Pular para o conteúdo principal

Psicóloga dá dicas para aliviar o estresse na véspera do Enem

 O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) movimenta milhares de jovens por todo o Brasil e traz consigo uma dose de ansiedade e estresse nos dias que antecedem a prova. O ingresso no ensino superior, a escolha de uma profissão e a despedida da comunidade escolar que o acompanhou nos últimos anos, aliado aos dramas e conflitos da adolescência, trazem um turbilhão de emoções que podem prejudicar os estudantes no momento da prova. Por isso, a psicóloga da Escola Eleva, Lais Fontenelle, listou 6 dicas para aliviar o estresse na véspera do Enem.


1 - Organize-se para o dia do Exame

O estresse da véspera do exame faz com que muitos alunos esqueçam aquilo é que imprescindível para a realização do exame: chegar no local no horário certo e com o material necessário. Por isso, é fundamental que o estudante organize com antecedência as canetas que vai levar para o exame, procure saber o caminho a ser percorrido até o local da prova e o tempo necessário para percorrê-lo com calma e antevendo possíveis problemas no deslocamento. Além de separar uma garrafa de água e um lanche ou barrinha de cereal para comer, caso sinta fome durante o exame.

2 - Relaxe ao lado de familiares e amigos

O apoio de familiares e amigos nos momentos que antecedem ao exame é fundamental. Muitos familiares não sabem como fazer isso e acreditam que cobrar uma rotina intensa de estudos seja a melhor forma de prepará-los para o exame. Lembre-se que preparação aconteceu ao longo dos 3 últimos anos, portanto a véspera não resolverá pendências. É preciso reconhecer a necessidade de pausas, momentos de lazer e relaxamento, conversar sobre outros assuntos e realizar atividades em família e com amigos que fujam do tema ‘Enem’, ajudando a aliviar um pouco o estresse no período pré-exame.

3 - Identifique momentos de estresse e separe momentos de escape emocional

É fundamental a identificação de momentos de ansiedade, estresse e esgotamento. Isso mostra a necessidade de pausa e o estudante deve buscar um escape emocional. Passeios, exercícios físicos, idas ao cinema, bate-papo com amigos ou qualquer outra atividade prazerosa pode contribuir positivamente para a saúde emocional do vestibulando, evitando o seu esgotamento mental.

4 - Durma, alimente-se bem e beba água

Alimentar-se bem, dormir o mínimo de horas recomendadas e beber água nos dias que antecedem a prova e na data do exame é importante para que o estudante esteja em boas condições de saúde. Longos períodos de hidratação e alimentação inadequadas podem baixar a imunidade do aluno, desencadeando não só reações físicas, mas também afetando sua confiança no dia do exame.

5 - Foque na prova e esqueça os concorrentes

No dia da prova é importante focar no exame e fazer o seu melhor. O desempenho dos concorrentes ou o tempo que eles levaram para terminar a prova deve ser indiferente. Isso não é uma corrida. A comparação de desempenho nesse momento pode afetar a confiança do vestibulando e desconcentrá-lo. Os alunos devem focar na prova e no tempo estabelecido para a entrega das respostas, evitando comparações com os demais vestibulandos.

6 - Respire fundo, concentre-se e medite!

Chegou o momento tão esperado: a hora da prova e é normal que o estudante sinta algum tipo de ansiedade. Já pensou em driblar o nervosismo no dia da prova com técnicas de meditação? No dia do exame, logo que acordar, experimente meditar por alguns minutos, concentrando-se na respiração. Meditar ajuda na oxigenação do cérebro e na manutenção da concentração.

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem do Senador Otto Alencar ao povo rui-barbosense

Meus estimados conterrâneos, Em uma sucessão sem vitória, por mais que se apontem erros e equívocos, nunca se deve apontar culpados. Nesses anos de atividade política, dei o melhor do meu compromisso e trabalho. Em todo tempo, honrei o voto do meu povo no principal quesito: a honra, dignidade e honestidade. Após todo esse tempo, não tenho contra mim nenhuma denúncia do Ministério Público e não respondo a nenhum processo. Com consciência tranquila, cumpri meu dever e minha missão. Quero agradecer a todos que nos acompanharam: os vereadores, o prefeito interino Ney Dias, a querida vice Beninha e, acima de tudo, ao George, um médico dedicado e cidadão cuja coragem e amor ao nosso povo honraram meu voto. Fica a nossa marca de trabalho e realizações por Ruy Barbosa. Na minha vida, nunca guardei ou me escravizei aos sentimentos negativos do ódio, ressentimentos ou mágoas. Seguirei cumprindo o que é da minha responsabilidade em Brasília pela Bahia. Um novo governo municipal será empossado com...

Jovem é encontrado sem vida no povoado do Zuca

Na noite desta quarta-feira dia 09, por volta das 23:20, a Polícia Militar esteve no povoado do Zuca, município de Boa Vista da Tupim, após denúncia de um suposto suicídio. Um jovem de 17 anos identificado como Cleverson Oliveira dos Santos, foi encontrado sem vida e com disparado de arma de fogo tipo espingarda de fabricação caseira dentro de uma residência. Ainda de acordo com informações, os vizinhos ouviram o barulho de disparado de arma de fogo na residência da vítima. A principal suspeita que Cleverson teria tirado a própria vida por causa de problemas familiares. Por volta das 1h50min, os peritos periciaram o local e em seguida removeu o corpo até o DPT de Itaberaba.  Foto: Instagram Zuca Notícias

"Zé Louco" morre em confronto com a polícia na zona rural de Lajedinho

A madrugada desta sexta-feira foi marcada por uma intensa operação policial na zona rural de Lajedinho. Por volta das 5h, uma guarnição do 3º Pelotão da Polícia Militar de Lajedinho, em patrulhamento de rotina, recebeu denúncias  sobre movimentações suspeitas em uma residência próxima à BR-242. Segundo os relatos, indivíduos estariam armados e traficando drogas no local. Diante das informações, os policiais acionaram apoio do PETO (Pelotão de Emprego Tático Operacional) da 42ª CIPM, que retornava de uma missão na cidade de Utinga. As guarnições então iniciaram uma operação conjunta de patrulhamento rural e adentraram a área de mata com o objetivo de surpreender os suspeitos. Confronto armado Durante a aproximação ao imóvel, as equipes foram surpreendidas por criminosos armados, que abriram fogo contra os policiais enquanto fugiam pela vegetação. A PM revidou à agressão, iniciando um confronto. Após cessarem os disparos, os policiais vasculharam a área e encontraram um homem ferido,...

PUBLICIDADE