Pular para o conteúdo principal

I Feira de Artesanato de Utinga acontecerá no dia 7 de maio

No dia 7 de maio acontece a primeira edição da Feira de Artesanato de Utinga, cidade localizada na região da Chapada Diamantina, rica por sua diversidade cultural e produção artesanal. Das 7h às 23h, o público poderá conferir na Praça Antônio Muniz uma diversidade de obras que vão desde cestarias, trançados, esculturas, pinturas, objetos em cerâmica, madeira, crochê e fuxico, até comidas e bebidas produzidas artesanalmente, como doces, sequilhos e a famosa cachaça Cabeceira do Rio. 

A feira é idealizada e coordenada pela artesã e agitadora cultural, Urânia Viana, e organizada em conjunto com a comunidade de artesãos locais, com apoio de associações, sindicatos, poderes públicos e privados. As obras que serão apresentadas nas feiras e a programação podem ser acompanhadas através do instagram @arteemtracos.

Reunindo obras de mais de 50 artistas da cidade, a feira vem destacar a produção artesanal feita com matérias-primas vindas da agricultura familiar local, como a fibra da bananeira - que tem produção expressiva em Utinga e da qual também dá origem aos doces de banana -, a palha do licuri, o cipó e sementes diversas, além de ressaltar a pluralidade cultural e artística proveniente dos povos originários que compõem a cidade, entre eles os indígenas Payayás, que expressam suas tradições ancestrais através do artesanato e da produção artesanal de bebidas como a cachaça,  as cervejas de jambu, licuri e cambuí. 

A cidade, que por 25 anos contou com a Semana de Arte e Cultura em sua programação de eventos anuais, já esteve em evidência como espaço de efervescência cultural na região da Chapada. De acordo com Urânia Viana, a feira surge como um movimento de resgate e estímulo aos artistas da terra, assim como uma iniciativa que visa fomentar o mercado cultural e turístico do município. 

“Além das exposições, teremos apresentações de música e dança com artistas utinguenses. Queremos mostrar a grandeza e riqueza cultural que existe dentro de uma cidade de 19 mil habitantes, além de incentivar a geração de renda para os artesãos locais”, afirma a coordenadora da feira. 

Urânia também ressalta o valor histórico da cidade no evento. "A praça será ornamentada com uma casinha, venda e igreja, feitos de taipa e palha, em referência às primeiras casas que povoaram a cidade de Utinga, que recebeu o primeiro nome de Palha. A região era pouso dos tropeiros que viajavam pela rota da estrada real, que passa pelo Riachão de Utinga." 




Postagens mais visitadas deste blog

Nomes das vítimas do acidente fatal envolvendo família de Ruy Barbosa são divulgados

O grave acidente que ocorreu no final da tarde deste domingo na BR 242, próximo à localidade do Zuca, deixou um saldo triste de 11 mortes. Cinco pessoas  sobreviveram.  A colisão frontal envolveu uma van que transportava membros de uma mesma família e uma carreta de soja.  As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que buscam entender as causas da colisão. Morreram da mesma família: Flávio Silva Boaventura, Franciele Boaventura, Enoi Silva Boaventura, Ana Lucia Rocha de Oliveira, Samuel Oliveira, Isael Oliveira, Eloisa Boaventura Dias e Luciene Boaventura de Oliveira. Romário e Vitor namoravam com integrantes da família, estavam na van e também faleceram. Na manhã desta segunda-feira (31), foi confirmado o falecimento de mais uma vítima, a criança Sofia.  Sobreviveram três pessoas da Van, além do motorista da Carreta. O velório deve acontecer coletivamente, em um local ainda a confirmar. Tudo indica que será no Ginásio Polie...

Tragédia em Ruy Barbosa: Colisão entre van e carreta resulta em mortes e feridos da mesma família

Um grave acidente ocorrido no final da tarde deste domingo na BR 242, próximo à localidade do Zuca, deixou um saldo triste de 10 mortes e quatro sobreviventes. A colisão frontal envolveu uma van que transportava membros de uma mesma família e uma carreta. A informação foi confirmada pelo jornalista Sandro Lima, da Rádio Esperança FM. A van, que levava 14 pessoas no total, incluindo o motorista , colidiu violentamente com uma carreta. A tragédia chocou a comunidade local e mobilizou equipes de resgate, que atuaram rapidamente no local do acidente. Não recebemos informações do motorista da carreta. Infelizmente, as autoridades confirmaram oficialmente que 10 pessoas perderam a vida devido ao impacto. Os quatro sobreviventes foram encaminhados para hospitais da região, onde recebem atendimento médico. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que buscam entender as causas da colisão. Em breve mais informações… Confira vídeos em nosso canal no Wh...

Após mudança de horário, vítimas da tragédia na BR-242 começam a ser enterradas

Os corpos das vítimas do trágico acidente na BR 242 chegaram à cidade por volta das 21h desta segunda-feira. A comunidade se reuniu para um velório coletivo no ginásio de esportes de Ruy Barbosa, onde familiares e amigos prestaram suas últimas homenagens. No entanto, por volta da meia-noite desta terça-feira, os corpos precisaram ser deslocados com urgência para a capela do Novo Cemitério Bosque da Paz. O motivo foi o surgimento de problemas de decomposição, que provocaram um forte odor. Como resultado, a cerimônia foi interrompida. Os sepultamentos, inicialmente previstos para começar às 9h da manhã, tiveram que ser antecipados devido à situação. A nova previsão era para as 6h da manhã, mas os sepultamentos efetivamente começaram por volta das 4h45 e continuam até o momento. A tragédia que abalou a cidade deixou um sentimento profundo de dor e solidariedade entre os moradores. A comunidade se une em luto pelas vidas perdidas e oferece apoio às famílias afetadas neste momento difícil. ...

PUBLICIDADE