Pular para o conteúdo principal

MST repudia a tentativa de Criminalização das Famílias Sem Terra em Ruy Barbosa e fala do Prefeito Cláudio Serrada

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vem a público manifestar repúdio à tentativa de criminalização às famílias Sem Terras Acampadas no município de Ruy Barbosa, e à fala do Prefeito do município - Luíz Claudio Miranda Pires, que em entrevista à Rádio RB Líder 103.7 FM, falou contra o acampamento do MST no município. 

O prefeito afirmou que ele e o município não irá apoiar um movimento de invasão, mencionou o nome de algumas pessoas do acampamento e solicitou que as famílias acampadas saíssem da terra, alegando ser uma área pequena, não ser uma propriedade adequada para a Reforma Agrária, e que os proprietários não queriam vendê-la.

Só que, ao contrário do que o prefeito falou em entrevista à rádio, a terra ocupada no dia 23/10 onde as famílias estão acampadas, pertence à Igreja Católica, e a igreja concentra no município, uma área de mais de 12 mil hectares improdutivas. 

As Famílias Sem Terra não invadem terras, e sim, ocupam terras improdutivas que não cumpre com sua função social. Essas terras, conforme garante a constituição, devem ser desapropriadas e destinadas para fins de Reforma Agrária. 

A direção do MST nunca foi procurada pelo prefeito para tratar do descaso social que tem ocorrido no município. Entre os anos 2018 a 2020, famílias naturais de Ruy Barbosa que estavam acampadas próximas ao município, no Acampamento Olga, uma área antes improdutiva que não cumpria sua função social, foram perseguidas por capangas a mando de fazendeiros, sofreram vários despejos violentos e nunca o prefeito se pronunciou.

Recentemente, no dia 23/10, as famílias Sem Terra do município ocuparam a área improdutiva, pertencente à Igreja Católica, e em menos de 6 dias, homens armados invadiram o acampamento e agrediram os acampados. Ao tentarem registrar um boletim de ocorrência, as famílias não foram bem recebidas na delegacia, só pelo fato de serem pessoas acampadas que estão lutando para conseguirem a terra e assim poder cultivar o pão.

A direção do MST jamais poderia imaginar que a Igreja Católica iria permitir que homens encapuzados, altas horas da noite, invadissem acampamento para atentar contra o próprio povo. Povo esse, que só querem produzir e garantir o pão em suas mesas, garantir o sustento de suas famílias, e que entende que Deus deixou a terra para o povo tirar dela o seu sustento. 

O MST está aberto a um diálogo com o representante da área, mas repudia toda e qualquer tentativa de criminalização das famílias acampadas, e se indigna com a fala do Prefeito Luíz Claudio Miranda Pires, que já está a mais de quatro anos como prefeito e nunca desapropriou uma área para as famílias que precisam cultivar a terra. 

Com a atual crise econômica e política que o país está passando, alta dos preços do gás e dos alimentos, e um presidente que só governa para os ricos, a única alternativa que a população mais pobre ver é ocupar terra para fazer a Reforma Agrária. O Movimento acredita que a igreja e os padres precisam estar ao lado do povo, que a delegada do município e a justiça deva ser imparcial, e que o prefeito de Ruy Barbosa deveria olhar mais para a população de sua cidade, compreender as necessidades do povo que precisam da terra para produzir alimentos saudáveis e desapropriar áreas improdutivas para essas famílias.

Enquanto houver latifúndios improdutivos que não cumpre com sua função social, e pessoas precisando de terra para produzir e garantir o sustento de suas famílias, o MST continuará ocupando.

Fonte: MST CHAPADA 


Postagens mais visitadas deste blog

Formatura Histórica: Formandos de Ruy Barbosa conquistam o sonho de ser Soldados da Polícia Militar

SD PM LEITE, SD PM MENDES, SD PM SILVA, SD PM BORGES, SD PM WANDERSON, SD PM DE JESUS Na tarde do dia 20 de dezembro de 2024, aconteceu, no 11° BPM, a solenidade de formatura do Curso de Formação de Soldados 2023.2. A cerimônia foi presidida pelo Cel PM Marcelo Queiroz de Souza Pinto, Comandante de Policiamento da Região da Chapada, e contou com a participação do Ten Cel PM Jamerson, Comandante do 11° BPM, além de Oficiais e Praças da região, autoridades locais e familiares dos formandos. Uma formatura histórica para a cidade de Ruy Barbosa, onde nosso município foi representado com a formação de seis novos Soldados da Polícia Militar nesta turma. Foram eles: SD PM LEITE, SD PM MENDES, SD PM SILVA, SD PM BORGES, SD PM WANDERSON, SD PM DE JESUS O evento marcou a formatura de 55(cinquenta e cinco) novos Soldados da PMBA, que realizaram o Curso de Formação no Núcleo de Formação do 11° BPM, sob Coordenação do Cap PM Adriano, instrutor chefe do Núcleo Temporário de Ensino. Na oportunida...

Acidente entre carro e caminhonete deixa dois mortos e dois feridos na BR-116

Um acidente entre um carro e uma caminhonete deixou dois mortos e dois feridos na BR-116, no trecho da cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, na noite de terça-feira (24). Os veículos pegaram fogo após a batida. Segundo o policial rodoviário federal Raimundo Alves, o carro de passeio teria invadido a pista contrária e bateu de frente com a caminhonete. "A caminhonete seguia para Vitória da Conquista e o carro estava no sentido Cândido Sales. O carro invadiu a faixa contrária e colidiu de frente com a caminhonete. Os ocupantes do carro ficaram carbonizados e os da caminhonete tiveram lesões leves", explicou. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para fazer a perícia do local e a remoção dos corpos, que foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. Ainda não há informações sobre a identidade das vítimas, nem do sepultamento. Fonte: G1 Bahia

AAPV abre vaga de emprego em Ruy Barbosa com salário inicial de R$ 2.960,00

A Associação de Agricultores da Pecuária Velha (AAPV) está com inscrições abertas para o cargo de Agente de Negócios. A oportunidade é voltada para profissionais com nível médio técnico ou superior e oferece um salário inicial bruto de R$ 2.960,00. As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de janeiro de 2025, e os interessados devem enviar o currículo para o e-mail aapvruypiscicultura@hotmail.com. O telefone para contato é (75) 9 9935-4224. De acordo com o edital, divulgado pela AAPV, as vagas são para a sede da associação, localizada na R. do Açude, S/Nº, Vila Nova, em Ruy Barbosa - Bahia.

PUBLICIDADE