Uma mulher entrou em contato com nosso site para relatar que foi atacada por cães que ficam aos arredores da Praça Santa Tereza, no Centro de Ruy Barbosa. O fato ocorreu na noite desta segunda-feira (21). A mulher relata que foi atacada por diversos cachorros de rua e no momento não pôde pedir ajuda a ninguém.
A vitima foi orientada a procurar o Centro de Zoonoses para notificar o caso, porém foi informada que não é de responsabilidade da prefeitura, onde iam acionar uma ONG. A mulher foi ao posto de saúde e tomou algumas doses de vacina e contou que estar impossibilitada de transitar pelas praças, que é seu trajeto diário.
Não é a primeira vez que os moradores se queixam dessa situação, diversos animais ficam nas ruas e principalmente na praça da Igreja Matriz correndo atrás de pessoas, motos e carros. De acordo com relatos, muitos desses animais são abandonados pelos donos.
Nota Informativa
O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Artur Francelino informa a toda a população que o Centro de Zoonoses Judson Marques tem autorização do Conselho Federal de Medicina Veterinária para executar apenas os serviços de Castração de cães e gatos e do Programa de Controle da Leishmaniose Visceral (calazar).
Ele cita ainda que "O Código Civil em seu art. 936 descreve a responsabilidade que os proprietários têm pelos danos e prejuízos causados por seus animais e a Lei 9.605/98 instituiu pena de reclusão de 02 à 05 anos para proprietários que abandonarem cães ou gatos". Portanto, as pessoas devem procurar o Ministério Público para que tome as providências, conforme determina a Legislação, finalizou o Secretário.