Pular para o conteúdo principal

Tremor no município de Baixa Grande registra magnitude preliminar estimada em 2.0, diz LabSis/UFRN

Segundo informações colhidas de diversas fontes, desde 24 de dezembro de 2017, a população do município de Baixa Grande-BA vem sentindo tremores de terra. As localidades mais afetadas se encontram ao norte da sede, notadamente em Lasca Gato e Jerema, na região do povoado de Novo Sítio.


Esses eventos têm sido registrados por estações operadas pela UFRN em Ponto Novo-BA (NBPN) e Lagarto-SE NBLA), mas, infelizmente, essas estações não contam com transmissão on-line no momento.

Como exemplo, mostramos o registro de dois eventos no dia 23 de fevereiro de 2018. O primeiro evento ocorreu às 16:32 UTC (13:32, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 2.0. O segundo evento ocorreu às 16:39 UTC (13:39, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 1.9.


O registro desses eventos na estação NBLA.


Fonte: LabSis/UFRN
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, André Silva, Marconi Oliveira.


LabSis/UFRN)


O Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN) tem sua origem remota em 1975, ano em que a Estação Sismográfica de Natal (NAT), instalada em 1965 pelo USGS, foi transferida da Marinha para a UFRN.


O grande salto na Sismologia da UFRN ocorreu em 1986 em virtude dos sismos de João Câmara, quando se iniciou o trabalho de campo com redes locais, que vem sendo realizado até hoje em diversas áreas sísmicas do Nordeste. Atualmente o LabSis/UFRN, faz parte do Departamento de Geofísica (DGEF/CCET/UFRN), opera a estação de Riachuelo (RCBR, pertencente à Global Seismographic Network), participa do INCT de Estudos Tetônicos e está instalando uma rede sismográfica permanente no Nordeste do Brasil (RSISNE), com apoio da Petrobras.


Um trabalho relevante realizado pelo LabSis/UFRN está na assessoria de ações de Defesa Civil seja diretamente em contato com autoridades e população, seja através de palestras e divulgação pelos mais diversos meios de comunicação.

Postagens mais visitadas deste blog

Homem morre após ser esfaqueado no Distrito do Paraíso, em Ruy Barbosa

Na madrugada deste domingo (17), uma briga envolvendo dois jovens terminou em tragédia na Rua Velha, no Distrito do Paraíso, município de Ruy Barbosa. De acordo com relatos passados para o site Ruy Barbosa Notícias, um homem deferiu golpes de faca em seu desafeto que ficou gravemente ferido. O ferido foi socorrido para o hospital de Itaberaba,  porém não resistiu aos ferimentos e faleceu. A vítima foi identificada  como "Gu". Logo em seguida os moradores do Paraíso postaram pedidos de segurança nas redes socias. A mensagem foi direcionada a políticos, onde é reivindicado mais policiamento com um posto da PM fixa no local.

Jovem natural de Ruy Barbosa que estava desaparecido é encontrado sem vida em Anguera

Na manhã desta quinta-feira (21), moradores da cidade de Anguera/BA se depararam com uma cena trágica: um corpo boiando nas águas da lagoa da Fonte Nova. A vítima foi identificada como Wanderson de Jesus Souza, de 26 anos, morador de Feira de Santana, porém natural do Morro das Flores, município de Ruy Barbosa. Segundo informações preliminares do site AN Portal de Notícia s, Wanderson esteve presente no evento de comemoração do aniversário da cidade, realizado no Estádio Zelitão, na noite da última terça-feira, 19.  Após se dirigir ao banheiro, ele não foi mais visto, o que levantou a preocupação de familiares e amigos. Diante do desaparecimento, os parentes solicitarem a ajuda do AN Portal de Notícias para espalhar a informação e registrar a busca pelo jovem. A notícia do corpo encontrado pegou a comunidade de surpresa. Populares que avistaram a parte do corpo imediatamente alertaram as autoridades. A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionados e chegaram a

TSE define calendário com datas para eleições suplementares em 2025

TRE/BA tem 12 opções de datas disponíveis para definir eleições  em Ruy Barbosa A Portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 842 , de 2024, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (21), estabelece as datas para a realização de eleições suplementares de 2025. Os tribunais regionais eleitorais (TREs), respeitando o cronograma definido pelo TSE, convocarão os novos pleitos e aprovarão as respectivas instruções sobre essas eleições. O calendário definido no documento traz as seguintes datas: I - 12 de janeiro; II - 2 de fevereiro; III - 9 de março; IV - 6 de abril; V - 4 de maio; VI - 8 de junho; VII - 6 de julho; VIII - 3 de agosto; IX - 14 de setembro; X - 5 de outubro; XI - 9 de novembro; XII - 7 de dezembro. EM RUY BARBOSA Nosso site conversou com alguns advogados que explicou: O Tribunal Regional Eleitoral - TRE/BA escolherá uma dessas datas para realizar a eleição suplementar na cidade de Ruy Barbosa. Essa decisão ainda não foi tomada. Na política loc

PUBLICIDADE