O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) inicia, nesta quarta-feira (1°), homenagens ao advogado, político, escritor, jornalista e diplomata Ruy Barbosa, com a celebração do centenário da sua morte.
Autoridades dos três Poderes, além de civis e militares, estarão reunidos no Fórum Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré, em Salvador, para a colocação de flores na cripta, onde estão os restos mortais do jurista e da esposa dele, Maria Augusta.
A cerimônia acontecerá a partir das 20h e, na ocasião, será outorgada a Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa ao Professor Edvaldo Brito.
Dando continuidade às comemorações, nos dias 9 e 10 de março, o TJ-BA realizará o Seminário “Ruy Barbosa, do Império à República, uma vida dedicada à Nação”. Serão dois dias de exposições, com 11 temas.
O evento, que acontecerá no Auditório Desembargadora Olny Silva, no edifício-sede do TJ-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), está com inscrições abertas para o público interno e externo. O acesso é gratuito e os estudantes receberão certificados.
A abertura caberá ao Presidente do TJ-BA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, e a palestra de encerramento será proferida pela Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), destacando a importância da Democracia e da República.
Especialistas e pesquisadores sobre a vida de Ruy discorrerão sobre as diversas facetas do Jurista baiano e seus principais feitos. Também ocorrerá o lançamento da terceira edição do livro ‘Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa’.
O Seminário será promovido pela Comissão Organizadora do Centenário da Morte de Ruy Barbosa, presidida pelo Desembargador Lidivaldo Reaiche.
No Fórum Ruy Barbosa, que tem preservadas as características originais de 1949, data da inauguração, os visitantes poderão acompanhar a sua linha do tempo, e, no Memorial Gérson Pereira dos Santos, conhecer documentos e pertences do homenageado.
Fonte: G1 Bahia