O zumbido perto do ouvido e a picada dolorida perturbam o sono dos moradores em todo município de Ruy Barbosa. A muriçoca põe os ovos diretamente em águas sujas, ricas em dejetos materiais orgânicos em decomposição, como esgotos a céu aberto.
Com base nessas informações, podemos apontar a causa dessa infestação em nossa cidade, principalmente em bairros pontuais. Um dos problemas da muriçoca está na galeria nova que foi instalada em uma cota desfavorável ao escoamento natural por gravidade, ou seja, esgoto empoçado serve como moradia de muriçocas.
Além desse problema que deve ser corrigido pelo poder público municipal, vem o problema da Dengue! Os ovos do Aedes aegypti ficam por mais de um ano nas bordas das caixas d`água, tinas, baldes, garrafas, latas.
No contato com a água, eclodem e saem por aí ameaçando a saúde da população, transmitindo uma doença que deixa as pessoas com dores nas articulações, febre, dor de cabeça e que pode matar. O problema da dengue precisa do apoio da população em geral!