Pular para o conteúdo principal

Estudantes de Ruy Barbosa participam de oficinas de audiovisual com foco nos itinerários formativos da BNCC


Uma nova experiência de aprendizagem no campo do audiovisual foi iniciada pela comunidade escolar do Colégio Estadual Professor Magalhães Neto (CEMAN), localizado no município de Ruy Barbosa (a 322 km de Salvador), nesta quinta-feira (29). Trata-se do workshop “Produção audiovisual” e do “Hackathon – um desafio de produção de vídeo”, promovidos pela Secretaria da Educação do Estado, por meio do projeto Escolas Culturais. Com esta oportunidade, os participantes poderão contar a história de sua cidade, envolvendo temáticas como identidade, protagonismo, autoestima e fortalecimento dos itinerários formativos, conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


No primeiro dia, o workshop foi realizado a partir da abordagem de conteúdo das diversas áreas do conhecimento, como História, Geografia e Sociologia. Já no “Hackathon”, que acontece nesta sexta e no sábado (30 e 31), os estudantes irão emergir na prática audiovisual, aprendendo conceitos ligados à produção, à gravação e a roteiro, além da realização das filmagens e edição dos vídeos, utilizando os equipamentos disponibilizados pelo projeto Escolas Culturais e os dispositivos móveis dos participantes.


“O workshop foi aberto a toda comunidade escolar interessada em conhecer a produção audiovisual. Para o hackaton, houve uma inscrição limitada a 40 estudantes, para que tivéssemos uma formação eficaz. Os alunos vão poder aprender conceitos voltados para o audiovisual com temáticas da sua realidade, algo que a rede estadual vem se adaptando neste processo do novo currículo do BNCC. Esta ação faz parte de uma série que estamos desenvolvendo e já temos confirmada em Saubara, Cachoeira, Eunápolis, Livramento de Nossa Senhora e Rodelas”, destacou a coordenadora de Tecnologias e Audiovisual da SEC, Carla Almeida, que ministra as atividades, junto à professora de audiovisual da rede estadual, Fátima Coelho.


A estudante Naiara Torres, 15 anos, vislumbra a formação como uma oportunidade ímpar de se aperfeiçoar na área do audiovisual. “Estou muito entusiasmada com esta chance de participar da atividade. Mesmo já trabalhando com algumas tecnologias na produção de slides e pequenos vídeos, poderemos conhecer mais os conceitos desta prática. E ainda teremos a condição de ajudar os colegas que precisarem de uma ajuda me projetos escolares”, destacou.


Para a estudante Aline Torres, 15, a atividade possibilita que os alunos estejam envolvidos com as novas tecnologias. “É uma realidade que precisamos acompanhar, porque até nos trabalhos de escola e extra-classe, às vezes, são pedidos vídeos. E quanto melhor estivermos preparados, melhor será o nosso desempenho”, ressaltou.        


Escolas Culturais


Lançado em 2017, o projeto Escolas Culturais é resultado de parceria entre as secretarias da Educação (SEC), da Cultura (SECULT) e da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), além da Casa Civil, e já foi implantado em 85 unidades escolares em toda Bahia. O projeto incrementa a arte e a cultura no currículo aliada à oferta de cursos de qualificação e formação profissional nas respectivas áreas, além de integrar a escola com a comunidade e fomentar a arte e a cultura no território na qual a escola está inserida.


Fotos: Divulgação




Postagens mais visitadas deste blog

Homem morre após ser esfaqueado no Distrito do Paraíso, em Ruy Barbosa

Na madrugada deste domingo (17), uma briga envolvendo dois jovens terminou em tragédia na Rua Velha, no Distrito do Paraíso, município de Ruy Barbosa. De acordo com relatos passados para o site Ruy Barbosa Notícias, um homem deferiu golpes de faca em seu desafeto que ficou gravemente ferido. O ferido foi socorrido para o hospital de Itaberaba,  porém não resistiu aos ferimentos e faleceu. A vítima foi identificada  como "Gu". Logo em seguida os moradores do Paraíso postaram pedidos de segurança nas redes socias. A mensagem foi direcionada a políticos, onde é reivindicado mais policiamento com um posto da PM fixa no local.

Jovem natural de Ruy Barbosa que estava desaparecido é encontrado sem vida em Anguera

Na manhã desta quinta-feira (21), moradores da cidade de Anguera/BA se depararam com uma cena trágica: um corpo boiando nas águas da lagoa da Fonte Nova. A vítima foi identificada como Wanderson de Jesus Souza, de 26 anos, morador de Feira de Santana, porém natural do Morro das Flores, município de Ruy Barbosa. Segundo informações preliminares do site AN Portal de Notícia s, Wanderson esteve presente no evento de comemoração do aniversário da cidade, realizado no Estádio Zelitão, na noite da última terça-feira, 19.  Após se dirigir ao banheiro, ele não foi mais visto, o que levantou a preocupação de familiares e amigos. Diante do desaparecimento, os parentes solicitarem a ajuda do AN Portal de Notícias para espalhar a informação e registrar a busca pelo jovem. A notícia do corpo encontrado pegou a comunidade de surpresa. Populares que avistaram a parte do corpo imediatamente alertaram as autoridades. A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionados e chegaram a

TSE define calendário com datas para eleições suplementares em 2025

TRE/BA tem 12 opções de datas disponíveis para definir eleições  em Ruy Barbosa A Portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 842 , de 2024, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (21), estabelece as datas para a realização de eleições suplementares de 2025. Os tribunais regionais eleitorais (TREs), respeitando o cronograma definido pelo TSE, convocarão os novos pleitos e aprovarão as respectivas instruções sobre essas eleições. O calendário definido no documento traz as seguintes datas: I - 12 de janeiro; II - 2 de fevereiro; III - 9 de março; IV - 6 de abril; V - 4 de maio; VI - 8 de junho; VII - 6 de julho; VIII - 3 de agosto; IX - 14 de setembro; X - 5 de outubro; XI - 9 de novembro; XII - 7 de dezembro. EM RUY BARBOSA Nosso site conversou com alguns advogados que explicou: O Tribunal Regional Eleitoral - TRE/BA escolherá uma dessas datas para realizar a eleição suplementar na cidade de Ruy Barbosa. Essa decisão ainda não foi tomada. Na política loc

PUBLICIDADE