Pular para o conteúdo principal

Santa Casa entrega primeira UTI de Ruy Barbosa

 O equipamento, construído através de convênio com o Governo do Estado, foi inaugurado nesta sexta-feira (30)


A Santa Casa Ruy Barbosa inaugurou, nesta sexta-feira (30), a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do município, resultado de convênio com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Com um investimento de cerca de R$ 5 milhões, a nova ala do Hospital Regional de Ruy Barbosa (HRB) contará com 10 leitos equipados com tecnologia de ponta, incluindo um sistema de terapia renal substitutiva (hemodiálise). A UTI terá capacidade para atender, em média, 40 pacientes por mês, atendendo todo o estado da Bahia, por meio do Sistema de Regulação de Urgência e Emergência (SUREM).

O governador Jerônimo Rodrigues destacou o avanço da saúde, do cuidado com o povo e da valorização dos profissionais. “Eu pude ver no brilho dos olhos dos colaboradores nos corredores da Santa Casa a entrega deles ao trabalho. Desde o pessoal da lavanderia até os médicos. E é disso que precisamos para fazer a saúde funcionar, aliado aos recursos”.

Nascido em Ruy Barbosa, o médico e senador Otto Alencar, disse estar muito orgulhoso deste momento. “Vamos ter resolutividade aqui na cidade. Vamos receber o paciente e conseguir tratá-lo aqui. Agradeço a sensibilidade do governador em perceber a importância de levar tecnologia e mais excelência em saúde para o interior”.

Entre os destaques da secretária da Saúde Roberta Santana, a importância da regionalização da saúde. “Essa assistência integral de alta complexidade que estamos levando para as cidades Bahia adentro fortalece a qualidade da saúde em nosso estado”, afirmou a secretária.

Para a provedora Maristela Alencar, os novos equipamentos de saúde vão ajudar no propósito da Santa Casa Ruy Barbosa de cuidado à vida e aumentam a complexidade no atendimento e resolutividade assistencial do Hospital Regional de Ruy Barbosa. “Este é um marco para a nossa comunidade, e muito nos alegra saber que o povo de Ruy Barbosa poderá ser acolhido aqui e fazer seu tratamento perto da família”.

Na mesma ocasião, a Santa Casa Ruy Barbosa também entregou 10 novos leitos de enfermaria, construídos com recursos próprios e equipados em parceria com a Sesab. Para atender à nova demanda e garantir a segurança dos pacientes, a capacidade da subestação de energia do HRB foi dobrada, e a unidade agora conta também com um sistema de captação de energia solar.

Com a ampliação, o HRB irá gerar 60 empregos diretos quando estiver em pleno funcionamento. Durante a construção, foram criados cerca de 100 empregos diretos e indiretos.

Tratamento oncológico

Além da inauguração da UTI, o governador Jerônimo Rodrigues assinou ordem de serviço para a construção da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Regional de Ruy Barbosa, também fruto de convênio com o Governo do Estado, através da Sesab. Com investimento estimado em R$ 4,7 milhões, a previsão é que as obras sejam concluídas em 18 meses.

O governador ressaltou ainda a importância da Unacon para o estado. “É uma unidade de extrema importância. Estamos unidos no enfrentamento ao câncer. Aos poucos, a gente vai se aproximando da cura. Mas, já estamos conseguindo alongar a vida de uns e salvar a vida de outros”.

A Unacon será destinada ao atendimento de pacientes do SUS que necessitam de tratamento oncológico. Segundo a Secretaria da Saúde, serão feitas 1500 quimioterapias por mês no Hospital Regional de Ruy Barbosa.

A Bahia apresenta uma das mais altas taxas de incidência da doença no país. Em 2019, a cada 100 mil mulheres, 36,72 desenvolvem câncer de mama. De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa é de 116 mil novos casos de câncer no estado até 2025.

Fotos: Joá Souza/GOVBA






Postagens mais visitadas deste blog

Nomes das vítimas do acidente fatal envolvendo família de Ruy Barbosa são divulgados

O grave acidente que ocorreu no final da tarde deste domingo na BR 242, próximo à localidade do Zuca, deixou um saldo triste de 11 mortes. Cinco pessoas  sobreviveram.  A colisão frontal envolveu uma van que transportava membros de uma mesma família e uma carreta de soja.  As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que buscam entender as causas da colisão. Morreram da mesma família: Flávio Silva Boaventura, Franciele Boaventura, Enoi Silva Boaventura, Ana Lucia Rocha de Oliveira, Samuel Oliveira, Isael Oliveira, Eloisa Boaventura Dias e Luciene Boaventura de Oliveira. Romário e Vitor namoravam com integrantes da família, estavam na van e também faleceram. Na manhã desta segunda-feira (31), foi confirmado o falecimento de mais uma vítima, a criança Sofia.  Sobreviveram três pessoas da Van, além do motorista da Carreta. O velório deve acontecer coletivamente, em um local ainda a confirmar. Tudo indica que será no Ginásio Polie...

Tragédia em Ruy Barbosa: Colisão entre van e carreta resulta em mortes e feridos da mesma família

Um grave acidente ocorrido no final da tarde deste domingo na BR 242, próximo à localidade do Zuca, deixou um saldo triste de 10 mortes e quatro sobreviventes. A colisão frontal envolveu uma van que transportava membros de uma mesma família e uma carreta. A informação foi confirmada pelo jornalista Sandro Lima, da Rádio Esperança FM. A van, que levava 14 pessoas no total, incluindo o motorista , colidiu violentamente com uma carreta. A tragédia chocou a comunidade local e mobilizou equipes de resgate, que atuaram rapidamente no local do acidente. Não recebemos informações do motorista da carreta. Infelizmente, as autoridades confirmaram oficialmente que 10 pessoas perderam a vida devido ao impacto. Os quatro sobreviventes foram encaminhados para hospitais da região, onde recebem atendimento médico. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que buscam entender as causas da colisão. Em breve mais informações… Confira vídeos em nosso canal no Wh...

Após mudança de horário, vítimas da tragédia na BR-242 começam a ser enterradas

Os corpos das vítimas do trágico acidente na BR 242 chegaram à cidade por volta das 21h desta segunda-feira. A comunidade se reuniu para um velório coletivo no ginásio de esportes de Ruy Barbosa, onde familiares e amigos prestaram suas últimas homenagens. No entanto, por volta da meia-noite desta terça-feira, os corpos precisaram ser deslocados com urgência para a capela do Novo Cemitério Bosque da Paz. O motivo foi o surgimento de problemas de decomposição, que provocaram um forte odor. Como resultado, a cerimônia foi interrompida. Os sepultamentos, inicialmente previstos para começar às 9h da manhã, tiveram que ser antecipados devido à situação. A nova previsão era para as 6h da manhã, mas os sepultamentos efetivamente começaram por volta das 4h45 e continuam até o momento. A tragédia que abalou a cidade deixou um sentimento profundo de dor e solidariedade entre os moradores. A comunidade se une em luto pelas vidas perdidas e oferece apoio às famílias afetadas neste momento difícil. ...

PUBLICIDADE