Pular para o conteúdo principal

PF faz operação contra quadrilha que fraudava benefícios do INSS no Recôncavo baiano

Policiais federais cumprem seis mandados de busca e apreensão em Muritiba, Governador Mangabeira e São Felipe, no Recôncavo, na manhã desta terça-feira (17). A operação, intitulada “Ato Contínuo”, visa desarticular uma organização criminosa que fraudava benefícios previdenciárias/assistenciais.

Segundo a Polícia Federal (PF), os beneficiários eram pessoas fictícias [laranjas], muitas delas tinham RG’s falsos, os quais eram utilizados para obtenção de múltiplos benefícios fraudulentos. Ainda segundo a PF, após a falsificação das cédulas de identidade, o grupo fazia a inscrição do suposto beneficiário no Cadastro de Pessoas Físicas da Receita Federal (CPF).

As inscrições ocorriam sempre em data imediatamente após (em “ato contínuo”) à pessoa fictícia completar 65 anos (idade mínima para obter o benefício assistencial para idosos de baixa renda – BPC LOAS). Em seguida, eles apresentavam o requerimento ao INSS.

A PF informou ainda que, além das fraudes nos benefícios assistenciais para idosos, os acusados apresentavam laudos médicos e exames falsos para obter benefícios assistenciais para portadores de deficiência, em especial, em razão de suposta perda auditiva dos requerentes.

Até o momento, a PF identificou fraudes em cerca de 200 benefícios previdenciários, com prejuízo causado à Previdência Social de mais de R$ 8 milhões. Com a interrupção dos crimes pela PF e pelo Ministério da Previdência Social, o prejuízo evitado supera os R$ 60 milhões.

Cerca de 60 policiais federais participam da operação. Os acusados vão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documento público, uso de documento falso, dentre outros. Caso sejam condenados, eles podem pegar penas que passam de 15 anos de prisão.

Fonte: BN




Postagens mais visitadas deste blog

Homem é encontrado sem vida ao lado de moto na BA-130, em Ruy Barbosa

Na manhã desta segunda-feira (03), um trágico incidente foi registrado na BA-130, rodovia que liga Ruy Barbosa a Macajuba. Um homem, identificado como Nilton mascate, foi encontrado sem vida ao lado de sua motocicleta, próximo da entrada do Poço Longe. Informações coletadas pelo site Ruy Barbosa Notícias indicam que Nilton estava ao lado da moto, que se encontrava após acostamento da rodovia. As circunstâncias que levaram à sua morte ainda são incertas; as autoridades não têm certeza se ele foi vítima de um acidente ou se sofreu algum mal súbito que o fez cair. A Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local para realizar os procedimentos padrões. De acordo com os primeiros relatos, não foram encontradas marcas de frenagem na pista, e a motocicleta não apresentava sinais de colisão. A situação está sendo investigada pelas autoridades competentes, que buscam esclarecer as causas da morte de Nilton mascate.  O corpo de Nilton Mascate está sendo velado na Vila Nova, (na decida pa...

Lombada causa mais um acidente em Ruy Barbosa

Um quebra molas colocada de forma duvidosa na saída para a Vila Nova, em Ruy Barbosa provocou mais um acidente. Dessa vez envolvendo uma moto. De acordo com relato extraoficial, o motociclista, que é de Utinga,  colidiu no fundo de outro veículo ao para na lombada. O acidente da manhã desta segunda-feira (03) é mais um que acontece em meio a polêmica da construção de dois redutores de velocidades em um local aparentemente sem motivos.  A ambulância foi acionada para socorrer o motociclista que foi resgatado com vida do local.

Homem é morto a tiros na casa da namorada; suspeito é ex-marido da mulher

Um homem de 29 anos foi morto a tiros na casa da namorada, na cidade de Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo testemunhas, o autor do crime foi o ex-marido da mulher. O crime aconteceu na madrugada de quarta-feira (29). Igor Ramos da Silva estava com a companheira e algumas amigas dela. Eles se relacionavam há um mês. De acordo com as testemunhas, o ex-marido da mulher invadiu a casa, começou uma discussão e disparou cinco vezes na direção de Igor. A vítima ainda tentou fugir pulando um muro, mas foi atingida. Após o crime, o suspeito fugiu. Segundo a namorada de Igor, ela e o ex-marido tiveram um relacionamento de oito anos, marcado por episódios de violência. O homem não aceitava o fim do casamento, que aconteceu em 2024. "Ele era muito ciumento. Ciumava de todo mundo, ninguém podia chegar, sair, porque ele tinha muito ciúmes. A gente se separou justamente por isso, porque ele me agrediu", contou a mulher, que preferiu não revelar a identidade. A mu...

PUBLICIDADE