Pular para o conteúdo principal

Psicóloga dá dicas para aliviar o estresse na véspera do Enem

 O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) movimenta milhares de jovens por todo o Brasil e traz consigo uma dose de ansiedade e estresse nos dias que antecedem a prova. O ingresso no ensino superior, a escolha de uma profissão e a despedida da comunidade escolar que o acompanhou nos últimos anos, aliado aos dramas e conflitos da adolescência, trazem um turbilhão de emoções que podem prejudicar os estudantes no momento da prova. Por isso, a psicóloga da Escola Eleva, Lais Fontenelle, listou 6 dicas para aliviar o estresse na véspera do Enem.


1 - Organize-se para o dia do Exame

O estresse da véspera do exame faz com que muitos alunos esqueçam aquilo é que imprescindível para a realização do exame: chegar no local no horário certo e com o material necessário. Por isso, é fundamental que o estudante organize com antecedência as canetas que vai levar para o exame, procure saber o caminho a ser percorrido até o local da prova e o tempo necessário para percorrê-lo com calma e antevendo possíveis problemas no deslocamento. Além de separar uma garrafa de água e um lanche ou barrinha de cereal para comer, caso sinta fome durante o exame.

2 - Relaxe ao lado de familiares e amigos

O apoio de familiares e amigos nos momentos que antecedem ao exame é fundamental. Muitos familiares não sabem como fazer isso e acreditam que cobrar uma rotina intensa de estudos seja a melhor forma de prepará-los para o exame. Lembre-se que preparação aconteceu ao longo dos 3 últimos anos, portanto a véspera não resolverá pendências. É preciso reconhecer a necessidade de pausas, momentos de lazer e relaxamento, conversar sobre outros assuntos e realizar atividades em família e com amigos que fujam do tema ‘Enem’, ajudando a aliviar um pouco o estresse no período pré-exame.

3 - Identifique momentos de estresse e separe momentos de escape emocional

É fundamental a identificação de momentos de ansiedade, estresse e esgotamento. Isso mostra a necessidade de pausa e o estudante deve buscar um escape emocional. Passeios, exercícios físicos, idas ao cinema, bate-papo com amigos ou qualquer outra atividade prazerosa pode contribuir positivamente para a saúde emocional do vestibulando, evitando o seu esgotamento mental.

4 - Durma, alimente-se bem e beba água

Alimentar-se bem, dormir o mínimo de horas recomendadas e beber água nos dias que antecedem a prova e na data do exame é importante para que o estudante esteja em boas condições de saúde. Longos períodos de hidratação e alimentação inadequadas podem baixar a imunidade do aluno, desencadeando não só reações físicas, mas também afetando sua confiança no dia do exame.

5 - Foque na prova e esqueça os concorrentes

No dia da prova é importante focar no exame e fazer o seu melhor. O desempenho dos concorrentes ou o tempo que eles levaram para terminar a prova deve ser indiferente. Isso não é uma corrida. A comparação de desempenho nesse momento pode afetar a confiança do vestibulando e desconcentrá-lo. Os alunos devem focar na prova e no tempo estabelecido para a entrega das respostas, evitando comparações com os demais vestibulandos.

6 - Respire fundo, concentre-se e medite!

Chegou o momento tão esperado: a hora da prova e é normal que o estudante sinta algum tipo de ansiedade. Já pensou em driblar o nervosismo no dia da prova com técnicas de meditação? No dia do exame, logo que acordar, experimente meditar por alguns minutos, concentrando-se na respiração. Meditar ajuda na oxigenação do cérebro e na manutenção da concentração.

Postagens mais visitadas deste blog

Formatura Histórica: Formandos de Ruy Barbosa conquistam o sonho de ser Soldados da Polícia Militar

SD PM LEITE, SD PM MENDES, SD PM SILVA, SD PM BORGES, SD PM WANDERSON, SD PM DE JESUS Na tarde do dia 20 de dezembro de 2024, aconteceu, no 11° BPM, a solenidade de formatura do Curso de Formação de Soldados 2023.2. A cerimônia foi presidida pelo Cel PM Marcelo Queiroz de Souza Pinto, Comandante de Policiamento da Região da Chapada, e contou com a participação do Ten Cel PM Jamerson, Comandante do 11° BPM, além de Oficiais e Praças da região, autoridades locais e familiares dos formandos. Uma formatura histórica para a cidade de Ruy Barbosa, onde nosso município foi representado com a formação de seis novos Soldados da Polícia Militar nesta turma. Foram eles: SD PM LEITE, SD PM MENDES, SD PM SILVA, SD PM BORGES, SD PM WANDERSON, SD PM DE JESUS O evento marcou a formatura de 55(cinquenta e cinco) novos Soldados da PMBA, que realizaram o Curso de Formação no Núcleo de Formação do 11° BPM, sob Coordenação do Cap PM Adriano, instrutor chefe do Núcleo Temporário de Ensino. Na oportunida...

Acidente entre carro e caminhonete deixa dois mortos e dois feridos na BR-116

Um acidente entre um carro e uma caminhonete deixou dois mortos e dois feridos na BR-116, no trecho da cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, na noite de terça-feira (24). Os veículos pegaram fogo após a batida. Segundo o policial rodoviário federal Raimundo Alves, o carro de passeio teria invadido a pista contrária e bateu de frente com a caminhonete. "A caminhonete seguia para Vitória da Conquista e o carro estava no sentido Cândido Sales. O carro invadiu a faixa contrária e colidiu de frente com a caminhonete. Os ocupantes do carro ficaram carbonizados e os da caminhonete tiveram lesões leves", explicou. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para fazer a perícia do local e a remoção dos corpos, que foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. Ainda não há informações sobre a identidade das vítimas, nem do sepultamento. Fonte: G1 Bahia

AAPV abre vaga de emprego em Ruy Barbosa com salário inicial de R$ 2.960,00

A Associação de Agricultores da Pecuária Velha (AAPV) está com inscrições abertas para o cargo de Agente de Negócios. A oportunidade é voltada para profissionais com nível médio técnico ou superior e oferece um salário inicial bruto de R$ 2.960,00. As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de janeiro de 2025, e os interessados devem enviar o currículo para o e-mail aapvruypiscicultura@hotmail.com. O telefone para contato é (75) 9 9935-4224. De acordo com o edital, divulgado pela AAPV, as vagas são para a sede da associação, localizada na R. do Açude, S/Nº, Vila Nova, em Ruy Barbosa - Bahia.

PUBLICIDADE