Pular para o conteúdo principal

Prefeito Ricardo Mascarenhas faz história e recebe Certificado Internacional da ONU

A Organização das Nações Unidas (Onu) concedeu ao prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas o certificado internacional da Campanha Cidade Resiliente. A campanha da ONU define cidade resiliente como aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos. 


Com a certificação do programa, Itaberaba tornando-se a primeira cidade baiana e a oitava do nordeste a ser certificada pelo Escritório para a Redução de Riscos de Desastres  das Nações Unidas (UNISDR/ONU). Para ser certificado, o município apresentou propostas viáveis e ações concretas que integra o Plano Municipal para Contenção de Catástrofes Naturais (PMCC). Uma das ações concretas foi a Lei n.º 1.496 de novembro ano passado, sancionada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas, que cria o Sistema Municipal Proteção e Defesa Civil (SMDC).


Uma das finalidades da campanha é mostrar que a redução de riscos e desastres ajuda na diminuição da pobreza, favorece a geração de empregos, de oportunidades  comerciais e a igualdade social, além de garantir ecossistemas mais equilibrados e melhorias nas políticas de saúde e educação.Com isso o Prefeito Ricardo assume o compromisso internacional perante a ONU e ao Ministério da Integração para transformar o município com ações, programas e obras. 


O prefeito Ricardo comemorou a conquista e pautou: "Quero fazer um agradecimento especial a Robert Glasser, representante Especial do Secretário Geral da ONU! Estamos  trabalhando juntos para minimizar os riscos de desastres e isso não vai ficar apenas como um desejo utópico, que tantas vezes imperou nos discursos de alguns gestores brasileiros. A nossa cidade vem sendo atingida por fenômenos naturais antes exóticos cada vez mais fortes, a exemplo de granizo, tempestades e vendavais. É por isso que estamos planejando ações para transformar Itaberaba em uma cidade modelo em resiliência na Bahia, e esse foi um grande passo!" 

"O prefeito Ricardo, abraçou as questões para resiliências no município, ano passado criou o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, SMPDC, composto pela  Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), pelo Fundo Municipal de Proteção e de Defesa Civil (FUMPDEC) e pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (CMPDEC), com a finalidade de coordenar todas as ações de proteção e defesa civil do município, nos períodos de normalidade e anormalidade. 

Já estamos na elaboração  do Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil (PMPDC) e muitas coisas boas virão com ele a exemplo da Brigada Voluntária e da Brigada Mirim, execução de obras de melhorias de infraestrutura, com o mapeamento de áreas de riscos ". Disse Leo Vieira, Coordenador da nova pasta de Proteção e Defesa Civil.

Ele ainda frisou que existe outra etapa a ser conquistado, a campanha é baseada nos 10 fundamentos para desenvolver a resiliência local, que por sua vez é construída sobre  cinco prioridades de ação do Marco de Ação de Hyogo (HFA), adotada pelos Estados-membros da ONU de 2005 a 2015.


Para ser considerada pela ONU uma cidade resiliente é preciso cumprir dez passos: estabelecer mecanismos de organização e coordenação das ações preventivas com base na participação da sociedade; elaborar documentos de orientação para redução de riscos de desastres; manter informações atualizadas sobre ameaças e vulnerabilidades da cidade; investir em infraestrutura de redução de risco; avaliar a segurança de escolas e postos de saúde; aplicar e cumprir regulamentos de planejamento urbano; investir na capacitação comunitária para a redução de riscos; proteger ecossistemas para atenuar alagamentos e inundações; instalar sistemas de alerta e alarme; e garantir apoio à população após desastres.




Postagens mais visitadas deste blog

Homem morre após ser esfaqueado no Distrito do Paraíso, em Ruy Barbosa

Na madrugada deste domingo (17), uma briga envolvendo dois jovens terminou em tragédia na Rua Velha, no Distrito do Paraíso, município de Ruy Barbosa. De acordo com relatos passados para o site Ruy Barbosa Notícias, um homem deferiu golpes de faca em seu desafeto que ficou gravemente ferido. O ferido foi socorrido para o hospital de Itaberaba,  porém não resistiu aos ferimentos e faleceu. A vítima foi identificada  como "Gu". Logo em seguida os moradores do Paraíso postaram pedidos de segurança nas redes socias. A mensagem foi direcionada a políticos, onde é reivindicado mais policiamento com um posto da PM fixa no local.

Jovem natural de Ruy Barbosa que estava desaparecido é encontrado sem vida em Anguera

Na manhã desta quinta-feira (21), moradores da cidade de Anguera/BA se depararam com uma cena trágica: um corpo boiando nas águas da lagoa da Fonte Nova. A vítima foi identificada como Wanderson de Jesus Souza, de 26 anos, morador de Feira de Santana, porém natural do Morro das Flores, município de Ruy Barbosa. Segundo informações preliminares do site AN Portal de Notícia s, Wanderson esteve presente no evento de comemoração do aniversário da cidade, realizado no Estádio Zelitão, na noite da última terça-feira, 19.  Após se dirigir ao banheiro, ele não foi mais visto, o que levantou a preocupação de familiares e amigos. Diante do desaparecimento, os parentes solicitarem a ajuda do AN Portal de Notícias para espalhar a informação e registrar a busca pelo jovem. A notícia do corpo encontrado pegou a comunidade de surpresa. Populares que avistaram a parte do corpo imediatamente alertaram as autoridades. A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionados e chegaram a

TSE define calendário com datas para eleições suplementares em 2025

TRE/BA tem 12 opções de datas disponíveis para definir eleições  em Ruy Barbosa A Portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 842 , de 2024, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (21), estabelece as datas para a realização de eleições suplementares de 2025. Os tribunais regionais eleitorais (TREs), respeitando o cronograma definido pelo TSE, convocarão os novos pleitos e aprovarão as respectivas instruções sobre essas eleições. O calendário definido no documento traz as seguintes datas: I - 12 de janeiro; II - 2 de fevereiro; III - 9 de março; IV - 6 de abril; V - 4 de maio; VI - 8 de junho; VII - 6 de julho; VIII - 3 de agosto; IX - 14 de setembro; X - 5 de outubro; XI - 9 de novembro; XII - 7 de dezembro. EM RUY BARBOSA Nosso site conversou com alguns advogados que explicou: O Tribunal Regional Eleitoral - TRE/BA escolherá uma dessas datas para realizar a eleição suplementar na cidade de Ruy Barbosa. Essa decisão ainda não foi tomada. Na política loc

PUBLICIDADE