Pular para o conteúdo principal

Ruy Barbosa terá cobrança de taxa ou tarifa de lixo em cumprimento a Lei do Governo Federal

 O Novo Marco do Saneamento foi sancionado pelo Governo Federal em meados de julho de 2020 e trouxe consigo importantes inovações legais. Dentre as previsões da nova legislação, está a cobrança de taxa ou tarifa de lixo pelos municípios brasileiros que ainda não a dispõem, a exemplo de Ruy Barbosa. A intenção da cobrança prevê o aumento da capacidade econômica dos serviços de manejo de resíduos sólidos nos municípios.


O prazo estabelecido pelo Novo Marco para que a cobrança da taxa ou tarifa seja implementada ficou definido – em caráter de obrigatoriedade – para 15 de julho de 2021. Nos parágrafos abaixo, será brevemente explicado sobre o que é a taxa de lixo e suas formas de cobrança.


O que o Novo Marco do Saneamento diz sobre a Taxa de Lixo?

Segundo o texto legal, a cobrança pública decorrente da prestação de serviço de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos pode se dar por meio de taxa ou tarifa, conforme o regime de prestação do serviço ou das suas atividades.  

A redação do Novo Marco do Saneamento é expressa no sentido de que a ausência de proposição de instrumento de cobrança pelo serviço em questão, no prazo de 12 (doze) meses da vigência da Lei que o institui, configura renúncia de receita pelo ente


O art. 14 da Lei Complementar 101/2000 dispõe que, caso o município não estabeleça a devida cobrança no prazo legal, a renúncia de receita deverá ser acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deveria ser iniciada sua vigência e nos dois seguintes, atendendo às demais disposições legais estabelecidas. Do mesmo modo, serão observadas as penalidades constantes na mesma Lei Complementar 101/2000 em caso de descumprimento da instituição da cobrança.

Nos casos de prestação do referido serviço sob regime de delegação, a administração municipal deverá obrigatoriamente demonstrar a sustentabilidade econômico-financeira dos serviços ao longo dos estudos que subsidiaram a sua contratação. Deverá, ainda, comprovar a existência de recursos suficientes para o pagamento dos valores incorridos na delegação do serviço, através de demonstração de fluxo histórico e projeção futura de recursos.


Como deve funcionar a cobrança do serviço de Taxa de Lixo pelos municípios?

Conforme já mencionado acima, a cobrança pela prestação do serviço será em forma de taxa ou tarifa.

Nos casos de prestação do serviço na modalidade de delegação a terceiro, a cobrança poderá ser realizada diretamente na fatura de consumo de outros serviços públicos, com a anuência da prestadora contratada do serviço.

Vale destacar que a cobrança pelo serviço de manejo de resíduos urbanos tem como finalidade assegurar maior eficiência econômica em sua prestação. Ela visa, em outras palavras, apoiar e melhorar as condições financeiras dos municípios brasileiros na prestação do serviço em específico.

Para instituir a referida cobrança, os gestores municipais devem ponderar sobre as especificidades territoriais e o serviço de limpeza urbana de suas cidades.

Como calcular a Taxa do Lixo?

A instituição e cobrança por tais serviços deverá levar em consideração a destinação adequada dos resíduos coletados e o nível de renda da população da área atendida, critérios que podem ser implementados de forma isolada ou combinada. Também poderão ser considerados para os fins da cobrança pelo serviço:

  1.  as características dos lotes e as áreas que podem ser neles edificadas;
  2.  o consumo de água;
  3.  a frequência de coleta.

A fixação dos critérios para a cobrança pelo serviço de manejo de resíduos urbanos ficou a cargo da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Quanto aos subsídios a usuários determinados de baixa renda, a lei estabelece que serão, dependendo da origem dos recursos:

  1. tarifários, quando integrarem a estrutura tarifária, ou;
  2. fiscais, quando decorrerem da alocação de recursos orçamentários, inclusive por meio de subvenções. Além disso, nas hipóteses de prestação regionalizada do serviço, tais subsídios serão internos a cada titular ou entre titulares.

Para mais informações, o Novo Marco do Saneamento pode ser acessado neste link



Postagens mais visitadas deste blog

Formatura Histórica: Formandos de Ruy Barbosa conquistam o sonho de ser Soldados da Polícia Militar

SD PM LEITE, SD PM MENDES, SD PM SILVA, SD PM BORGES, SD PM WANDERSON, SD PM DE JESUS Na tarde do dia 20 de dezembro de 2024, aconteceu, no 11° BPM, a solenidade de formatura do Curso de Formação de Soldados 2023.2. A cerimônia foi presidida pelo Cel PM Marcelo Queiroz de Souza Pinto, Comandante de Policiamento da Região da Chapada, e contou com a participação do Ten Cel PM Jamerson, Comandante do 11° BPM, além de Oficiais e Praças da região, autoridades locais e familiares dos formandos. Uma formatura histórica para a cidade de Ruy Barbosa, onde nosso município foi representado com a formação de seis novos Soldados da Polícia Militar nesta turma. Foram eles: SD PM LEITE, SD PM MENDES, SD PM SILVA, SD PM BORGES, SD PM WANDERSON, SD PM DE JESUS O evento marcou a formatura de 55(cinquenta e cinco) novos Soldados da PMBA, que realizaram o Curso de Formação no Núcleo de Formação do 11° BPM, sob Coordenação do Cap PM Adriano, instrutor chefe do Núcleo Temporário de Ensino. Na oportunida...

Acidente entre carro e caminhonete deixa dois mortos e dois feridos na BR-116

Um acidente entre um carro e uma caminhonete deixou dois mortos e dois feridos na BR-116, no trecho da cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, na noite de terça-feira (24). Os veículos pegaram fogo após a batida. Segundo o policial rodoviário federal Raimundo Alves, o carro de passeio teria invadido a pista contrária e bateu de frente com a caminhonete. "A caminhonete seguia para Vitória da Conquista e o carro estava no sentido Cândido Sales. O carro invadiu a faixa contrária e colidiu de frente com a caminhonete. Os ocupantes do carro ficaram carbonizados e os da caminhonete tiveram lesões leves", explicou. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para fazer a perícia do local e a remoção dos corpos, que foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. Ainda não há informações sobre a identidade das vítimas, nem do sepultamento. Fonte: G1 Bahia

AAPV abre vaga de emprego em Ruy Barbosa com salário inicial de R$ 2.960,00

A Associação de Agricultores da Pecuária Velha (AAPV) está com inscrições abertas para o cargo de Agente de Negócios. A oportunidade é voltada para profissionais com nível médio técnico ou superior e oferece um salário inicial bruto de R$ 2.960,00. As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de janeiro de 2025, e os interessados devem enviar o currículo para o e-mail aapvruypiscicultura@hotmail.com. O telefone para contato é (75) 9 9935-4224. De acordo com o edital, divulgado pela AAPV, as vagas são para a sede da associação, localizada na R. do Açude, S/Nº, Vila Nova, em Ruy Barbosa - Bahia.

PUBLICIDADE