Pular para o conteúdo principal

Privatização dos Correios é aprovada no Congresso


Fim do monopólio dos Correios e desestatização recebem 286 votos a favor e 173 contra, durante sessão que durou horas na Câmara e teve intensos debates


Enviado ao Congresso em fevereiro, o projeto de lei que encerra o monopólio dos Correios sobre o serviço postal -- e abre caminho para a privatização da estatal – foi finalmente votado nesta quinta, 5, na Câmara. Com a Casa lotada e debates intensos, o parecer dos deputados foi positivo à desestatização, por 286 a favor, 173 contra e duas abstenções. Os partidos de oposição, entre eles o PT e PDT, chegaram a apresentar um requerimento, que acabou sendo rejeitado, para a retirada do projeto de lei da pauta e o adiamento da discussão. "O novo marco regulatório dá amplo poder de concorrência ao setor", disse o deputado Gil Cutrim (Republicamos/MA), relator do projeto de lei. Agora, a proposta segue para o Senado.

A expectativa é que o leilão de privatização seja realizado em março do ano que vem. A empresa deve ser vendida integralmente, para um único comprador. Uma vez privatizada, a companhia deverá se chamar Correios do Brasil.

Para manter a universalização do serviço, como manda a Constituição, o projeto de lei dispõe do mecanismo de concessão das entregas de cartas e documentos. O vencedor da licitação deverá assinar um contrato com o governo federal a fim de garantir a continuidade das entregas postais em todo o território nacional. "Há regras específicas para garantir 100% de cobertura nacional do serviço", disse o deputado Gil Cutrim (Republicanos/MA), relator do projeto de lei. A estatal será transformada em sociedade de economia mista, informou Cutrim.

A regulamentação do serviço caberá à Associação Nacional de Telecomunicações (Anatel). O texto também estalece que está vetado o fechamento de agências dos Correios prioritárias em pequenas cidades e locais remoto, atendendo uma preocupação da oposição.

A nova legislação prevê ainda a garantia de estabilidade dos funcionários dos Correios durante 18 meses após a privatização e a extensão do plano de saúde por um ano. A empresa, com 98.000 colaboradores, é uma das maiores empregadoras do país no setor público. O PL também prevê indenização correspondente a 12 meses de remuneração e programas de requalificação profissional.

Fonte: Exame Notícias

Postagens mais visitadas deste blog

Formatura Histórica: Formandos de Ruy Barbosa conquistam o sonho de ser Soldados da Polícia Militar

SD PM LEITE, SD PM MENDES, SD PM SILVA, SD PM BORGES, SD PM WANDERSON, SD PM DE JESUS Na tarde do dia 20 de dezembro de 2024, aconteceu, no 11° BPM, a solenidade de formatura do Curso de Formação de Soldados 2023.2. A cerimônia foi presidida pelo Cel PM Marcelo Queiroz de Souza Pinto, Comandante de Policiamento da Região da Chapada, e contou com a participação do Ten Cel PM Jamerson, Comandante do 11° BPM, além de Oficiais e Praças da região, autoridades locais e familiares dos formandos. Uma formatura histórica para a cidade de Ruy Barbosa, onde nosso município foi representado com a formação de seis novos Soldados da Polícia Militar nesta turma. Foram eles: SD PM LEITE, SD PM MENDES, SD PM SILVA, SD PM BORGES, SD PM WANDERSON, SD PM DE JESUS O evento marcou a formatura de 55(cinquenta e cinco) novos Soldados da PMBA, que realizaram o Curso de Formação no Núcleo de Formação do 11° BPM, sob Coordenação do Cap PM Adriano, instrutor chefe do Núcleo Temporário de Ensino. Na oportunida...

AAPV abre vaga de emprego em Ruy Barbosa com salário inicial de R$ 2.960,00

A Associação de Agricultores da Pecuária Velha (AAPV) está com inscrições abertas para o cargo de Agente de Negócios. A oportunidade é voltada para profissionais com nível médio técnico ou superior e oferece um salário inicial bruto de R$ 2.960,00. As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de janeiro de 2025, e os interessados devem enviar o currículo para o e-mail aapvruypiscicultura@hotmail.com. O telefone para contato é (75) 9 9935-4224. De acordo com o edital, divulgado pela AAPV, as vagas são para a sede da associação, localizada na R. do Açude, S/Nº, Vila Nova, em Ruy Barbosa - Bahia.

Novas informações sobre operação da CIPE Chapada nesta quarta-feira (18) em Ruy Barbosa

Durante intensificação do policiamento especializado na cidade de Ruy Barbosa no dia 18 de dezembro de 2024, após viralizar vídeo nas redes sociais em que indivíduos ostentavam armas de fogo e comentam sobre homicídio ocorrido na cidade, foram registradas dois confrontos armados com as guarnições. Confira as informações oficiais da CIPE Chapada: Primeiro Confronto: Populares informaram que indivíduos armados estavam transitando nas proximidades da Rua 21 de Abril, no Bairro Folga. Ao chegar ao local, uma das guarnições foi recebida com disparos de arma de fogo. Após revidar à agressão, os policiais recuperaram um revólver calibre .38. Materiais Apreendidos: 01 revólver calibre .38 com numeração suprimida 03 munições deflagradas 01 munição intacta Segundo Confronto: Em uma outra área, nas proximidades a Serra do Orobó, outra guarnição foi informada sobre indivíduos armados na região. Ao se aproximar, a equipe foi recebida por disparos, iniciando um novo confronto. Após o revide, os poli...

PUBLICIDADE