Pular para o conteúdo principal

Com comércio mantido aberto, funcionamento de bar e academia fica proibido e novo Decreto tem diversas mudanças. Confira;

O novo DECRETO de Nº 041 /2020 divulgado nesta quinta-feira dia  18 de junho de 2020. dispõe sobre novas medidas temporárias de prevenção e controle para enfrentamento do novo Coronavírus (COVID-19) no âmbito do município de Ruy Barbosa, e dá outras providências.”

Fica mantida a SUSPENSÃO das atividades letivas presenciais nas unidades de ensino na rede municipal e particular em virtudes da Determinação do Governo do Estado da Bahia até o dia 30 de junho de 2020.

Fica proibido o funcionamento de bares em toda extensão territorial do Município de Ruy Barbosa (tanto na zona urbana como na zona rural), no período compreendido entre ás 08h: 00min do dia 19 de junho de 2020(sexta-feira) até 08h: 00min do dia 25 de junho de 2020 (quinta-feira).

Os bares apenas poderão funcionar nas modalidades delivery (entrega em domicílio) e drive thru, ficando terminantemente proibido o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos (calçadas, ruas, praças, etc.).

Os boxes localizados no Mercado Municipal poderão comercializar refeições/lanches, ficando terminantemente proibido a comercialização de bebidas alcoólicas no período compreendido entre ás 08h: 00min do dia 19 de junho de 2020(sexta-feira) até 08h: 00min do dia 25 de junho de 2020 (quinta-feira).

Restaurantes, pizzarias, lanchonetes, quiosques, barracas de acarajé, barracas de pastel e lanches em geral poderão funcionar até as 22h00min todos os dias da semana, após esse horário somente mediante serviço de entrega.

Fica proibido a comercialização de bebidas alcoólicas nos restaurantes, pizzarias, lanchonetes, quiosques, barracas de acarajé, barracas de pastel e lanches no período compreendido entre ás 08h: 00min do dia 19 de junho de 2020(sexta-feira) até 08h: 00min do dia 25 de junho de 2020 (quinta-feira).

Restaurantes, pizzarias, lanchonetes, barracas de acarajé, barracas de pastel e lanches em geral e similares estão proibidos de utilizar as vias públicas (ruas, calçadas, canteiros) para colocação de mesas, churrasqueiras, máquinas de crepes, toldos, fogareiro de acarajés etc.

Os quiosques pertencentes ao Município de Ruy Barbosa e que funcionam através de concessão, poderão utilizar suas áreas para colocação de mesas, obedecendo à distância mínima de 2(dois) metros entre as mesas.

Supermercados, Mercadinhos, Padarias, Verdureiras, Açougues e demais estabelecimentos que vendem alimentos, poderão funcionar até as 19h00min horas todos os dias da semana.

As oficinas, postos de lavagens de veículos automotivos (lava-jatos) e serralherias funcionarão de segunda á sábado até as 18h00min.

Salões de beleza e similares poderão funcionar de segunda á sábado, até as 18h: 00min, exclusivamente com serviço de hora marcada.

Será obrigatório o uso de máscara tanto para o cliente quanto para o profissional dos salões.

Fica autorizado o funcionamento das igrejas e centros religiosos, permitindo a realização de eventos e/ou reuniões, desde que não acarrete com isso aglomeração, ficando sob a responsabilidade dos líderes religiosos a restrição do número de pessoas.

Os cultos, eventos e reuniões serão limitados a 02(duas) vezes por semana, não podendo ultrapassar a 02(duas) horas de duração, obedecendo a um distanciamento de 02(dois) metros por pessoa.

Fica proibido o funcionamento das Academias de Ginásticas no âmbito territorial do município de Ruy Barbosa, a partir do dia 20 de junho de 2020, com retorno dia 27 de junho de 2020.

Fica autorizado o funcionamento das Clínicas Médicas e Odontológicas, até as 18h: 00min, desde que os profissionais de saúde, atendentes, técnicos de saúde realizem testes para o Covid-19 e seus respectivos resultados estejam negativos.

Parágrafo Único- Estes testes deverão ser realizados no período de 15(quinze) em 15(quinze) dias e apresentado aos Órgãos Municipais de Saúde, os estabelecimentos comerciais inclusos no caput deste artigo terão o prazo de 08(oito) dias para se adequar a tal medida a partir do dia 19 de junho de 2020.

Ficam suspensos a partir de Sexta-feira, dia 19 de junho de 2020, por tempo indeterminado, a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público ou privado, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans entre a cidade de Ruy Barbosa e qualquer outra cidade que possua casos de Covid-19(Itaberaba, Boa Vista do Tupim, Feira de Santana etc.), ficando permitido somente o transporte alternativo oriundo dos distritos e povoados do município de Ruy Barbosa para sua sede.

Farmácias, distribuidoras de água e gás e postos de combustíveis não terão horário estipulado para funcionamento.

Os demais estabelecimentos comerciais do município de Ruy Barbosa funcionarão de Segunda à Sexta- Feira nos horários das 08h00min até ás 18h00min, facultando aos proprietários o fechamento para o almoço. Aos sábados, domingos e feriados poderão funcionar até as 14h00min.


