A tradição das “Caretas” é passada de geração em geração e se faz presente no Distrito do Paraíso e, em especial, no histórico Distrito Morro das Flores. Os participantes deste festival carnavalesco saem nas ruas fantasiados, tendo como protagonistas, o cão e a alma. O cão vai ao encontro das pessoas para sujá-las e o anjo, para protegê-las das "armadilhas" do cão. Na terça-feira de carnaval, por volta das 18:00h, o pessoal costuma se reunir para apreciar o festival do cão e da alma que batalham durante o espetáculo final.
Mas como surgiu a tradição dos Caretas? A prática foi trazida ao Brasil pelos portugueses a partir de 1500 e ganhou novos formatos a partir da cultura local. Não se sabe ao certo quando tal tradição chegou ao nosso município, mas temos uma variação dela em solo ruy-barbosense. De acordo com os mais velhos, as caretas são uma espécie de alma, no entanto, as caretas também ajudam o cão e a alma protege as caretas.
O objetivo principal ligado a tradição das Caretas é a diversão do povo, sem distinção de idades, todos são bem-vindos a participar do rito. As máscaras, luvas e perucas utilizadas pelas pessoas que participam desse evento carnavalesco possuem um papel importante nessa história, já que são usadas com o objetivo de ninguém saber quem é quem. As caretas assustam alguns, já outros acham engraçado e até brincam com as crianças. Os idosos adoram, estão sempre na brincadeira!
Fonte: Prefeitura de Ruy Barbosa