Pular para o conteúdo principal

Final de ano chegando e mais um desafio para quem pensa no futuro dos seus filhos

Com a aproximação do período de matrícula para mais um ano letivo, os pais iniciam uma maratona para poder conhecer outras escolas e novas possibilidades de sucesso na educação dos seus filhos. 

Muitas escolas até pedem que os pais confirmem a matrícula dos filhos sobre o risco de perderem a vaga, mas na verdade o que está por trás dessa prática é o receio de o cliente optar por outras instituições. Especialistas no assunto esclarecem que na verdade o pai pode levar seu filho para a escola que achar melhor, mesmo que já tenha efetuado a matrícula. Outra preocupação é na hora da escolha. Escolas novas acabam sendo uma ótima opção, pois normalmente oferecem melhor custo benefício. 

Os pais precisam pensar no valor da mensalidade, mas, além disso, precisam analisar situações óbvias, como questões relacionadas à formação e ao bem-estar da criança ou do adolescente. É preciso ser curioso e realizar um trabalho prévio de investigação para não errar o alvo. 

A dica é fugir do tradicionalismo e pesquisar informações sobre novas escolas, espaço, mobiliário, 
equipe pedagógica e interesse da escola em formar cidadãos com princípios e valores preparados para os desafios sociais contemporâneos. A dica é perguntar a si mesmo: “Que tipo de pessoa quero que meu filho seja?”. E, a partir daí, pautar a seleção.

No final do ano letivo algumas escolas tentam reestabelecer o diálogo com os pais e costumam oferecer alguns atrativos para atrair as crianças, mas os pais precisam ficar atentos. Uma educação de qualidade e que seja eficaz precisa pensar na qualidade do serviço e no atendimento aos alunos e pais durante todo o ano letivo. Uma boa escola precisa valorizar os clientes e sua opinião, ter uma boa estrutura, professores atualizados, equipe pedagógica treinada e proposta pedagógica moderna e que atendam as demandas sociais da contemporaneidade.

Outra preocupação que os pais precisam ter é com o livro e com a lista de material. Pesquise sobre o livro que a escola vem adotando. Muitas vezes optam por um livro barato e ineficaz e passam o resto do ano pedindo dinheiro aos pais para realizar ações complementares ou tendo um gasto excessivo com tarefas impressas.

A escola que tem compromisso social sempre vai optar por livros que custe o quanto vale. Que atenda à proposta pedagógica que a escola se propõe e que pense na formação do aluno como um todo. A escola precisa assumir o compromisso legal de exigir apenas os materiais utilizados nas atividades pedagógicas diárias do aluno. Ainda assim, a quantidade solicitada precisa ser coerente com as atividades praticadas pela criança e não pode haver especificação de marca ou estabelecimento para compra.

Tendo como referência os cuidados acima, fica mais fácil a busca pela realização dos objetivos de sucesso. Mas este objetivo só nos será possível com a valorização dos pais, da escola, dos educadores, gestores, todos fazendo sua parte com o objetivo em comum: o de um futuro melhor e digno para nossas crianças.


Postagens mais visitadas deste blog

Nomes das vítimas do acidente fatal envolvendo família de Ruy Barbosa são divulgados

O grave acidente que ocorreu no final da tarde deste domingo na BR 242, próximo à localidade do Zuca, deixou um saldo triste de 11 mortes. Cinco pessoas  sobreviveram.  A colisão frontal envolveu uma van que transportava membros de uma mesma família e uma carreta de soja.  As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que buscam entender as causas da colisão. Morreram da mesma família: Flávio Silva Boaventura, Franciele Boaventura, Enoi Silva Boaventura, Ana Lucia Rocha de Oliveira, Samuel Oliveira, Isael Oliveira, Eloisa Boaventura Dias e Luciene Boaventura de Oliveira. Romário e Vitor namoravam com integrantes da família, estavam na van e também faleceram. Na manhã desta segunda-feira (31), foi confirmado o falecimento de mais uma vítima, a criança Sofia.  Sobreviveram três pessoas da Van, além do motorista da Carreta. O velório deve acontecer coletivamente, em um local ainda a confirmar. Tudo indica que será no Ginásio Polie...

Tragédia em Ruy Barbosa: Colisão entre van e carreta resulta em mortes e feridos da mesma família

Um grave acidente ocorrido no final da tarde deste domingo na BR 242, próximo à localidade do Zuca, deixou um saldo triste de 10 mortes e quatro sobreviventes. A colisão frontal envolveu uma van que transportava membros de uma mesma família e uma carreta. A informação foi confirmada pelo jornalista Sandro Lima, da Rádio Esperança FM. A van, que levava 14 pessoas no total, incluindo o motorista , colidiu violentamente com uma carreta. A tragédia chocou a comunidade local e mobilizou equipes de resgate, que atuaram rapidamente no local do acidente. Não recebemos informações do motorista da carreta. Infelizmente, as autoridades confirmaram oficialmente que 10 pessoas perderam a vida devido ao impacto. Os quatro sobreviventes foram encaminhados para hospitais da região, onde recebem atendimento médico. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que buscam entender as causas da colisão. Em breve mais informações… Confira vídeos em nosso canal no Wh...

Após mudança de horário, vítimas da tragédia na BR-242 começam a ser enterradas

Os corpos das vítimas do trágico acidente na BR 242 chegaram à cidade por volta das 21h desta segunda-feira. A comunidade se reuniu para um velório coletivo no ginásio de esportes de Ruy Barbosa, onde familiares e amigos prestaram suas últimas homenagens. No entanto, por volta da meia-noite desta terça-feira, os corpos precisaram ser deslocados com urgência para a capela do Novo Cemitério Bosque da Paz. O motivo foi o surgimento de problemas de decomposição, que provocaram um forte odor. Como resultado, a cerimônia foi interrompida. Os sepultamentos, inicialmente previstos para começar às 9h da manhã, tiveram que ser antecipados devido à situação. A nova previsão era para as 6h da manhã, mas os sepultamentos efetivamente começaram por volta das 4h45 e continuam até o momento. A tragédia que abalou a cidade deixou um sentimento profundo de dor e solidariedade entre os moradores. A comunidade se une em luto pelas vidas perdidas e oferece apoio às famílias afetadas neste momento difícil. ...

PUBLICIDADE

MERCELO
KARINE
ÓTICA
ENTER DADOS
MATRIZ
Translok
SUPER GAS
undefined