O equipamento, construído através de convênio com o Governo do Estado, foi inaugurado nesta sexta-feira (30)
A Santa Casa Ruy Barbosa inaugurou, nesta sexta-feira (30), a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do município, resultado de convênio com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Com um investimento de cerca de R$ 5 milhões, a nova ala do Hospital Regional de Ruy Barbosa (HRB) contará com 10 leitos equipados com tecnologia de ponta, incluindo um sistema de terapia renal substitutiva (hemodiálise). A UTI terá capacidade para atender, em média, 40 pacientes por mês, atendendo todo o estado da Bahia, por meio do Sistema de Regulação de Urgência e Emergência (SUREM).
O governador Jerônimo Rodrigues destacou o avanço da saúde, do cuidado com o povo e da valorização dos profissionais. “Eu pude ver no brilho dos olhos dos colaboradores nos corredores da Santa Casa a entrega deles ao trabalho. Desde o pessoal da lavanderia até os médicos. E é disso que precisamos para fazer a saúde funcionar, aliado aos recursos”.
Nascido em Ruy Barbosa, o médico e senador Otto Alencar, disse estar muito orgulhoso deste momento. “Vamos ter resolutividade aqui na cidade. Vamos receber o paciente e conseguir tratá-lo aqui. Agradeço a sensibilidade do governador em perceber a importância de levar tecnologia e mais excelência em saúde para o interior”.
Entre os destaques da secretária da Saúde Roberta Santana, a importância da regionalização da saúde. “Essa assistência integral de alta complexidade que estamos levando para as cidades Bahia adentro fortalece a qualidade da saúde em nosso estado”, afirmou a secretária.
Para a provedora Maristela Alencar, os novos equipamentos de saúde vão ajudar no propósito da Santa Casa Ruy Barbosa de cuidado à vida e aumentam a complexidade no atendimento e resolutividade assistencial do Hospital Regional de Ruy Barbosa. “Este é um marco para a nossa comunidade, e muito nos alegra saber que o povo de Ruy Barbosa poderá ser acolhido aqui e fazer seu tratamento perto da família”.
Na mesma ocasião, a Santa Casa Ruy Barbosa também entregou 10 novos leitos de enfermaria, construídos com recursos próprios e equipados em parceria com a Sesab. Para atender à nova demanda e garantir a segurança dos pacientes, a capacidade da subestação de energia do HRB foi dobrada, e a unidade agora conta também com um sistema de captação de energia solar.
Com a ampliação, o HRB irá gerar 60 empregos diretos quando estiver em pleno funcionamento. Durante a construção, foram criados cerca de 100 empregos diretos e indiretos.
Tratamento oncológico
Além da inauguração da UTI, o governador Jerônimo Rodrigues assinou ordem de serviço para a construção da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Regional de Ruy Barbosa, também fruto de convênio com o Governo do Estado, através da Sesab. Com investimento estimado em R$ 4,7 milhões, a previsão é que as obras sejam concluídas em 18 meses.
O governador ressaltou ainda a importância da Unacon para o estado. “É uma unidade de extrema importância. Estamos unidos no enfrentamento ao câncer. Aos poucos, a gente vai se aproximando da cura. Mas, já estamos conseguindo alongar a vida de uns e salvar a vida de outros”.
A Unacon será destinada ao atendimento de pacientes do SUS que necessitam de tratamento oncológico. Segundo a Secretaria da Saúde, serão feitas 1500 quimioterapias por mês no Hospital Regional de Ruy Barbosa.
A Bahia apresenta uma das mais altas taxas de incidência da doença no país. Em 2019, a cada 100 mil mulheres, 36,72 desenvolvem câncer de mama. De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa é de 116 mil novos casos de câncer no estado até 2025.
Fotos: Joá Souza/GOVBA