Pular para o conteúdo principal

Deputado Otto Filho defende que empresas bilionárias aumentem a contribuição no imposto de renda

Proposta eleva alíquota de 15% para 40% e valerá até dezembro de 2024

O deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA), protocolou, nessa quarta-feira (5 de junho), projeto de lei (3426/23) para aumentar temporariamente a alíquota do Imposto de Renda para empresas de grande porte, tributadas pelo lucro real. 

O PL eleva a alíquota do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) de 15% para 40%, e vale para empresas de grande porte - que apresentem receita bruta anual a partir de R$1 bilhão. Caso seja aprovada, a proposta valerá até dezembro de 2024.

“A interrupção das atividades na pandemia provocou a desaceleração da economia. Esse período pós-covid tem afetado a população de maneira assimétrica, pois enquanto grandes empresas têm enormes lucros, pequenas empresas apresentam sérias dificuldades de caixa, elevando o desemprego”, explica o deputado Otto Alencar Filho. 

De acordo com o parlamentar, o projeto vai ajudar na retomada da economia e no equilíbrio das contas públicas. A proposta estabelece que os pagamentos podem ser feitos entre 60 e 120 prestações mensais, corrigidas pela taxa Selic. 

“Além de não onerar demasiadamente os contribuintes, o projeto abre a possibilidade para que os efeitos de médio e longo prazo da crise sejam mitigados pelo fluxo de caixa esperado”, finaliza. 

O benefício será compartilhado por Estados, Municípios e Distrito Federal por meio do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios. O projeto de lei segue para designação das comissões pela Câmara dos Deputados. 

Link para acessar o projeto: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=2297211&filename=PL%203426/2023

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor morre em ataque contra ex-mototaxista em Ruy Barbosa

Uma tragédia chocou a população na noite deste domingo (12). Por volta das 19h, dois homens foram baleados no bairro Jardim do Cedro, na cidade de Ruy Barbosa. De acordo com informações apuradas pelo site Ruy Barbosa Notícias, o ex-mototáxi Rodrigo Silva de Jesus, conhecido como "Diguinho" e o Pastor Arnô Santiago foram mortos a tiros de arma de fogo. As vítimas foram baleadas do lado da escola Brasil Ramos. O ex-mototaxista Diguinho foi baleado e tentou fugir. O Pastor Arnô estava indo para igreja a pé com sua família, passou no momento dos tiros e acabou sendo atingido. Ele chegou a ser socorrido, porém não resistiu aos ferimentos e faleceu.  Rodrigo, conhecido como "Diguinho", além de ex-motataxi, é ex-funcionário da Câmara de Vereadores e iria começar a trabalhar na escola Brasil Ramos. A Igreja Batista Missionária Água Viva publicou uma nota de pesar pelo falecimento do Pastor Arnô, o qual já tinha planos para se casar. Ainda não temos informações da autoria do...

Mulher é baleada em residência no Bairro Vila Operária em Ruy Barbosa

Na manhã deste sábado, por volta das 11h30, um episódio de violência abalou a tranquilidade do Bairro Vila Operária, em Ruy Barbosa. Uma mulher foi baleada em sua residência, resultando em dois tiros.  De acordo com informações apuradas pelo site Ruy Barbosa Notícias, a vítima foi  socorrida e levada para o hospital local. Felizmente, ela não corre risco de morte. Os disparos foram efetuados por dois homens armados que estavam em uma moto, mas até o momento, a identidade tanto da vítima quanto dos suspeitos não foi divulgada.  A Polícia Militar esteve no local e as demais  autoridades estão investigando o caso para entender as circunstâncias que levaram a este ato violento.

Acidente levanta discussão sobre necessidade da implantação de uma Base de Bombeiros Civis em Ruy Barbosa

Um acidente ocorrido por volta das 17h40min desta quinta-feira (09), na entrada do Bairro Tapiraipe, na via que dá acesso ao asfalto, deixou a comunidade preocupada e trouxe à tona a necessidade de um sistema de atendimento mais ágil em situações de emergência. De acordo com relatos, um motociclista que tentava sair da rodovia e entrar na rua colidiu com outra moto. Na ocasião, a vítima estava acompanhada por mais duas pessoas. Após o acidente, uma ambulância local foi acionada para prestar socorro, porém de acordo com pessoas que estavam no local, demorou cerca de 30 minutos para chegar. Um Bombeiro Civil que passava pelo local no momento do acidente presenciou a cena e fez uma reflexão sobre a situação. “É alarmante ver o quanto a demora no atendimento pode agravar as condições da vítima. Isso reforça a importância de termos um grupo de Bombeiros Civis na cidade, que possa realizar atendimentos rápidos e eficazes em emergências”, comentou. A vítima do acidente, conhecida como "P...

PUBLICIDADE