Pular para o conteúdo principal

Agricultores familiares reúnem com representante da Sema para discutir a situação do Rio Utinga

Representantes de Movimentos Sociais e de Comunidades Rurais afetadas pela falta d’agua reuniram nesta terça-feira (23/10), com uma representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), para discutir a situação do Rio Utinga e cobrar ações do Estado referente ao uso indiscriminado da água que tem provocado a seca em boa parte do rio.

A reunião ocorreu no Assentamento São Sebastião de Utinga, em Wagner/BA, com a técnica da Sema, Larissa, e estiveram presentes representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilmbolas (CETA), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Sec. de Agricultura de Wagner, e representantes de Comunidades Ribeirinhas dos municípios de Wagner, Lençóis e Andaraí.

O Rio Utinga está a mais de oito dias seco, em uma extensão que vai do Assentamento São Sebastião de Utinga no município de Wagner/BA até a sua foz, devido às irrigações excessivas para a monocultura da banana. Isso mostra, segundo os agricultores, que o estado tem sido omisso pois conforme garante o inciso III do artigo 1º da Lei nº 9.433/97, da Política Nacional de Recursos Hídricos “em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais”.

Os agricultores estão furiosos e cobram do estado o cumprimento das leis ambientais. Dentre as ações discutidas na reunião, os agricultores solicitaram à Sema que exija, com urgência, a suspensão das irrigações do rio Utinga e seus afluentes até que ele perenize e chegue água a sua foz. A partir daí, poderá ser tomada outras alternativas como, estabelecer um calendário com dias definidos para que cada comunidade possa irrigar, assim como já havia sido feito em anos anteriores.

Larissa – técnica da Sema, anotou as reivindicações e se comprometeu a entrega-las ao Secretário de Meio Ambiente do Estado para que tome as devidas providencias.

Fonte: https://folhadachapada.com.br/chapada-urgente-agricultores-familiares-reunem-com-representante-da-sema-para-discutir-a-situacao-do-rio-utinga/

Postagens mais visitadas deste blog

Homem morre após ser esfaqueado no Distrito do Paraíso, em Ruy Barbosa

Na madrugada deste domingo (17), uma briga envolvendo dois jovens terminou em tragédia na Rua Velha, no Distrito do Paraíso, município de Ruy Barbosa. De acordo com relatos passados para o site Ruy Barbosa Notícias, um homem deferiu golpes de faca em seu desafeto que ficou gravemente ferido. O ferido foi socorrido para o hospital de Itaberaba,  porém não resistiu aos ferimentos e faleceu. A vítima foi identificada  como "Gu". Logo em seguida os moradores do Paraíso postaram pedidos de segurança nas redes socias. A mensagem foi direcionada a políticos, onde é reivindicado mais policiamento com um posto da PM fixa no local.

Jovem natural de Ruy Barbosa que estava desaparecido é encontrado sem vida em Anguera

Na manhã desta quinta-feira (21), moradores da cidade de Anguera/BA se depararam com uma cena trágica: um corpo boiando nas águas da lagoa da Fonte Nova. A vítima foi identificada como Wanderson de Jesus Souza, de 26 anos, morador de Feira de Santana, porém natural do Morro das Flores, município de Ruy Barbosa. Segundo informações preliminares do site AN Portal de Notícia s, Wanderson esteve presente no evento de comemoração do aniversário da cidade, realizado no Estádio Zelitão, na noite da última terça-feira, 19.  Após se dirigir ao banheiro, ele não foi mais visto, o que levantou a preocupação de familiares e amigos. Diante do desaparecimento, os parentes solicitarem a ajuda do AN Portal de Notícias para espalhar a informação e registrar a busca pelo jovem. A notícia do corpo encontrado pegou a comunidade de surpresa. Populares que avistaram a parte do corpo imediatamente alertaram as autoridades. A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionados e chegaram a

TSE define calendário com datas para eleições suplementares em 2025

TRE/BA tem 12 opções de datas disponíveis para definir eleições  em Ruy Barbosa A Portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 842 , de 2024, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (21), estabelece as datas para a realização de eleições suplementares de 2025. Os tribunais regionais eleitorais (TREs), respeitando o cronograma definido pelo TSE, convocarão os novos pleitos e aprovarão as respectivas instruções sobre essas eleições. O calendário definido no documento traz as seguintes datas: I - 12 de janeiro; II - 2 de fevereiro; III - 9 de março; IV - 6 de abril; V - 4 de maio; VI - 8 de junho; VII - 6 de julho; VIII - 3 de agosto; IX - 14 de setembro; X - 5 de outubro; XI - 9 de novembro; XII - 7 de dezembro. EM RUY BARBOSA Nosso site conversou com alguns advogados que explicou: O Tribunal Regional Eleitoral - TRE/BA escolherá uma dessas datas para realizar a eleição suplementar na cidade de Ruy Barbosa. Essa decisão ainda não foi tomada. Na política loc

PUBLICIDADE