Com a aproximação do período de matrícula para mais um ano letivo, os pais iniciam uma maratona para poder conhecer outras escolas e novas possibilidades de sucesso na educação dos seus filhos.
Muitas escolas até pedem que os pais confirmem a matrícula dos filhos sobre o risco de perderem a vaga, mas na verdade o que está por trás dessa prática é o receio de o cliente optar por outras instituições. Especialistas no assunto esclarecem que na verdade o pai pode levar seu filho para a escola que achar melhor, mesmo que já tenha efetuado a matrícula. Outra preocupação é na hora da escolha. Escolas novas acabam sendo uma ótima opção, pois normalmente oferecem melhor custo benefício.
Os pais precisam pensar no valor da mensalidade, mas, além disso, precisam analisar situações óbvias, como questões relacionadas à formação e ao bem-estar da criança ou do adolescente. É preciso ser curioso e realizar um trabalho prévio de investigação para não errar o alvo.
A dica é fugir do tradicionalismo e pesquisar informações sobre novas escolas, espaço, mobiliário,
equipe pedagógica e interesse da escola em formar cidadãos com princípios e valores preparados para os desafios sociais contemporâneos. A dica é perguntar a si mesmo: “Que tipo de pessoa quero que meu filho seja?”. E, a partir daí, pautar a seleção.
No final do ano letivo algumas escolas tentam reestabelecer o diálogo com os pais e costumam oferecer alguns atrativos para atrair as crianças, mas os pais precisam ficar atentos. Uma educação de qualidade e que seja eficaz precisa pensar na qualidade do serviço e no atendimento aos alunos e pais durante todo o ano letivo. Uma boa escola precisa valorizar os clientes e sua opinião, ter uma boa estrutura, professores atualizados, equipe pedagógica treinada e proposta pedagógica moderna e que atendam as demandas sociais da contemporaneidade.
Outra preocupação que os pais precisam ter é com o livro e com a lista de material. Pesquise sobre o livro que a escola vem adotando. Muitas vezes optam por um livro barato e ineficaz e passam o resto do ano pedindo dinheiro aos pais para realizar ações complementares ou tendo um gasto excessivo com tarefas impressas.
A escola que tem compromisso social sempre vai optar por livros que custe o quanto vale. Que atenda à proposta pedagógica que a escola se propõe e que pense na formação do aluno como um todo. A escola precisa assumir o compromisso legal de exigir apenas os materiais utilizados nas atividades pedagógicas diárias do aluno. Ainda assim, a quantidade solicitada precisa ser coerente com as atividades praticadas pela criança e não pode haver especificação de marca ou estabelecimento para compra.
Tendo como referência os cuidados acima, fica mais fácil a busca pela realização dos objetivos de sucesso. Mas este objetivo só nos será possível com a valorização dos pais, da escola, dos educadores, gestores, todos fazendo sua parte com o objetivo em comum: o de um futuro melhor e digno para nossas crianças.
No final do ano letivo algumas escolas tentam reestabelecer o diálogo com os pais e costumam oferecer alguns atrativos para atrair as crianças, mas os pais precisam ficar atentos. Uma educação de qualidade e que seja eficaz precisa pensar na qualidade do serviço e no atendimento aos alunos e pais durante todo o ano letivo. Uma boa escola precisa valorizar os clientes e sua opinião, ter uma boa estrutura, professores atualizados, equipe pedagógica treinada e proposta pedagógica moderna e que atendam as demandas sociais da contemporaneidade.
Outra preocupação que os pais precisam ter é com o livro e com a lista de material. Pesquise sobre o livro que a escola vem adotando. Muitas vezes optam por um livro barato e ineficaz e passam o resto do ano pedindo dinheiro aos pais para realizar ações complementares ou tendo um gasto excessivo com tarefas impressas.
A escola que tem compromisso social sempre vai optar por livros que custe o quanto vale. Que atenda à proposta pedagógica que a escola se propõe e que pense na formação do aluno como um todo. A escola precisa assumir o compromisso legal de exigir apenas os materiais utilizados nas atividades pedagógicas diárias do aluno. Ainda assim, a quantidade solicitada precisa ser coerente com as atividades praticadas pela criança e não pode haver especificação de marca ou estabelecimento para compra.
Tendo como referência os cuidados acima, fica mais fácil a busca pela realização dos objetivos de sucesso. Mas este objetivo só nos será possível com a valorização dos pais, da escola, dos educadores, gestores, todos fazendo sua parte com o objetivo em comum: o de um futuro melhor e digno para nossas crianças.