Pular para o conteúdo principal

Estudantes de Ruy Barbosa participam de oficinas de audiovisual com foco nos itinerários formativos da BNCC


Uma nova experiência de aprendizagem no campo do audiovisual foi iniciada pela comunidade escolar do Colégio Estadual Professor Magalhães Neto (CEMAN), localizado no município de Ruy Barbosa (a 322 km de Salvador), nesta quinta-feira (29). Trata-se do workshop “Produção audiovisual” e do “Hackathon – um desafio de produção de vídeo”, promovidos pela Secretaria da Educação do Estado, por meio do projeto Escolas Culturais. Com esta oportunidade, os participantes poderão contar a história de sua cidade, envolvendo temáticas como identidade, protagonismo, autoestima e fortalecimento dos itinerários formativos, conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


No primeiro dia, o workshop foi realizado a partir da abordagem de conteúdo das diversas áreas do conhecimento, como História, Geografia e Sociologia. Já no “Hackathon”, que acontece nesta sexta e no sábado (30 e 31), os estudantes irão emergir na prática audiovisual, aprendendo conceitos ligados à produção, à gravação e a roteiro, além da realização das filmagens e edição dos vídeos, utilizando os equipamentos disponibilizados pelo projeto Escolas Culturais e os dispositivos móveis dos participantes.


“O workshop foi aberto a toda comunidade escolar interessada em conhecer a produção audiovisual. Para o hackaton, houve uma inscrição limitada a 40 estudantes, para que tivéssemos uma formação eficaz. Os alunos vão poder aprender conceitos voltados para o audiovisual com temáticas da sua realidade, algo que a rede estadual vem se adaptando neste processo do novo currículo do BNCC. Esta ação faz parte de uma série que estamos desenvolvendo e já temos confirmada em Saubara, Cachoeira, Eunápolis, Livramento de Nossa Senhora e Rodelas”, destacou a coordenadora de Tecnologias e Audiovisual da SEC, Carla Almeida, que ministra as atividades, junto à professora de audiovisual da rede estadual, Fátima Coelho.


A estudante Naiara Torres, 15 anos, vislumbra a formação como uma oportunidade ímpar de se aperfeiçoar na área do audiovisual. “Estou muito entusiasmada com esta chance de participar da atividade. Mesmo já trabalhando com algumas tecnologias na produção de slides e pequenos vídeos, poderemos conhecer mais os conceitos desta prática. E ainda teremos a condição de ajudar os colegas que precisarem de uma ajuda me projetos escolares”, destacou.


Para a estudante Aline Torres, 15, a atividade possibilita que os alunos estejam envolvidos com as novas tecnologias. “É uma realidade que precisamos acompanhar, porque até nos trabalhos de escola e extra-classe, às vezes, são pedidos vídeos. E quanto melhor estivermos preparados, melhor será o nosso desempenho”, ressaltou.        


Escolas Culturais


Lançado em 2017, o projeto Escolas Culturais é resultado de parceria entre as secretarias da Educação (SEC), da Cultura (SECULT) e da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), além da Casa Civil, e já foi implantado em 85 unidades escolares em toda Bahia. O projeto incrementa a arte e a cultura no currículo aliada à oferta de cursos de qualificação e formação profissional nas respectivas áreas, além de integrar a escola com a comunidade e fomentar a arte e a cultura no território na qual a escola está inserida.


Fotos: Divulgação




Postagens mais visitadas deste blog

Nomes das vítimas do acidente fatal envolvendo família de Ruy Barbosa são divulgados

O grave acidente que ocorreu no final da tarde deste domingo na BR 242, próximo à localidade do Zuca, deixou um saldo triste de 11 mortes. Cinco pessoas  sobreviveram.  A colisão frontal envolveu uma van que transportava membros de uma mesma família e uma carreta de soja.  As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que buscam entender as causas da colisão. Morreram da mesma família: Flávio Silva Boaventura, Franciele Boaventura, Enoi Silva Boaventura, Ana Lucia Rocha de Oliveira, Samuel Oliveira, Isael Oliveira, Eloisa Boaventura Dias e Luciene Boaventura de Oliveira. Romário e Vitor namoravam com integrantes da família, estavam na van e também faleceram. Na manhã desta segunda-feira (31), foi confirmado o falecimento de mais uma vítima, a criança Sofia.  Sobreviveram três pessoas da Van, além do motorista da Carreta. O velório deve acontecer coletivamente, em um local ainda a confirmar. Tudo indica que será no Ginásio Polie...

Tragédia em Ruy Barbosa: Colisão entre van e carreta resulta em mortes e feridos da mesma família

Um grave acidente ocorrido no final da tarde deste domingo na BR 242, próximo à localidade do Zuca, deixou um saldo triste de 10 mortes e quatro sobreviventes. A colisão frontal envolveu uma van que transportava membros de uma mesma família e uma carreta. A informação foi confirmada pelo jornalista Sandro Lima, da Rádio Esperança FM. A van, que levava 14 pessoas no total, incluindo o motorista , colidiu violentamente com uma carreta. A tragédia chocou a comunidade local e mobilizou equipes de resgate, que atuaram rapidamente no local do acidente. Não recebemos informações do motorista da carreta. Infelizmente, as autoridades confirmaram oficialmente que 10 pessoas perderam a vida devido ao impacto. Os quatro sobreviventes foram encaminhados para hospitais da região, onde recebem atendimento médico. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que buscam entender as causas da colisão. Em breve mais informações… Confira vídeos em nosso canal no Wh...

Após mudança de horário, vítimas da tragédia na BR-242 começam a ser enterradas

Os corpos das vítimas do trágico acidente na BR 242 chegaram à cidade por volta das 21h desta segunda-feira. A comunidade se reuniu para um velório coletivo no ginásio de esportes de Ruy Barbosa, onde familiares e amigos prestaram suas últimas homenagens. No entanto, por volta da meia-noite desta terça-feira, os corpos precisaram ser deslocados com urgência para a capela do Novo Cemitério Bosque da Paz. O motivo foi o surgimento de problemas de decomposição, que provocaram um forte odor. Como resultado, a cerimônia foi interrompida. Os sepultamentos, inicialmente previstos para começar às 9h da manhã, tiveram que ser antecipados devido à situação. A nova previsão era para as 6h da manhã, mas os sepultamentos efetivamente começaram por volta das 4h45 e continuam até o momento. A tragédia que abalou a cidade deixou um sentimento profundo de dor e solidariedade entre os moradores. A comunidade se une em luto pelas vidas perdidas e oferece apoio às famílias afetadas neste momento difícil. ...

PUBLICIDADE