Pular para o conteúdo principal

STF permite que Testemunhas de Jeová recusem transfusão de sangue em tratamentos médicos

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (25) reconhecer que pacientes que são Testemunhas de Jeová podem, por convicção religiosa, recusar tratamentos médicos com uso de transfusão de sangue.

A recusa do tratamento, contudo, não pode ser feita, por exemplo, no caso dos pais para os filhos menores (leia mais abaixo).

Esses pacientes também podem exigir do Poder Público o custeio de procedimentos específicos, sem o uso da transfusão, desde que: o procedimento exista no Sistema Único de Saúde (SUS); a opção não gere "custos desproporcionais" ao poder público.


Os ministros analisaram recursos que discutem a oferta de tratamento médico sem a aplicação de sangue de outras pessoas – e a possibilidade de recusa de terapias por pacientes que fazem parte da religião, caso não exista alternativa.

🔎A religião dos Testemunhas de Jeová não permite o recebimento de transmissão de sangue de terceiros.

O debate envolve direitos fundamentais previstos na Constituição, como a saúde, dignidade da pessoa humana, legalidade, liberdade de consciência e de crença.

Em nota divulgada após a decisão, a associação Testemunhas de Jeová Brasil celebrou o posicionamento do STF.

"Essa decisão fornece segurança jurídica aos pacientes, às administrações hospitalares e aos médicos comprometidos em prover o melhor tratamento de saúde, sempre respeitando a vontade do paciente", disse a associação.

"As Testemunhas de Jeová amam a vida e colaboram ativamente com os profissionais de saúde para receber o melhor cuidado médico possível. Manifestam sincera gratidão a esses profissionais e às autoridades que reconhecem e protegem seu direito de escolha em tratamentos médicos", completou a nota.

O que o STF discute
O Supremo analisa dois recursos que tratam de especificidades no tratamento médico de pessoas da religião Testemunhas de Jeová.

O grupo religioso entende que há passagens na Bíblia que estabelecem a necessidade de se abster de sangue. Consideram que o sangue representa a vida; por isso, evitam tomar a substância por qualquer via em obediência e respeito a Deus.

Em um dos casos, a questão é saber se um paciente nestas circunstâncias poderia recusar terapias de saúde que envolvem o uso de sangue de outras pessoas. E, se for possível a recusa, como ela deve ser feita.

Em outro, o debate envolve o papel do Poder Público diante da necessidade de custeio de tratamento específico para este grupo religioso, sem o uso de transfusões.

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE: O julgamento do processo de registro de candidatura de Bonifácio deve acontecer hoje

O julgamento do processo de registro de candidatura de Bonifácio foi incluído em pauta e deve ser julgado hoje, dia 14/10/2024 às 14:01:00 Sala de Sessões 1, no Tribunal Regional Eleitoral. Nosso site vai acompanhar para tentar retransmitir ao vivo em nosso canal no youtube: Inscreva-se https://www.youtube.com/@ruybarbosanoticias José Bonifácio Marques Dourado (MDB) recebeu maioria dos votos na urna nas eleições municipais para prefeito em Ruy Barbosa, no domingo, dia 06 de outubro de 2024. Com 55,06 % e 9.999 mil votos, Bonifácio desbanca os três candidatos ao cargo. Marivaldo (PSD) teve 7. 586, 41,77 % dos votos. Com isso, Bonifácio tem maioria dos votos na urna, no entanto esbarra em questões jurídicas de elegibilidade. O candidato vencedor aguarda recurso direcionado ao Tribunal Regional Federal (TRE/BA). Caso haja novo recurso, este será julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE/BA) Caso consiga decisão favorável, Bonifácio tomará posse dia 1º de janeiro de 2025 e vai administ

Viatura da Polícia Militar de Lajedinho capota em rodovia. ASSISTA VÍDEO;

Na tarde desta quarta-feira dia 16, o site Ruy Barbosa Notícias recebeu informações extraoficiais que a viatura da Polícia Militar de Lajedinho capotou na BA-131, enquanto seguia para a cidade de Itaberaba.  De acordo com relatos, não teve vítima fatal. Confira o vídeo gravado por internautas ao final desta reportagem. Em breve mais detalhes...

Novo Concurso Público em Ruy Barbosa com 70 vagas deve acontecer no Dia 1º de Dezembro

O prefeito de Ruy Barbosa, Cláudio Serrada, anunciou a abertura de um novo concurso público, previsto para ocorrer no dia 01 de  dezembro. Este será o terceiro concurso realizado durante sua gestão, reforçando o compromisso com a criação de oportunidades e a valorização da educação no município. No total, serão oferecidas 70 vagas, das quais 50 são destinadas a professores e 20 a auxiliares administrativos. “Estamos comprometidos em fortalecer nossa rede de educação e proporcionar novas oportunidades de emprego para a população de Ruy Barbosa”, declarou o prefeito Cláudio Serrada. As inscrições e informações detalhadas sobre o processo seletivo serão divulgadas em breve, dando aos candidatos a oportunidade de se prepararem para o concurso. A iniciativa é vista como um passo importante para a melhoria dos serviços educacionais e a criação de empregos no município. Este anúncio ressalta o foco da gestão de Serrada em promover o desenvolvimento de Ruy Barbosa e melhorar as condições de tr

PUBLICIDADE