Pular para o conteúdo principal

Qual a diferença entre Diarista e Empregada Doméstica?

Foto: Freepik

Existem distinções essenciais entre diaristas e empregadas domésticas e, por isso, entender as definições, direitos, deveres e implicações legais é importante para quem trabalha ou quem contrata. As definições são fundamentais para evitar problemas trabalhistas e garantir que tanto empregadores quanto trabalhadores saibam de seus direitos e suas responsabilidades.

Definições e Vínculos

Diarista: Profissional autônoma que presta serviços de forma esporádica, em um limite de dois dias por semana para o mesmo contratante. Dessa forma, não existe vínculo empregatício.

Portanto, muitos benefícios trabalhistas como férias, 13º salário ou FGTS podem não ser aceitos. Mas, na condição de diarista, a pessoa tem liberdade para definir seus horários, escolher clientes e negociar remuneração.

Empregada doméstica: Possui um vínculo empregatício formal. A pessoa tem o dever de trabalhar mais de dois dias na mesma residência. De acordo com a Lei Complementar nº 150/2015, é garantida uma série de direitos, como salário mínimo, férias e licença-maternidade. A carteira de trabalho deve ser registrada.

Diferenças Fundamentais

  1. Frequência e Regularidade: A diarista trabalha não habitualmente, enquanto a empregada doméstica regularmente, com vínculo de emprego.
  2. Direitos e Benefícios: A diarista não tem acesso a benefícios trabalhistas convencionais. Enquanto a segunda, com vínculo formalizado, possui direitos robustos que incluem salários fixos, férias, e previdência social.

Vale destacar que este artigo é meramente informativo, de caráter jurídico, produzido pela equipe de comunicação da VLV Advogados.

  1. Obrigações do Empregador: Contratar uma diarista tem menos responsabilidades legais, pois não precisa cumprir com registro ou pagamento de benefícios. Enquanto o empregador de uma empregada doméstica deve assegurar todos os direitos trabalhistas, sob pena de enfrentar ações trabalhistas.

Implicações para o Empregador

É importante identificar o tipo de trabalho. Um erro na classificação pode resultar em multas e ações judiciais. Se caso a diarista for contratada para trabalhar mais de dois dias na mesma residência, essa relação pode ser considerada como um vínculo empregatício. Dessa forma, o empregador deve reconhecer e pagar os direitos de uma empregada doméstica.

Direitos da Diarista

       Remuneração Justa: A diarista deve receber um pagamento acordado, compatível com o mercado e com a proporção dos dias trabalhados.

       Direito a Intervalos: Não há regulamentação específica, mas a prática de conceder intervalos para descanso é recomendada.

       Contribuição Previdenciária: A diarista pode contribuir ao INSS como contribuinte individual, assegurando, de forma isolada, acesso a benefícios previdenciários futuros.

Conclusão

A compreensão clara do que se classifica diaristas e empregadas domésticas é fundamental para evitar litígios e garantir relações de trabalho justas. Quem contrata deve se atentar às suas obrigações legais, principalmente aos direitos dos trabalhadores.

Diante desse cenário, a formalização e o entendimento das relações de trabalho se tornam essenciais, protegendo tanto o trabalhador quanto o empregador. Além disso, é assegurado um ambiente de trabalho mais justo e seguro.

Dr. João Valença - VLV

•Advogado (43370 OAB)


Postagens mais visitadas deste blog

Homem é morto a tiros no Jardim do Parque, em Ruy Barbosa

Por volta das 21h desta segunda-feira (16), chegou a informação de um homicídio no Bairro Jardim do Parque, na cidade de Ruy Barbosa.  De acordo com relatos extraoficiais, um jovem identificado como Miguel, mais conhecido pelo apelido "Formiga", foi executado com diversos tiros de arma de fogo.  O corpo ficou exposto em via pública até a chegada da Polícia Militar que deve acionar o DPT. A autoria e motivação do crime ainda é desconhecida.  SEQUESTRO Outra situação que aconteceu no mesmo dia foi o sequestro de um Cigano. Confira no link:  https://www.ruybarbosanoticias.com.br/2024/12/cigano-e-sequestrado-em-ruy-barbosa.html Foto Reprodução: Facebook

Autores de homicídios e vídeo com ameaças morrem em confronto com a polícia em Ruy Barbosa

Uma grande movimentação policial marcou a manhã desta quarta-feira em Ruy Barbosa. Policiais Militares da CIA e da CIPE Chapada realizaram operação na cidade na Vila da Dignidade, Rua da Areia, Urbis e Orozobzinho. De acordo com informações apuradas pelo site Ruy Barbosa Notícias, dois elementos morreram em confronto com a polícia. Eles foram socorridos para o hospital, porém foi constatado óbito.  Os indivíduos eram  acusados de diversos crimes na cidade, entre eles os dois últimos homicídios no Manoel Antônio e no Jardim do Parque. Recentemente gravaram vídeos ameaçadores e ostentando armas de fogo e coletes a prova de bala.  Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Ruy Barbosa Notícias (@ruybarbosanoticias)

Cigano sequestrado em Ruy Barbosa é liberado: "pegaram ele enganado"

Na noite desta segunda-feira dia 16, um homem da comunidade Cigana foi sequestrado na Vila Progresso, na cidade de Ruy Barbosa. O episódio ocorreu por volta das 22h após relatos nas redes sociais. A movimentação de ciganos foi intenso durante a noite em busca do sequestrado  Teo Cigano, filho de Caçote. De acordo com informações apuradas pelo Ruy Barbosa Notícias, ele foi levado por homens em um veículo preto. Algumas testemunhas ouviram tiros que foram disparados no intuito de dispersar pessoas que estavam no momento do sequestro. A motivação e os envolvidos não tiveram a identidade divulgada. ATUALIZAÇÃO Informações que circulam nos grupos do WhatsApp apontam que o cigano foi liberado e teria sido pego por engano. Outro assunto que assustou os moradores foi o assassinato de um jovem no Jardim do Parque por volta das 21h. Confira no link:  https://www.ruybarbosanoticias.com.br/2024/12/homem-e-morto-tiros-no-jardim-do-parque.html  

PUBLICIDADE