Pular para o conteúdo principal

Bispo da diocese de Ruy Barbosa, Dom André, divulga carta aberta contra a retirada de direitos do povo brasileiro e convoca a sociedade para ato público no dia 8 de abril.

Na parábola do Bom Samaritano, Jesus nos mostra que tem pessoas que não se preocupam com o pobre assaltado à beira do caminho. E nos ensina que o certo é se fazer próximo, ter compaixão; fazer o bem, sem olhar a quem.
Os bispos do nosso Regional Nordeste 3, Bahia e Sergipe, “na convivência de pastores com o nosso povo, percebemos a sua imensa angústia e apreensão diante do que está acontecendo no país ... Para culminar, as propostas de reformas do Governo Federal, especialmente a previdenciária, ameaçam os direitos sociais adquiridos pela Constituição Cidadã de 1988, penalizando, sobretudo, os mais pobres e vulneráveis.”  Na nossa mensagem (15/03) “Conclamamos nossas comunidades cristãs que se unam e não se deixem abater”.(Cf 2 Cor 4,16)”
Nosso clero reunido (21/03) “decidiu não ficar somente em falar nas comunidades, inclusive nas suas celebrações, e realizar um abaixo assinado para o Congresso, mas sobretudo convocar para um ato público contra a atual Reforma da Previdência e de outros Direitos já garantidos que estão sendo violados: uma mobilização para aderir à luta de todos os movimentos e iniciativas contra a Reforma da Previdência (PEC 287/2016), que certamente prejudicará a maioria dos Trabalhadores/as, e especialmente a VIDA dos mais pobres”



O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em nota sobre a PEC 287 (23/3), manifestou apreensão com relação ao projeto do Poder Executivo em tramitação no Congresso Nacional, considerando que a mesma “escolhe o caminho da exclusão social.” Elenca vários pontos, desde o Art. 6º da Constituição que estabeleceu que “A previdência não é uma concessão governamental ou um privilégio. Os direitos Sociais no Brasil foram conquistados com intensa participação democrática; qualquer ameaça a eles merece imediato repúdio”, até as palavras insistentes do Papa Francisco agora dirigidas às senhoras e aos senhores parlamentares.
 “...Nunca falte a garantia para a velhice, a enfermidade, os acidentes relacionados com o trabalho. Não falte o direito à aposentadoria, e sublinho: o direito — a aposentadoria é um direito! — porque disto é que se trata.”
E a nota conclui: Convocamos os cristãos e pessoas de boa vontade, particularmente nossas comunidades, a se mobilizarem ao redor da atual Reforma da Previdência, a fim de buscar o melhor para o nosso povo, principalmente os mais fragilizados.
Unido e solidário com o colégio episcopal e presbiteral conclamei e convoquei, 3 vezes, conforme as notas, à mobilização de uma maneira geral.
Agora faço uma convocação concreta para o “nosso” Ato Público.
Estimado Povo de Deus, organizações, sindicatos, associações, igrejas, pessoas de boa vontade, com esperança e fé, em comunhão com todos os que estão indo às ruas, a Diocese de Ruy Barbosa vos convoca para um ato público contra a atual Reforma da Previdência e em defesa de Direitos garantidos que estão sendo violados.

LOCAL DA CONCENTRAÇÃO: PRAÇA DA IGREJA CATEDRAL – RUY BARBOSA
DATA: 08 de abril de 2017 (sábado), às 08h30.

INCENTIVO TAMBÉM A PARTICIPAÇÃO NOS ATOS COM O MESMO OBJETIVO NAS RESPECTIVAS PARÓQUIAS /MUNICÍPIOS NO DIA 31/03 OU EM OUTRO MOMENTO.
E se o Bom Samaritano tivesse chegado mais cedo conseguindo evitar o assalto?
Esta pergunta não tem resposta.
Mas para a última palavra de Jesus tem e Ele a espera: Vá e faça a mesma coisa!

+ André De Witte

Bispo da Diocese de Ruy Barbosa-BA - 28/03/2017


Postagens mais visitadas deste blog

Nomes das vítimas do acidente fatal envolvendo família de Ruy Barbosa são divulgados

O grave acidente que ocorreu no final da tarde deste domingo na BR 242, próximo à localidade do Zuca, deixou um saldo triste de 11 mortes. Cinco pessoas  sobreviveram.  A colisão frontal envolveu uma van que transportava membros de uma mesma família e uma carreta de soja.  As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que buscam entender as causas da colisão. Morreram da mesma família: Flávio Silva Boaventura, Franciele Boaventura, Enoi Silva Boaventura, Ana Lucia Rocha de Oliveira, Samuel Oliveira, Isael Oliveira, Eloisa Boaventura Dias e Luciene Boaventura de Oliveira. Romário e Vitor namoravam com integrantes da família, estavam na van e também faleceram. Na manhã desta segunda-feira (31), foi confirmado o falecimento de mais uma vítima, a criança Sofia.  Sobreviveram três pessoas da Van, além do motorista da Carreta. O velório deve acontecer coletivamente, em um local ainda a confirmar. Tudo indica que será no Ginásio Polie...

Tragédia em Ruy Barbosa: Colisão entre van e carreta resulta em mortes e feridos da mesma família

Um grave acidente ocorrido no final da tarde deste domingo na BR 242, próximo à localidade do Zuca, deixou um saldo triste de 10 mortes e quatro sobreviventes. A colisão frontal envolveu uma van que transportava membros de uma mesma família e uma carreta. A informação foi confirmada pelo jornalista Sandro Lima, da Rádio Esperança FM. A van, que levava 14 pessoas no total, incluindo o motorista , colidiu violentamente com uma carreta. A tragédia chocou a comunidade local e mobilizou equipes de resgate, que atuaram rapidamente no local do acidente. Não recebemos informações do motorista da carreta. Infelizmente, as autoridades confirmaram oficialmente que 10 pessoas perderam a vida devido ao impacto. Os quatro sobreviventes foram encaminhados para hospitais da região, onde recebem atendimento médico. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que buscam entender as causas da colisão. Em breve mais informações… Confira vídeos em nosso canal no Wh...

Após mudança de horário, vítimas da tragédia na BR-242 começam a ser enterradas

Os corpos das vítimas do trágico acidente na BR 242 chegaram à cidade por volta das 21h desta segunda-feira. A comunidade se reuniu para um velório coletivo no ginásio de esportes de Ruy Barbosa, onde familiares e amigos prestaram suas últimas homenagens. No entanto, por volta da meia-noite desta terça-feira, os corpos precisaram ser deslocados com urgência para a capela do Novo Cemitério Bosque da Paz. O motivo foi o surgimento de problemas de decomposição, que provocaram um forte odor. