A polícia da Espanha deteve dois irmãos brasileiros por suspeita de conspiração terrorista e envolvimento com o Estado Islâmico. As investigações são da Guarda Civil espanhola com a Agência da União Europeia de Cooperação Policial (Europol), em parceria com a Polícia Federal do Brasil e o FBI dos Estados Unidos por meio de cooperação internacional.
A dupla seria responsável por divulgar na internet propagandas jihadistas e manuais para ataques em massa. As prisões foram feitas na tarde desta segunda-feira (27) em Estepona, Málaga.
A Guarda Civil da Espanha divulgou que há conexão entre os dois brasileiros presos com outros indivíduos também investigados e detidos em países europeus por ligação com terroristas islâmicos.
Segundo os investigadores, os brasileiros estavam se radicalizando na internet e utilizavam plataformas de mensagens instantâneas para expressar apoio ao Estado Islâmico, compartilhando informações sobre atividades terroristas realizadas em diferentes lugares e manuais para fabricação de explosivos.
A Polícia Federal informou à CNN que a ação ocorreu por meio de cooperação internacional envolvendo a PF, o FBI e autoridades espanholas.
Ainda não foi decidido se os brasileiros serão julgados pelo crime na Espanha ou se haverá um pedido de extradição.