Ficam suspensos, no âmbito do Município de Ruy Barbosa, por tempo indeterminado, com possibilidade de revisão a qualquer tempo, a realização de eventos, de qualquer natureza que acarretem aglomeração, que exijam ou não licença do Poder Público bem como aqueles apoiados ou patrocinados pela gestão municipal.

Em caso de descumprimento por parte de pessoa física, essa poderá sofrer sanções administrativas, cíveis e criminais previstas nos Artigos 267 e 268 do Código Penal Brasileiro:

I- Causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênicos (art. 267 do CP):
Pena - reclusão, de dez a quinze anos. Se do fato resulta morte, a pena é aplicada em dobro. No caso de culpa, a pena é de detenção, de um a dois anos, ou, se resulta morte, de dois a quatro anos.
II- Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa (art. 268 do CP):
Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa. A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

Os estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar deverão adotar as seguintes medidas:
I - intensificar as ações de limpeza;
 II – somente permitir a entrada dos clientes no estabelecimento comercial após a higienização das mãos com álcool a 70%;
 III - divulgar informações acerca da COVID-19 e das medidas de prevenção;
 IV- Restringir o acesso das pessoas dentro dos estabelecimentos para não gerar aglomeração, sendo permitida a entrada de 01(uma) pessoa a cada 04(quatro) m² (metro quadrado);
VI- Os estabelecimentos que tem autorização para funcionamento não podem manter trabalhando quaisquer funcionários que tenham sintomas de natureza gripal ou respiratória, em especial os que apresentem fatores de risco, sob pena de responsabilização civil e criminal.
VII- priorizar o serviço de entrega a domicílio (delivery).

VIII- Recomenda-se ao comércio em geral e as instituições bancárias a aferição de temperatura dos clientes antes de adentrarem nos estabelecimentos.

Postagens mais visitadas deste blog

Nomes das vítimas do acidente fatal envolvendo família de Ruy Barbosa são divulgados

O grave acidente que ocorreu no final da tarde deste domingo na BR 242, próximo à localidade do Zuca, deixou um saldo triste de 11 mortes. Cinco pessoas  sobreviveram.  A colisão frontal envolveu uma van que transportava membros de uma mesma família e uma carreta de soja.  As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que buscam entender as causas da colisão. Morreram da mesma família: Flávio Silva Boaventura, Franciele Boaventura, Enoi Silva Boaventura, Ana Lucia Rocha de Oliveira, Samuel Oliveira, Isael Oliveira, Eloisa Boaventura Dias e Luciene Boaventura de Oliveira. Romário e Vitor namoravam com integrantes da família, estavam na van e também faleceram. Na manhã desta segunda-feira (31), foi confirmado o falecimento de mais uma vítima, a criança Sofia.  Sobreviveram três pessoas da Van, além do motorista da Carreta. O velório deve acontecer coletivamente, em um local ainda a confirmar. Tudo indica que será no Ginásio Polie...

Tragédia em Ruy Barbosa: Colisão entre van e carreta resulta em mortes e feridos da mesma família

Um grave acidente ocorrido no final da tarde deste domingo na BR 242, próximo à localidade do Zuca, deixou um saldo triste de 10 mortes e quatro sobreviventes. A colisão frontal envolveu uma van que transportava membros de uma mesma família e uma carreta. A informação foi confirmada pelo jornalista Sandro Lima, da Rádio Esperança FM. A van, que levava 14 pessoas no total, incluindo o motorista , colidiu violentamente com uma carreta. A tragédia chocou a comunidade local e mobilizou equipes de resgate, que atuaram rapidamente no local do acidente. Não recebemos informações do motorista da carreta. Infelizmente, as autoridades confirmaram oficialmente que 10 pessoas perderam a vida devido ao impacto. Os quatro sobreviventes foram encaminhados para hospitais da região, onde recebem atendimento médico. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que buscam entender as causas da colisão. Em breve mais informações… Confira vídeos em nosso canal no Wh...

Após mudança de horário, vítimas da tragédia na BR-242 começam a ser enterradas

Os corpos das vítimas do trágico acidente na BR 242 chegaram à cidade por volta das 21h desta segunda-feira. A comunidade se reuniu para um velório coletivo no ginásio de esportes de Ruy Barbosa, onde familiares e amigos prestaram suas últimas homenagens. No entanto, por volta da meia-noite desta terça-feira, os corpos precisaram ser deslocados com urgência para a capela do Novo Cemitério Bosque da Paz. O motivo foi o surgimento de problemas de decomposição, que provocaram um forte odor. Como resultado, a cerimônia foi interrompida. Os sepultamentos, inicialmente previstos para começar às 9h da manhã, tiveram que ser antecipados devido à situação. A nova previsão era para as 6h da manhã, mas os sepultamentos efetivamente começaram por volta das 4h45 e continuam até o momento. A tragédia que abalou a cidade deixou um sentimento profundo de dor e solidariedade entre os moradores. A comunidade se une em luto pelas vidas perdidas e oferece apoio às famílias afetadas neste momento difícil. ...

PUBLICIDADE