Pular para o conteúdo principal

Ricardo Mascarenhas nomeia Aline Negrão como secretária de saúde de Itaberaba

Nova gestora coordenou a Vigilância em Saúde e as ações de combate à Covid-19 no município

O prefeito Ricardo Mascarenhas nomeou, ontem (9), a ex-coordenadora da Vigilância em Saúde de Itaberaba, Aline Negrão, ao cargo de Secretária de Saúde do município. A nova gestora da pasta ocupa o lugar do ex-secretário João Rodrigues que deixou o cargo para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal. 


Aline Barros Negrão Oliveira nasceu em Salvador, e vive em Itaberaba desde 2004, mesmo ano em que concluiu o curso de graduação em medicina veterinária. Aline Negrão também é Pós graduada em Saúde Pública. Efetiva desde 2007, assumiu o cargo de coordenadora da Vigilância em Saúde de Itaberaba em 2006.

 

Aline Negrão trabalha como sanitarista há mais de 19 anos pelo Sistema Único de Saúde e durante sua trajetória à frente da Vigilância trouxe importantes contribuições para o desenvolvimento da saúde pública no município de Itaberaba. 


“Tive a honra de atuar nas áreas de Vigilância Epidemiológica, sanitária, ambiental, saúde do trabalhador e em ações voltadas aos cuidados aos animais abandonados em Itaberaba. Com o apoio do Prefeito Ricardo Mascarenhas, do Vice-prefeito Davi dos Anjos e do secretário João Rodrigues dediquei a minha vida ao setor público, e agora tenho um desafio maior pela frente ao assumir a Secretaria Municipal de Saúde”.


Durante a pandemia Aline Negrão assumiu a difícil tarefa de coordenar as ações de prevenção e combate ao vírus da Covid-19. Junto com os profissionais que estiveram na linha de frente, enfermeiros, médicos e técnicos da enfermagem, a sanitarista teve a maior experiência da sua vida.


“Atravessei junto à toda minha equipe e todos os funcionários da saúde um momento de muita aflição durante a pandemia da Covid-19. Tínhamos que ser rápidos nas tomadas de decisões e isso me fez crescer como profissional e como ser humano. Aquela experiência exigiu de mim maturidade, foi ali que eu desenvolvi um olhar mais cuidadoso e mais humanizado no meu trabalho. Depois de concluir aquela difícil etapa ficamos fortalecidos e orgulhosos da união de todos em prol de um objetivo comum: a saúde de todos.


Aline Negrão também coordenou com sucesso os trabalhos de enfrentamento à dengue durante a explosão de casos da doença no Brasil, além de coordenar o combate à influenza. 


A nova secretária assume a pasta da saúde em Itaberaba com o desafio de dar continuidade ao trabalho de inovação e desenvolvimento da Saúde Pública no município durante o mandato do atual prefeito Ricardo Mascarenhas e do secretário João Rodrigues. Avanços que começaram há quase oito anos com o investimento em construção e reforma de 25 Unidades de Saúde da Família, a chegada da Policlínica Regional e a reforma e ampliação do Hospital Regional do Piemonte do Paraguaçu Jadiel Almeida Mascarenhas depois de 15 anos desativado. 


Aline Negrão também tem a missão de comandar a pasta que administra o Hospital Geral de Itaberaba (HGI), o Centro de Reabilitação e o Centro de Especialidades Odontológicas.


“Gerir uma pasta como a Saúde promete muitos desafios e ao mesmo tempo me mostra a importância de estarmos sempre executando nossas funções seguindo com os três pilares do SUS: universalidade, equidade e integralidade. E é assim que encaro esse novo momento da minha caminhada”, concluiu Aline Negrão. 

Charles Gean Oliveira - Jornalista

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor morre em ataque contra ex-mototaxista em Ruy Barbosa

Uma tragédia chocou a população na noite deste domingo (12). Por volta das 19h, dois homens foram baleados no bairro Jardim do Cedro, na cidade de Ruy Barbosa. De acordo com informações apuradas pelo site Ruy Barbosa Notícias, o ex-mototáxi Rodrigo Silva de Jesus, conhecido como "Diguinho" e o Pastor Arnô Santiago foram mortos a tiros de arma de fogo. As vítimas foram baleadas do lado da escola Brasil Ramos. O ex-mototaxista Diguinho foi baleado e tentou fugir. O Pastor Arnô estava indo para igreja a pé com sua família, passou no momento dos tiros e acabou sendo atingido. Ele chegou a ser socorrido, porém não resistiu aos ferimentos e faleceu.  Rodrigo, conhecido como "Diguinho", além de ex-motataxi, é ex-funcionário da Câmara de Vereadores e iria começar a trabalhar na escola Brasil Ramos. A Igreja Batista Missionária Água Viva publicou uma nota de pesar pelo falecimento do Pastor Arnô, o qual já tinha planos para se casar. Ainda não temos informações da autoria do...

Mulher é baleada em residência no Bairro Vila Operária em Ruy Barbosa

Na manhã deste sábado, por volta das 11h30, um episódio de violência abalou a tranquilidade do Bairro Vila Operária, em Ruy Barbosa. Uma mulher foi baleada em sua residência, resultando em dois tiros.  De acordo com informações apuradas pelo site Ruy Barbosa Notícias, a vítima foi  socorrida e levada para o hospital local. Felizmente, ela não corre risco de morte. Os disparos foram efetuados por dois homens armados que estavam em uma moto, mas até o momento, a identidade tanto da vítima quanto dos suspeitos não foi divulgada.  A Polícia Militar esteve no local e as demais  autoridades estão investigando o caso para entender as circunstâncias que levaram a este ato violento.

Acidente levanta discussão sobre necessidade da implantação de uma Base de Bombeiros Civis em Ruy Barbosa

Um acidente ocorrido por volta das 17h40min desta quinta-feira (09), na entrada do Bairro Tapiraipe, na via que dá acesso ao asfalto, deixou a comunidade preocupada e trouxe à tona a necessidade de um sistema de atendimento mais ágil em situações de emergência. De acordo com relatos, um motociclista que tentava sair da rodovia e entrar na rua colidiu com outra moto. Na ocasião, a vítima estava acompanhada por mais duas pessoas. Após o acidente, uma ambulância local foi acionada para prestar socorro, porém de acordo com pessoas que estavam no local, demorou cerca de 30 minutos para chegar. Um Bombeiro Civil que passava pelo local no momento do acidente presenciou a cena e fez uma reflexão sobre a situação. “É alarmante ver o quanto a demora no atendimento pode agravar as condições da vítima. Isso reforça a importância de termos um grupo de Bombeiros Civis na cidade, que possa realizar atendimentos rápidos e eficazes em emergências”, comentou. A vítima do acidente, conhecida como "P...

PUBLICIDADE