Pular para o conteúdo principal

Especialistas desvendam mistério das 'sementes que chegam da China'



Pacotes com "sementes misteriosas" enviadas da China já chegaram por correio a brasileiros de 8 estados. O fenômeno, que também foi registrado em outros países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, entre outros, ainda não tem uma explicação definitiva.


Mas o Departamento de Agricultura dos EUA já trabalha com a possibilidade de que as encomendas indesejadas estejam relacionadas a uma fraude conhecida como "brushing". O brushing é, essencialmente, o envio de mercadorias não solicitadas com o objetivo de registrar compras falsas.


Esses "clientes" podem deixar avaliações positivas para lojas ou produtos após a entrega das encomendas. A prática ocorre principalmente em sites que operam no modelo de "marketplace", em que um único site de compras oferece produtos de muitas lojas diferentes.


A reputação de cada vendedor nesses sites ajuda a aumentar as vendas, tendo impacto na posição dos produtos nos resultados de busca e na confiança do cliente. Como muitos sites de comércio eletrônico do tipo "marketplace" obrigam os vendedores a registrar um código de rastreamento em cada pedido, os golpistas se veem obrigados a enviar algum produto.


Para que a fraude tenha sucesso, também é preciso usar uma variedade de endereços válidos. Do contrário, os pacotes poderiam ser recusados e retornados. Além disso, os sistemas das lojas poderiam levantar suspeitas se os mesmos endereços fossem usados para muitas compras.


Os endereços usados no "brushing" são normalmente oriundos de dados vazados de lojas ou de outros pedidos realizados pelo consumidor. E o envio de itens baratos e leves é para reduzir os custos de frete e da mercadoria – e é aí que entram as sementes.


Em alguns casos, também há situações em que consumidores recebem produtos maiores ou de valor superior. Isso ocorre quando o "brushing" tem o objetivo de melhorar a avaliação do produto em si, não só de uma loja, e o site de comércio eletrônico é mais restritivo com suas regras para validar pedidos. Para piorar, como essas compras não são registradas no perfil verdadeiro do consumidor, é muitas vezes difícil solicitar a devolução do produto.


Do ponto de vista do site, você não terá acesso ao mesmo cadastro a partir do qual o pedido foi realizado e, sendo assim, não terá autorização para devolvê-lo. Para os demais consumidores, a fraude de "brushing" representa um risco na hora de comprar on-line, já que a reputação adulterada de lojas e mercadorias pode criar uma ilusão a respeito da qualidade desses artigos e dos vendedores.


Fonte: G1

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é morto a tiros no Jardim do Parque, em Ruy Barbosa

Por volta das 21h desta segunda-feira (16), chegou a informação de um homicídio no Bairro Jardim do Parque, na cidade de Ruy Barbosa.  De acordo com relatos extraoficiais, um jovem identificado como Miguel, mais conhecido pelo apelido "Formiga", foi executado com diversos tiros de arma de fogo.  O corpo ficou exposto em via pública até a chegada da Polícia Militar que deve acionar o DPT. A autoria e motivação do crime ainda é desconhecida.  SEQUESTRO Outra situação que aconteceu no mesmo dia foi o sequestro de um Cigano. Confira no link:  https://www.ruybarbosanoticias.com.br/2024/12/cigano-e-sequestrado-em-ruy-barbosa.html Foto Reprodução: Facebook

Autores de homicídios e vídeo com ameaças morrem em confronto com a polícia em Ruy Barbosa

Uma grande movimentação policial marcou a manhã desta quarta-feira em Ruy Barbosa. Policiais Militares da CIA e da CIPE Chapada realizaram operação na cidade na Vila da Dignidade, Rua da Areia, Urbis e Orozobzinho. De acordo com informações apuradas pelo site Ruy Barbosa Notícias, dois elementos morreram em confronto com a polícia. Eles foram socorridos para o hospital, porém foi constatado óbito.  Os indivíduos eram  acusados de diversos crimes na cidade, entre eles os dois últimos homicídios no Manoel Antônio e no Jardim do Parque. Recentemente gravaram vídeos ameaçadores e ostentando armas de fogo e coletes a prova de bala.  Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Ruy Barbosa Notícias (@ruybarbosanoticias)

Cigano sequestrado em Ruy Barbosa é liberado: "pegaram ele enganado"

Na noite desta segunda-feira dia 16, um homem da comunidade Cigana foi sequestrado na Vila Progresso, na cidade de Ruy Barbosa. O episódio ocorreu por volta das 22h após relatos nas redes sociais. A movimentação de ciganos foi intenso durante a noite em busca do sequestrado  Teo Cigano, filho de Caçote. De acordo com informações apuradas pelo Ruy Barbosa Notícias, ele foi levado por homens em um veículo preto. Algumas testemunhas ouviram tiros que foram disparados no intuito de dispersar pessoas que estavam no momento do sequestro. A motivação e os envolvidos não tiveram a identidade divulgada. ATUALIZAÇÃO Informações que circulam nos grupos do WhatsApp apontam que o cigano foi liberado e teria sido pego por engano. Outro assunto que assustou os moradores foi o assassinato de um jovem no Jardim do Parque por volta das 21h. Confira no link:  https://www.ruybarbosanoticias.com.br/2024/12/homem-e-morto-tiros-no-jardim-do-parque.html  

PUBLICIDADE