Pular para o conteúdo principal

Governo do Estado divulga lista de professores que vão receber precatório do Fundef

O Governo da Bahia publicou, na edição deste domingo (25) do Diário Oficial do Estado (DOE), uma lista com os nomes dos professores que vão receber o pagamento do precatório judicial do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef).

VEJA LISTA NO LINK AQUI

O decreto que regulamenta o pagamento do precatório judicial do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef) foi divulgado na última sexta-feira e prevê que, até 30 de setembro, profissionais do magistério vão receber 90% do total a que têm direito. Os valores correspondentes aos 10% restantes serão pagos em até 90 dias.

O documento publicado neste domingo indica os servidores ativos e inativos que já integram a folha de pagamento do Estado, e a relação dos que estão habilitados a receber os valores do precatório, mas não integram a folha.

Já os que não estão na folha de pagamento devem realizar, no prazo de 30 dias a partir da publicação da lista no Diário, atendimento na Rede SAC, na capital ou no interior, para fazer o recadastramento e apresentar dados pessoais e bancários, a fim de viabilizar o recebimento do crédito.

O atendimento dos educadores na Rede SAC acontecerá de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade, através de senhas distribuídas diariamente. O atendimento poderá ser agendado ou não, a depender do posto escolhido. Todos devem apresentar os seguintes documentos: identificação com foto, comprovante de endereço e comprovante de conta bancária de titularidade do requerente.

Os profissionais que têm direito aos valores do precatório e que, não tiveram nome na lista publicada têm também o prazo de 30 dias, a partir da publicação no Diário Oficial, para solicitar a inclusão. Eles podem também, no mesmo período, encaminhar requerimentos para alteração da jornada de trabalho ou do período de efetivo exercício indicados na lista publicada.

Logo após o término do prazo de apresentação dos requerimentos, será realizado, no prazo de até 60 dias, o julgamento deles. Em seguida, uma lista atualizada com o resultado dos julgamentos será publicada no Diário Oficial, assim como será efetuado o pagamento do valor residual do precatório (10% restantes).

Este valor residual, conforme o governo, corresponde a possíveis ajustes em função de eventual alteração na base de rateio ou de equívoco identificado na antecipação do pagamento.

Quem tem direito

De acordo com a lei estadual sancionada na quarta-feira (21), os educadores vão receber 80% do montante ressarcido pela União ao Estado da Bahia referente ao Fundef.

A verba será distribuída de acordo com o período de efetivo exercício de cada profissional do magistério da educação básica habilitado a receber, expresso em meses, com identificação dos períodos em que esteve submetido às jornadas de 20 e/ou 40 horas semanais.

Têm direito de receber os precatórios:

Professores, coordenadores pedagógicos, diretores, vice-diretores e secretários escolares que ocuparam cargo público ou estavam em emprego público, em efetivo exercício na educação básica da rede pública de ensino do Estado, no período de janeiro de 1998 a dezembro de 2006.

Também serão contemplados aqueles que ocupavam cargos comissionados do quadro do Magistério e professores contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), que atuavam na educação básica pública, no mesmo período (janeiro de 1998 a dezembro de 2006).

Estão incluídos servidores que estão na ativa, inativos, além de herdeiros daqueles profissionais da educação básica que se enquadram nos mesmos critérios.

Os precatórios são oriundos de julgamento judicial, no qual a União foi condenada a pagar a complementação das verbas do Fundef, que deixaram de ser repassadas pelo governo federal para estados e municípios, entre 1998 e 2006, por causa de um erro de cálculo.

G1/Bahia



Postagens mais visitadas deste blog

Jovem natural de Ruy Barbosa é morta em Rio Verde/GO; Família pede ajuda para trazer corpo

Carolina da Silva Lima, de 23 anos, que havia sido atacada durante uma briga envolvendo vários moradores ocorrido na madrugada de sábado (23), no Bairro Popular, em Rio Verde-GO, não resistiu aos ferimentos e faleceu na manhã deste sábado no Hospital Municipal Universitário (HMU), conforme apuração do Jornal Somos. A vítima chegou a ser  socorrida com ferimentos graves e imediatamente encaminhada à unidade de saúde. Segundo o hospital, ela deu entrada com lesões no tórax e abdômen, incluindo danos significativos a órgãos internos. A paciente passou por cirurgia, mas infelizmente não resistiu. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil. O corpo de Carolina foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e a família, que é de Ruy Barbosa, busca ajuda para trazer o corpo de Carolina. Ela é filha de Rita, que mora no Jardim do Cedro. Nosso site conversou com seu esposo, que está em contato com o marido de Carolina em Rio Verde. A luta agora é para trazer o corpo da jovem. O sr. Carl

Jovem natural de Ruy Barbosa que estava desaparecido é encontrado sem vida em Anguera

Na manhã desta quinta-feira (21), moradores da cidade de Anguera/BA se depararam com uma cena trágica: um corpo boiando nas águas da lagoa da Fonte Nova. A vítima foi identificada como Wanderson de Jesus Souza, de 26 anos, morador de Feira de Santana, porém natural do Morro das Flores, município de Ruy Barbosa. Segundo informações preliminares do site AN Portal de Notícia s, Wanderson esteve presente no evento de comemoração do aniversário da cidade, realizado no Estádio Zelitão, na noite da última terça-feira, 19.  Após se dirigir ao banheiro, ele não foi mais visto, o que levantou a preocupação de familiares e amigos. Diante do desaparecimento, os parentes solicitarem a ajuda do AN Portal de Notícias para espalhar a informação e registrar a busca pelo jovem. A notícia do corpo encontrado pegou a comunidade de surpresa. Populares que avistaram a parte do corpo imediatamente alertaram as autoridades. A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionados e chegaram a

TSE define calendário com datas para eleições suplementares em 2025

TRE/BA tem 12 opções de datas disponíveis para definir eleições  em Ruy Barbosa A Portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 842 , de 2024, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (21), estabelece as datas para a realização de eleições suplementares de 2025. Os tribunais regionais eleitorais (TREs), respeitando o cronograma definido pelo TSE, convocarão os novos pleitos e aprovarão as respectivas instruções sobre essas eleições. O calendário definido no documento traz as seguintes datas: I - 12 de janeiro; II - 2 de fevereiro; III - 9 de março; IV - 6 de abril; V - 4 de maio; VI - 8 de junho; VII - 6 de julho; VIII - 3 de agosto; IX - 14 de setembro; X - 5 de outubro; XI - 9 de novembro; XII - 7 de dezembro. EM RUY BARBOSA Nosso site conversou com alguns advogados que explicou: O Tribunal Regional Eleitoral - TRE/BA escolherá uma dessas datas para realizar a eleição suplementar na cidade de Ruy Barbosa. Essa decisão ainda não foi tomada. Na política loc

PUBLICIDADE