Pular para o conteúdo principal

Documentário mostrará a luta pela Universidade Federal da Chapada Diamantina em Ruy Barbosa

(Professor Jurandi Ribeiro Ferreira com documentos do início da idealização da UFCD)

Já está em produção um documentário que vai mostrar o protagonismo da cidade de Ruy Barbosa na  implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina - UFCD em seu território. Uma luta de 40 anos do professor Jurandi Ribeiro Ferreira, com apoio do Professor Bartolomeu Mônaco, onde no ano de 1983, deram os primeiros passos para realização deste grande sonho.

Em seu fusca branco, o Professor Jurandi percorreu a Chapada em busca de apoios, uma vez que a Universidade beneficiaria todo território. Nestes 40 anos de luta, diversas Audiências Públicas foram feitas, autoridades da época apoiaram a ideia e a imprensa divulgou o sonho, quando em 17 de maio de 1983, o Jornal Jequié publicou um artigo feito pelo Professor Luiz Cotrim com o sonho da cidade de Ruy Barbosa em ser sede da UFCD. 

Anos depois o sonho vem ganhando ainda mais força, porém com "concorrentes" que agora querem levar a sede da Universidade Federal da Chapada Diamantina para seus respectivos municípios.

Por justiça e protagonismo, a cidade de Ruy Barbosa tem o direito de ser sede da  Universidade Federal da Chapada Diamantina, muito pela sua luta e pelo respeito dos idealistas que, em 1983, plantaram essa semente no coração do povo rui-barbosense. 

O documentário será publicado no canal do Youtube do site Ruy Barbosa Notícias e compartilhado nas redes sociais. A produção contará com pessoas da sociedade que contribuíram para esse sonho e autoridades da atualidade que podem fazer a UFCD em Ruy Barbosa virar realidade. 

O título do documentário será: "Ruy Barbosa e o protagonismo pela criação da Universidade Federal da Chapada em seu território - uma luta de 40 anos" 



(Jornalista Junior Queiroz e Professor Jurandi durante gravação do documentário) 

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é morto a tiros no Jardim do Parque, em Ruy Barbosa

Por volta das 21h desta segunda-feira (16), chegou a informação de um homicídio no Bairro Jardim do Parque, na cidade de Ruy Barbosa.  De acordo com relatos extraoficiais, um jovem identificado como Miguel, mais conhecido pelo apelido "Formiga", foi executado com diversos tiros de arma de fogo.  O corpo ficou exposto em via pública até a chegada da Polícia Militar que deve acionar o DPT. A autoria e motivação do crime ainda é desconhecida.  SEQUESTRO Outra situação que aconteceu no mesmo dia foi o sequestro de um Cigano. Confira no link:  https://www.ruybarbosanoticias.com.br/2024/12/cigano-e-sequestrado-em-ruy-barbosa.html Foto Reprodução: Facebook

Autores de homicídios e vídeo com ameaças morrem em confronto com a polícia em Ruy Barbosa

Uma grande movimentação policial marcou a manhã desta quarta-feira em Ruy Barbosa. Policiais Militares da CIA e da CIPE Chapada realizaram operação na cidade na Vila da Dignidade, Rua da Areia, Urbis e Orozobzinho. De acordo com informações apuradas pelo site Ruy Barbosa Notícias, dois elementos morreram em confronto com a polícia. Eles foram socorridos para o hospital, porém foi constatado óbito.  Os indivíduos eram  acusados de diversos crimes na cidade, entre eles os dois últimos homicídios no Manoel Antônio e no Jardim do Parque. Recentemente gravaram vídeos ameaçadores e ostentando armas de fogo e coletes a prova de bala.  Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Ruy Barbosa Notícias (@ruybarbosanoticias)

Cigano sequestrado em Ruy Barbosa é liberado: "pegaram ele enganado"

Na noite desta segunda-feira dia 16, um homem da comunidade Cigana foi sequestrado na Vila Progresso, na cidade de Ruy Barbosa. O episódio ocorreu por volta das 22h após relatos nas redes sociais. A movimentação de ciganos foi intenso durante a noite em busca do sequestrado  Teo Cigano, filho de Caçote. De acordo com informações apuradas pelo Ruy Barbosa Notícias, ele foi levado por homens em um veículo preto. Algumas testemunhas ouviram tiros que foram disparados no intuito de dispersar pessoas que estavam no momento do sequestro. A motivação e os envolvidos não tiveram a identidade divulgada. ATUALIZAÇÃO Informações que circulam nos grupos do WhatsApp apontam que o cigano foi liberado e teria sido pego por engano. Outro assunto que assustou os moradores foi o assassinato de um jovem no Jardim do Parque por volta das 21h. Confira no link:  https://www.ruybarbosanoticias.com.br/2024/12/homem-e-morto-tiros-no-jardim-do-parque.html  

PUBLICIDADE