A Secretaria Municipal de Saúde de Ruy Barbosa, através da vigilância epidemiológica informa que em nosso município a pacientes suspeitos de Dengue, Zika, Chikungunya e casos confirmados de dengue na zona urbana.
A transmissão ocorre pela picada da fêmea do Aedes Eegypti. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, principalmente ao amanhecer e entardecer.
Ela se reproduz em água parada onde deposita os ovos, por isso a Secretaria recomenda tampar caixas d'água, guardar garrafas vazias viradas para baixo, não acumular água nos pratos de vasos de plantas, guardar pneus em abrigos, desentupir ralos e canos, calhas e conservar as lixeiras tampadas.
Se a pessoa apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares, mal-estar, dores nas articulações ou manchas vermelhas pelo corpo, deve procurar imediatamente a unidade de saúde da família mais próximo para diagnóstico e tratamento adequados oferecidos pelo Sistema Único de Saúde - SUS.
Os cuidados devem ser redobrados com gestantes, pois o risco de aborto, parto prematuro ou alteração neurológica aumenta. Recomenda-se o pré-natal de rotina e o uso de roupas compridas e repelentes
A Secretaria Municipal de Saúde está tomando as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde para evitar essas doenças.