"Eleições suplementares em Ruy Barbosa, já!" Eleitores lotam publicações do TRE/BA com reivindicações
Após o TSE estabelecer 12 datas disponíveis para a realização de eleições suplementares de 2025 em todo Brasil, eleitores da cidade de Ruy Barbosa lotaram com comentários as publicações no perfil oficial do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia com reivindicações.
Acontece que o TSE disponibilizou datas de janeiro a dezembro de 2025 para o TRE definir qual delas será realizada as eleições suplementares em Ruy Barbosa. Com isso os eleitores, em sua maioria do MDB-15, pedem que a eleição aconteça o mais breve possível.
Comentários como "Eleições suplementares em Ruy Barbosa, já" e "Não queremos vereador como prefeito interino" foram as principais reivindicações. Com grupo maior de Vereadores na Câmara, dia 01 de janeiro de 2025 a cidade será comandada pelo Vereador Ney Dias. A informação foi confirmada pelo prefeito Cláudio Serrada.
O QUE INFLUENCIA A DECISÃO DO TRE/BA?
Nosso site conversou com alguns advogados que opinaram sobre a escolha das datas. Para Dr. Junior Melo, haverá uma comunicação entre a Justiça Eleitoral do 87º zona Eleitoral de Ruy Barbosa e o TRE/BA para avaliar as possibilidades, como por exemplo: "terá funcionários disponíveis pra determinadas data?" Terá tempo hábil para as reuniões com candidatos, convenções etc.
Para Anderson Aldori, a data para a eleição em Ruy Barbosa deve respeitar os prazos anteriores da eleição, como das convenções partidárias e registro de candidatura.
Dr. Eduardo Mota comentou com nosso site que acredita que em fevereiro é um mês propício para realização da eleição. A decisão será tomada pelo Presidente do TRE/BA. Mota acredita ainda que alguns prazos eleitorais serão reduzidos por ter um mandato de segurança eleitoral tratando dessas questões.
Por outro lado existem prazos que não podem ser mudados, como pré-campanha, convenções, desincompatibilização e etc.