Pular para o conteúdo principal

Estudantes da UNOPAR realizam ação de Responsabilidade Social em Itaberaba

Aconteceu, na manhã deste sábado (23), o Dia da Responsabilidade Social, um evento organizado pelos alunos dos cursos de Serviço Social, Administração de Empresas e Educação Física da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Polo Itaberaba, sob a orientação das tutoras Lanna Rodrigues Ramos e Jaila Brito Silva, com o apoio da Prefeitura de Itaberaba e do comércio local.
Com o tema Responsabilidade Social: um compromisso de todos, o encontro fez parte da “Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular”, uma iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES), com objetivo de estimular as Instituições Particulares a desenvolverem a prestação de serviços para a comunidade.
Participaram do encontro, realizado na Praça Josenildo Miguel de Brito (Praça do Coqueiro), o prefeito Ricardo Mascarenhas, a vice-prefeita Maria José Novais, os secretários municipais de Comunicação e Informação Social, Lucas Hayne, e de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Evandro Novaes, além de João Jesus (João da Capina), coordenador da equipe de profissionais Garis do município para os quais a ação foi voltada. O vereador Fredson de Oliveira (Fel de Cacai) participou, representando a Câmara de Vereadores.
Também participaram do evento, a diretora Geral da UNOPAR, Alessandra Gondim, a coordenadora Pedagógica da Instituição, Valdeci Santana, e o Capitão PM Nelmir Franklin, representando o comando do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na pessoa de seu comandante, o Tenente Coronel PM Issa que, na oportunidade, ofertou uma medalha de mérito para condecorar o profissional gari com mais anos de profissão.

Várias ações neste dia
A programação deste sábado contou com diversas atividades, como apresentações teatrais, concurso de dança e desfile. As turmas de 5º e 6º semestres, do curso de Serviço Social, e do 1º e 2º, do curso de Administração, apresentaram peças teatrais abordando questões relacionadas com a violência contra a mulher e educação financeira.
A turma de Serviço Social apresentou a peça: “Meu nome é Maria, Meu Sobrenome é Mulher”; e a de Administração: “Descontrolados Aqui Não”. Além disso, também foram realizadas atividades físicas, como: alongamentos e exercícios aeróbicos orientados pela turma de 1º semestre do curso de Educação Física da UNOPAR.

Nosso Gari é Show
A medalha, ofertada pelo 11º BPM, foi ganha pela senhora Edelzuíta Silva dos Santos (53), profissional gari com mais de 20 anos de serviços prestados ao município. “Foi muito bom participar e ganhar a medalha. Eu me senti lá em cima. A gente foi tão bem tratada por todos”, comentou a bem humorada senhora.
Segundo ela, o prefeito Ricardo Mascarenhas está de parabéns porque tem cuidado dos profissionais garis com muito respeito. “A gente trabalha no sol todo dia e agora, com essa roupa bonita, a gente tá protegida do calor. O prefeito disse que vai dar protetor solar pra gente passar e não ficar doente. Então, hoje, a gente sabe que tem alguém que cuida da gente”, destacou dona Edelzuíta.
Presente no evento, o prefeito Ricardo Mascarenhas parabenizou a UNOPAR e aos alunos pela iniciativa, lembrando que o Governo Cidade de Todos tem o compromisso e a responsabilidade de cuidar das pessoas, melhorando sua qualidade de vida. “Nós colocamos, como prioridade de nossa gestão, o cuidado com as pessoas que mais precisam”, disse o gestor.
Ele lembrou ainda o cuidado que gestão teve na escolha dos uniformes dos profissionais garis. “Sei a dificuldade que é trabalhar sob o sol escaldante de nossa região semiárida, por isso determinei ao secretário Evandro que buscasse uma solução que melhorasse as condições de trabalho desses profissionais. A solução que nós encontramos foi usar uma malhar com fator de proteção contra os nocivos raios ultravioleta”, ponderou o prefeito.
Para a tutora Lanna Rodrigues Ramos, a ação é importante para a cidade porque mobiliza questões sociais, econômicas e de saúde pública que devem ser mais debatidas pela sociedade. “Esta ação é importante porque faz circular temas que devem ser enfrentado por todos na sociedade e, por outro lado, também mobiliza nosso alunos para a prática do que é aprendido teoricamente. Isso acaba por integrar a escola e a sociedade na busca de um bem comum a todos”, disse a professora.
Fonte: Ascom Itaberaba

Postagens mais visitadas deste blog

Nomes das vítimas do acidente fatal envolvendo família de Ruy Barbosa são divulgados

O grave acidente que ocorreu no final da tarde deste domingo na BR 242, próximo à localidade do Zuca, deixou um saldo triste de 11 mortes. Cinco pessoas  sobreviveram.  A colisão frontal envolveu uma van que transportava membros de uma mesma família e uma carreta de soja.  As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que buscam entender as causas da colisão. Morreram da mesma família: Flávio Silva Boaventura, Franciele Boaventura, Enoi Silva Boaventura, Ana Lucia Rocha de Oliveira, Samuel Oliveira, Isael Oliveira, Eloisa Boaventura Dias e Luciene Boaventura de Oliveira. Romário e Vitor namoravam com integrantes da família, estavam na van e também faleceram. Na manhã desta segunda-feira (31), foi confirmado o falecimento de mais uma vítima, a criança Sofia.  Sobreviveram três pessoas da Van, além do motorista da Carreta. O velório deve acontecer coletivamente, em um local ainda a confirmar. Tudo indica que será no Ginásio Polie...

Tragédia em Ruy Barbosa: Colisão entre van e carreta resulta em mortes e feridos da mesma família

Um grave acidente ocorrido no final da tarde deste domingo na BR 242, próximo à localidade do Zuca, deixou um saldo triste de 10 mortes e quatro sobreviventes. A colisão frontal envolveu uma van que transportava membros de uma mesma família e uma carreta. A informação foi confirmada pelo jornalista Sandro Lima, da Rádio Esperança FM. A van, que levava 14 pessoas no total, incluindo o motorista , colidiu violentamente com uma carreta. A tragédia chocou a comunidade local e mobilizou equipes de resgate, que atuaram rapidamente no local do acidente. Não recebemos informações do motorista da carreta. Infelizmente, as autoridades confirmaram oficialmente que 10 pessoas perderam a vida devido ao impacto. Os quatro sobreviventes foram encaminhados para hospitais da região, onde recebem atendimento médico. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que buscam entender as causas da colisão. Em breve mais informações… Confira vídeos em nosso canal no Wh...

Após mudança de horário, vítimas da tragédia na BR-242 começam a ser enterradas

Os corpos das vítimas do trágico acidente na BR 242 chegaram à cidade por volta das 21h desta segunda-feira. A comunidade se reuniu para um velório coletivo no ginásio de esportes de Ruy Barbosa, onde familiares e amigos prestaram suas últimas homenagens. No entanto, por volta da meia-noite desta terça-feira, os corpos precisaram ser deslocados com urgência para a capela do Novo Cemitério Bosque da Paz. O motivo foi o surgimento de problemas de decomposição, que provocaram um forte odor. Como resultado, a cerimônia foi interrompida. Os sepultamentos, inicialmente previstos para começar às 9h da manhã, tiveram que ser antecipados devido à situação. A nova previsão era para as 6h da manhã, mas os sepultamentos efetivamente começaram por volta das 4h45 e continuam até o momento. A tragédia que abalou a cidade deixou um sentimento profundo de dor e solidariedade entre os moradores. A comunidade se une em luto pelas vidas perdidas e oferece apoio às famílias afetadas neste momento difícil. ...

PUBLICIDADE