Pular para o conteúdo principal

Agricultura familiar é destaque na ExpoVale que acontece em Itaberaba


Com um público diário de cerca de cinco mil pessoas, a II Exposição Agropecuária do Vale do Médio Paraguaçu (ExpoVale), segue até a esta segunda-feira (26), em Itaberaba, data em que o município celebra o 141º ano de emancipação. O evento, organizado pela Prefeitura municipal de Itaberaba, em parceria com o Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais, acontece no Parque de Exposições Luiz Bezerra.

Durante a II Expovale acontece a 2ª Feira Territorial da Agricultura Familiar, que reúne expositores de todo o Território do Piemonte do Paraguaçu, e de agricultores familiares de 18 municípios, dentre eles de Wagner e Utinga, que além dos Indígenas Payayá são representados expressivamente pelo Movimento Sem Terra. A Cooperativa dos Produtores Rurais de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita), do município de Iaçu, apresenta e comercializa a produção de frutas desidratadas como abacaxi, mamão e melão.

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, e o vice-governador e secretário de Planejamento (Seplan), João Leão, participaram neste sábado (24), da abertura da feira. Rodrigues, destacou a ampliação do número de estandes dessa edição que triplicou, aumentando a quantidade de animais em exposição, inclusive abrangendo outros estados. Ele observou também o número de negócios realizados e a diversidade de atrações no evento, em especial, a área reservada para a exposição de produtos da agricultura familiar e reforma agrária.

“Para nós é muito importante ver uma exposição e feira da agricultura familiar, no seu segundo ano, crescer de uma forma tão exuberante, com o esforço da Prefeitura e Secretaria de Agricultura, que, em parceria com o Governo do Estado, por meio da SDR, vem promovendo a organização e o fortalecimento da agricultura familiar no município e no território. É uma alegria ver a grandeza da agricultura familiar na participação dessas exposições agropecuárias, com o tamanho e a qualidade, divulgando, comercializando e gerando renda”, destacou Jerônimo Rodrigues, titular da SDR.

SETAF em ação
Os visitantes da ExpoVle também podem contam com um espaço do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) Piemonte do Paraguaçu, unidade da da SDR, onde técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) e da Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), apresentam e esclarecem dúvidas sobre ações do Governo do Estado em execução, a exemplo dos editais do Bahia Produtiva, lançados no mês de fevereiro e com inscrições abertas e do serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER), além de mutirão para a emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

A SDR também apoiou a vinda de caravanas de agricultores familiares de outros municípios, com o objetivo de promover intercâmbio e troca de experiências entre os participantes.


Postagens mais visitadas deste blog

Nomes das vítimas do acidente fatal envolvendo família de Ruy Barbosa são divulgados

O grave acidente que ocorreu no final da tarde deste domingo na BR 242, próximo à localidade do Zuca, deixou um saldo triste de 11 mortes. Cinco pessoas  sobreviveram.  A colisão frontal envolveu uma van que transportava membros de uma mesma família e uma carreta de soja.  As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que buscam entender as causas da colisão. Morreram da mesma família: Flávio Silva Boaventura, Franciele Boaventura, Enoi Silva Boaventura, Ana Lucia Rocha de Oliveira, Samuel Oliveira, Isael Oliveira, Eloisa Boaventura Dias e Luciene Boaventura de Oliveira. Romário e Vitor namoravam com integrantes da família, estavam na van e também faleceram. Na manhã desta segunda-feira (31), foi confirmado o falecimento de mais uma vítima, a criança Sofia.  Sobreviveram três pessoas da Van, além do motorista da Carreta. O velório deve acontecer coletivamente, em um local ainda a confirmar. Tudo indica que será no Ginásio Polie...

Tragédia em Ruy Barbosa: Colisão entre van e carreta resulta em mortes e feridos da mesma família

Um grave acidente ocorrido no final da tarde deste domingo na BR 242, próximo à localidade do Zuca, deixou um saldo triste de 10 mortes e quatro sobreviventes. A colisão frontal envolveu uma van que transportava membros de uma mesma família e uma carreta. A informação foi confirmada pelo jornalista Sandro Lima, da Rádio Esperança FM. A van, que levava 14 pessoas no total, incluindo o motorista , colidiu violentamente com uma carreta. A tragédia chocou a comunidade local e mobilizou equipes de resgate, que atuaram rapidamente no local do acidente. Não recebemos informações do motorista da carreta. Infelizmente, as autoridades confirmaram oficialmente que 10 pessoas perderam a vida devido ao impacto. Os quatro sobreviventes foram encaminhados para hospitais da região, onde recebem atendimento médico. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que buscam entender as causas da colisão. Em breve mais informações… Confira vídeos em nosso canal no Wh...

Após mudança de horário, vítimas da tragédia na BR-242 começam a ser enterradas

Os corpos das vítimas do trágico acidente na BR 242 chegaram à cidade por volta das 21h desta segunda-feira. A comunidade se reuniu para um velório coletivo no ginásio de esportes de Ruy Barbosa, onde familiares e amigos prestaram suas últimas homenagens. No entanto, por volta da meia-noite desta terça-feira, os corpos precisaram ser deslocados com urgência para a capela do Novo Cemitério Bosque da Paz. O motivo foi o surgimento de problemas de decomposição, que provocaram um forte odor. Como resultado, a cerimônia foi interrompida. Os sepultamentos, inicialmente previstos para começar às 9h da manhã, tiveram que ser antecipados devido à situação. A nova previsão era para as 6h da manhã, mas os sepultamentos efetivamente começaram por volta das 4h45 e continuam até o momento. A tragédia que abalou a cidade deixou um sentimento profundo de dor e solidariedade entre os moradores. A comunidade se une em luto pelas vidas perdidas e oferece apoio às famílias afetadas neste momento difícil. ...

PUBLICIDADE