os benefícios fraudulentos, repartindo os lucros. Conforme as investigações, boa parte dos valores pagos indevidamente pelo INSS aos beneficiários retornava às próprias servidoras e aos intermediários.

Além de Itaberaba, os mandados são cumpridos em Feira de Santana e Salvador. Os suspeitos devem responder pelos crimes de organização criminosa, inserção de dados falsos em sistema de informações e lavagem de dinheiro. As investigações seguem na tentativa de identificar outros suspeitos.

Fonte: Bahia Notícias




Postagens mais visitadas deste blog

Homem é encontrado sem vida ao lado de moto na BA-130, em Ruy Barbosa

Na manhã desta segunda-feira (03), um trágico incidente foi registrado na BA-130, rodovia que liga Ruy Barbosa a Macajuba. Um homem, identificado como Nilton mascate, foi encontrado sem vida ao lado de sua motocicleta, próximo da entrada do Poço Longe. Informações coletadas pelo site Ruy Barbosa Notícias indicam que Nilton estava ao lado da moto, que se encontrava após acostamento da rodovia. As circunstâncias que levaram à sua morte ainda são incertas; as autoridades não têm certeza se ele foi vítima de um acidente ou se sofreu algum mal súbito que o fez cair. A Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local para realizar os procedimentos padrões. De acordo com os primeiros relatos, não foram encontradas marcas de frenagem na pista, e a motocicleta não apresentava sinais de colisão. A situação está sendo investigada pelas autoridades competentes, que buscam esclarecer as causas da morte de Nilton mascate.  O corpo de Nilton Mascate está sendo velado na Vila Nova, (na decida pa...

Lombada causa mais um acidente em Ruy Barbosa

Um quebra molas colocada de forma duvidosa na saída para a Vila Nova, em Ruy Barbosa provocou mais um acidente. Dessa vez envolvendo uma moto. De acordo com relato extraoficial, o motociclista, que é de Utinga,  colidiu no fundo de outro veículo ao para na lombada. O acidente da manhã desta segunda-feira (03) é mais um que acontece em meio a polêmica da construção de dois redutores de velocidades em um local aparentemente sem motivos.  A ambulância foi acionada para socorrer o motociclista que foi resgatado com vida do local.

Homem é morto a tiros na casa da namorada; suspeito é ex-marido da mulher

Um homem de 29 anos foi morto a tiros na casa da namorada, na cidade de Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo testemunhas, o autor do crime foi o ex-marido da mulher. O crime aconteceu na madrugada de quarta-feira (29). Igor Ramos da Silva estava com a companheira e algumas amigas dela. Eles se relacionavam há um mês. De acordo com as testemunhas, o ex-marido da mulher invadiu a casa, começou uma discussão e disparou cinco vezes na direção de Igor. A vítima ainda tentou fugir pulando um muro, mas foi atingida. Após o crime, o suspeito fugiu. Segundo a namorada de Igor, ela e o ex-marido tiveram um relacionamento de oito anos, marcado por episódios de violência. O homem não aceitava o fim do casamento, que aconteceu em 2024. "Ele era muito ciumento. Ciumava de todo mundo, ninguém podia chegar, sair, porque ele tinha muito ciúmes. A gente se separou justamente por isso, porque ele me agrediu", contou a mulher, que preferiu não revelar a identidade. A mu...

PUBLICIDADE