Pular para o conteúdo principal

Ilê Aiyê inicia carnaval 2020 levando multidão à Laideira do Curuzu

Como sempre acontece no terceiro dia de folia, a tradicional saída do bloco Ilê Aiyê levou uma multidão à Ladeira do Curuzu, na Liberdade, na noite deste sábado (22). Neste ano, o Carnaval do 'mais belo dos belos' traz o tema 'Botswana: Uma História de êxito no mundo'. O bloco sai também na segunda e terça-feira da festa momesca, sendo que, no último dia, a atração faz pela primeira vez um desfile sem cordas para o folião pipoca. Em 2020, o Bloco Ilê Aiyê conta com o apoio da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagas).

Representante do governador Rui Costa no evento, a titular da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), Arany Santana, afirmou que o Ilê é um patrimônio cultural da Bahia. "Essa saída é a grande marca do carnaval do Ilê e deveria ser patrimonializada, pois se trata de um bloco que faz esse ritual respeitando as origens e sendo coerente com as suas tradições, por isso promove a festa no Terreiro Ilê Axé Jitolu", destacou.

O tema

De acordo com Antônio Carlos, o Vovô do Ilê, Botswana é um país africano que foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um caso verdadeiro de sucesso em termos de progresso humano e econômico. "Temos, de modo inédito, o azul na fantasia do Ilê, para prestigiar as cores da bandeira do país homenageado. Estávamos com medo da reação das pessoas por incluir essa cor, mas a aceitação foi ótima", revelou.

Após a emblemática soltura dos pombos e o banho de pipoca comandados pela Ialorixá Mãe Hildelice, o bloco iniciou a festa pelas ruas do bairro até chegar ao Plano Inclininado da Liberdade. De lá, o Ilê vai comandar o segundo desfile da noite, levando todo o ritmo e ancestralidade para uma madrugada agitada no circuito Osmar, no Campo Grande.

A administradora Susi Vieira mora na Pituba e veio acompanhar a festa na Ladeira do Curuzu pela primeira vez. "Já vi muitas vezes a saída do Ilê pela TV e sempre quis vir. Juntei uma turma que também nunca viu de perto a festa e estamos todos aqui. É maravilhoso", declarou.

Já o professor Júlio César prestigia a festa todos os anos. "A saída da Ilê é um evento em que se pode encontrar e trocar ideia com muitas pessoas que fazem parte do movimento negro em Salvador. É uma festa incrível", refletiu.

Carnaval do Ilê

Tendo como grande destaque a modelo Gleiciele Teixeira, eleita Deusa do Ébano 2020, o bloco-afro vai desfilar pelo Circuito Osmar com um carro especial formulado para garantir que todo o brilho da vencedora do concurso e, também das princesas, Sabrina Sant'Ana dos Santos (2º lugar) e Núbia Ferreira (3º lugar), seja admirado pelos foliões. A música fica por conta da Band'Aiyê, formada pelos vocalistas Jauncy Oju Bará, Iracema Killianne, Iana Marucha e Juarez Mesquita, que se revezam nos dias de desfile.

Primeiro bloco afro da Bahia, o Ilê nasceu no Curuzu, Liberdade, em 1º de novembro de 1974, com o objetivo de preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira. No decorrer dos, vem homenageando países africanos, revoltas negras, personalidades e estados brasileiros que contribuíram fortemente para o processo de identidade étnica e autoestima do negro.

_SECOM/GOVBA

Postagens mais visitadas deste blog

Homem morre após ser esfaqueado no Distrito do Paraíso, em Ruy Barbosa

Na madrugada deste domingo (17), uma briga envolvendo dois jovens terminou em tragédia na Rua Velha, no Distrito do Paraíso, município de Ruy Barbosa. De acordo com relatos passados para o site Ruy Barbosa Notícias, um homem deferiu golpes de faca em seu desafeto que ficou gravemente ferido. O ferido foi socorrido para o hospital de Itaberaba,  porém não resistiu aos ferimentos e faleceu. A vítima foi identificada  como "Gu". Logo em seguida os moradores do Paraíso postaram pedidos de segurança nas redes socias. A mensagem foi direcionada a políticos, onde é reivindicado mais policiamento com um posto da PM fixa no local.

Jovem natural de Ruy Barbosa que estava desaparecido é encontrado sem vida em Anguera

Na manhã desta quinta-feira (21), moradores da cidade de Anguera/BA se depararam com uma cena trágica: um corpo boiando nas águas da lagoa da Fonte Nova. A vítima foi identificada como Wanderson de Jesus Souza, de 26 anos, morador de Feira de Santana, porém natural do Morro das Flores, município de Ruy Barbosa. Segundo informações preliminares do site AN Portal de Notícia s, Wanderson esteve presente no evento de comemoração do aniversário da cidade, realizado no Estádio Zelitão, na noite da última terça-feira, 19.  Após se dirigir ao banheiro, ele não foi mais visto, o que levantou a preocupação de familiares e amigos. Diante do desaparecimento, os parentes solicitarem a ajuda do AN Portal de Notícias para espalhar a informação e registrar a busca pelo jovem. A notícia do corpo encontrado pegou a comunidade de surpresa. Populares que avistaram a parte do corpo imediatamente alertaram as autoridades. A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionados e chegaram a

TSE define calendário com datas para eleições suplementares em 2025

TRE/BA tem 12 opções de datas disponíveis para definir eleições  em Ruy Barbosa A Portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 842 , de 2024, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (21), estabelece as datas para a realização de eleições suplementares de 2025. Os tribunais regionais eleitorais (TREs), respeitando o cronograma definido pelo TSE, convocarão os novos pleitos e aprovarão as respectivas instruções sobre essas eleições. O calendário definido no documento traz as seguintes datas: I - 12 de janeiro; II - 2 de fevereiro; III - 9 de março; IV - 6 de abril; V - 4 de maio; VI - 8 de junho; VII - 6 de julho; VIII - 3 de agosto; IX - 14 de setembro; X - 5 de outubro; XI - 9 de novembro; XII - 7 de dezembro. EM RUY BARBOSA Nosso site conversou com alguns advogados que explicou: O Tribunal Regional Eleitoral - TRE/BA escolherá uma dessas datas para realizar a eleição suplementar na cidade de Ruy Barbosa. Essa decisão ainda não foi tomada. Na política loc

PUBLICIDADE