Pular para o conteúdo principal

Temer diz que governo acionou 'forças federais' para desbloquear estradas

O presidente Michel Temer disse nesta sexta-feira (25) que acionou forças federais para desbloquear estradas, ocupadas por caminhoneiros em greve. Ele fez um pronunciamento no Palácio do Planalto.

"Comunico que acionei as forças federais de segurança para desbloquear as estradas e estou solicitando aos senhores governadores que façam o mesmo", disse o presidente.

Segundo assessoria do Ministério da Segurança Pública, as forças federais incluem: Exército, Marinha, Aeronáutica e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Temer disse que tomou a decisão para evitar que a população fique sem produtos de "primeira necessidade".

"Não vamos permitir que a população fique sem gêneros de primeira necessidade. Não vamos permitir que os hospitais fiquem sem insumos para salvar vidas. Não vamos permitir que crianças sejam prejudicadas pelo fechamento de escolas. Como não vamos permitir que produtores tenham seu trabalho mais afetado", afirmou Temer.

Temer tomou a decisão depois de se reunir com ministros para uma "avaliação de segurança" sobre a situação no país, já que a greve dos caminhoneiros continuou, apesar do acordo firmado entre governo e representantes da categoria na noite de quinta (24).

A paralisação caminhoneiros chegou ao quinto dia nesta sexta-feira, com bloqueios de rodovias em protesto contra a alta do diesel e a política de preços da Petrobras, em vigor desde julho de 2017.

Temer disse que o governo atendeu os pedidos dos caminhoneiros, mas, segundo ele, uma "minoria radical" dos grevistas não quis cumprir o acordo.

Em razão da paralisação, há registros de falta de alimentos em supermercados e de combustível em postos de gasolina, o transporte coletivo em diversas cidades foi afetado, indústrias pararam atividades e voos começaram a ser cancelados por falta de combustível nos aeroportos.

O governo federal e representantes de caminhoneiros anunciaram proposta para suspender a greve por 15 dias. Contudo, as manifestações continuaram pelo país.

Mais cedo, Padilha afirmou que é preciso "dar um tempo" aos caminhoneiros, pois o fim da greve não ocorre de forma imediata. O ministro afirmou que o governo "confia" que a categoria vai cumprir o acordo nos próximos dias.

Na quinta, entre outros pontos, o governo propôs aos caminhoneiros manter a redução de 10% do preço do óleo diesel nas refinarias e reajustar o preço com periodicidade mínima de 30 dias.

A partir disso, a cada 30 dias, a Petrobras vai estipular o preço que será cobrado nas refinarias ao longo do mês. A União vai compensar a Petrobras por eventuais perdas e a estimativa é de que repasse R$ 4,9 bilhões à estatal até o final do ano.

Fonte: G1

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE! Cláudio Serrada anunciará candidato a prefeito para Eleição Suplementar em Ruy Barbosa

O Prefeito Cláudio Serrada anunciou nesta terça-feira (29) que vai revelar o nome do próximo candidato a prefeito do PSD para às próximas eleições em Ruy Barbosa. Ainda essa semana o prefeito vai revelar! A eleição deste ano em outubro foi anulado após o candidato vencedor ter seu pedido de registro negado por contas rejeitadas no TCM. Bonifácio teve 9.999 votos, porém perdeu recurso no TRE/BA e não recorreu ao TSE. Com isso, a Justiça eleitoral vai remarcar novas eleições em Ruy Barbosa. A data ainda não foi divulgada. A prefeitura deve ser assumida interinamente pelo Presidente da Câmara de Vereadores a partir de janeiro. A votação para escolha deve acontecer na primeira semana do início do ano. Informações preliminares: Alguns nomes ventilam na política. O nome mais certo do grupo de Bonifácio é sua esposa, a Sr.ª Eridan Dourado. Nosso site entrou em contato com Eridan a respeito dessa pré-candidatura, porém ainda não teve retorno.  Nomes como Liu do Rancho e seus filhos Junior e Ke

CASAL ASSALTANDO DE MOTO EM RUY BARBOSA 😳!

Ontem a noite uma mulher relatou que tentaram roubar sua moto por volta das 21h. Ela estava com seu filho de 4 anos.  De acordo com informação passadas ao site Ruy Barbosa Notícias, um casal em uma moto começou a segui-la no semáforo do Folga até sua residência.  Neste momento o casal questionou o porquê da vítima não parar no sinal.  Ela parou em frente de casa e acredita que foi uma tentativa de roubo sem sucesso por causa de Câmeras de Seguranças que têm em frente a sua residência.  A vítima assustada, ligou para a Polícia Militar, porém foi informada que a guarnição não poderia dar suporte por ter uma quantidade reduzida de policiais de plantão no momento. O Comando da Polícia Militar informou que está apurando as informações para esclarecer e tranquilizar a população.  A foto abaixo é meramente ilustrativa! A foto acima é meramente ilustrativa!

Ruy Barbosa: Apoiadores de Bonifácio pedem paz e respeito à Democracia

Na noite de sexta-feira (25), o povo de Ruy Barbosa se mobilizou em uma grande caminhada pela paz e pela democracia, reunindo uma multidão em apoio a Bonifácio. A manifestação, que teve início no Posto Mara e seguiu até a Praça Santa Tereza, destacou o engajamento da população com a política local. Os participantes, armados com cartazes e gritos em defesa da democracia, expressaram apoio à vitória de Bonifácio e manifestaram descontentamento com as recentes decisões judiciais. Um cartaz notável trazia a frase "Fora Otto Alencar, ditador", evidenciando a insatisfação popular. A concentração ocorreu na Praça da Igreja Matriz e contou com a presença de figuras políticas relevantes, como o presidente do partido, Jayme Vieira Lima, e Lúcio Vieira Lima, um dos líderes do MDB na Bahia.  A vereadora eleita, Eridan Dourado, foi muito aplaudida e recebeu o carinho da multidão, especialmente em meio a especulações sobre sua candidatura ao MDB após a anulação das eleições. Foto reproduçã

PUBLICIDADE