Pular para o conteúdo principal

Manifestantes invadem Congresso, Planalto e STF

Manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro inconformados com o resultado das eleições invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). A invasão começou após a barreira formada por policiais militares na Esplanada dos Ministério, que estava fechada, ter sido rompida. 

O Congresso Nacional foi o primeiro a ser invadido, com os manifestantes ocupando a rampa e soltando foguetes. Depois eles quebraram vidro do Salão Negro do Congresso e danificaram o plenário da Casa. 


Após a depredação no Congresso, eles invadiram o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). No STF, quebraram vidros e móveis.


As imagens mostram que o efetivo de policiais militares que estava nas proximidades do Congresso Nacional usou sprays de pimenta em uma tentativa sem sucesso de conter os manifestantes que entoavam palavras de ordem golpistas.


Via redes sociais, o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que "essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer". Ele acrescentou ter ouvido do governo do Distrito Federal que o efetivo seria reforçado. "As forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça", escreveu o ministro.


Ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro e atual secretário de Segurança Pública do Governo do Distrito Federal, Anderson Torres, que se encontra nos Estados Unidos, disse, via Twitter, ter determinado ao setor de operações "providências imediatas para o restabelecimento da ordem no centro de Brasília".


O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, disse nas redes sociais, que tem certeza que a maioria dos brasileiros quer união e paz para que o Brasil siga em frente. “Essa manifestação é de uma minoria golpista que não aceita o resultado da eleição e que prega a violência. Uma minoria violenta, que vai  ser tratada com o rigor da lei”.


Presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco disse repudiar "veementemente esses atos antidemocráticos", que, segundo ele, deverão "sofrer o rigor da lei com urgência". A Polícia Legislativa também está no local, na tentativa de conter a invasão.


"Conversei há pouco, por telefone, com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, com quem venho mantendo contato permanente. O governador me informou que está concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação", disse Pacheco.


O presidente da Câmara publicou nas redes sociais que o Congresso Social jamais negou "voz a quem queira se manifestar pacificamente". "Mas nunca dará espaço para a baderna, a destruição e vandalismo." Na postagem, Lira diz que os responsáveis que "romoveram e acorbetaram esse ataque à democracia brasileira e aos seus principais símbolos devem ser identificados e punidos na forma da lei".


"A democracia pressupõe alternância de poder, divergências de pontos de vista, mas não admite as cenas deprimentes que o Brasil é supreendido nesse momento. Agiremos com rigor para preservar a liberdade, a democracia e o respeito à Constituição", escreveu Lira.

Fonte: Agencia Brasil

© Marcelo Camargo/Agência Brasil


Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE: O julgamento do processo de registro de candidatura de Bonifácio deve acontecer hoje

O julgamento do processo de registro de candidatura de Bonifácio foi incluído em pauta e deve ser julgado hoje, dia 14/10/2024 às 14:01:00 Sala de Sessões 1, no Tribunal Regional Eleitoral. Nosso site vai acompanhar para tentar retransmitir ao vivo em nosso canal no youtube: Inscreva-se https://www.youtube.com/@ruybarbosanoticias José Bonifácio Marques Dourado (MDB) recebeu maioria dos votos na urna nas eleições municipais para prefeito em Ruy Barbosa, no domingo, dia 06 de outubro de 2024. Com 55,06 % e 9.999 mil votos, Bonifácio desbanca os três candidatos ao cargo. Marivaldo (PSD) teve 7. 586, 41,77 % dos votos. Com isso, Bonifácio tem maioria dos votos na urna, no entanto esbarra em questões jurídicas de elegibilidade. O candidato vencedor aguarda recurso direcionado ao Tribunal Regional Federal (TRE/BA). Caso haja novo recurso, este será julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE/BA) Caso consiga decisão favorável, Bonifácio tomará posse dia 1º de janeiro de 2025 e vai administ

Viatura da Polícia Militar de Lajedinho capota em rodovia. ASSISTA VÍDEO;

Na tarde desta quarta-feira dia 16, o site Ruy Barbosa Notícias recebeu informações extraoficiais que a viatura da Polícia Militar de Lajedinho capotou na BA-131, enquanto seguia para a cidade de Itaberaba.  De acordo com relatos, não teve vítima fatal. Confira o vídeo gravado por internautas ao final desta reportagem. Em breve mais detalhes...

Novo Concurso Público em Ruy Barbosa com 70 vagas deve acontecer no Dia 1º de Dezembro

O prefeito de Ruy Barbosa, Cláudio Serrada, anunciou a abertura de um novo concurso público, previsto para ocorrer no dia 01 de  dezembro. Este será o terceiro concurso realizado durante sua gestão, reforçando o compromisso com a criação de oportunidades e a valorização da educação no município. No total, serão oferecidas 70 vagas, das quais 50 são destinadas a professores e 20 a auxiliares administrativos. “Estamos comprometidos em fortalecer nossa rede de educação e proporcionar novas oportunidades de emprego para a população de Ruy Barbosa”, declarou o prefeito Cláudio Serrada. As inscrições e informações detalhadas sobre o processo seletivo serão divulgadas em breve, dando aos candidatos a oportunidade de se prepararem para o concurso. A iniciativa é vista como um passo importante para a melhoria dos serviços educacionais e a criação de empregos no município. Este anúncio ressalta o foco da gestão de Serrada em promover o desenvolvimento de Ruy Barbosa e melhorar as condições de tr

PUBLICIDADE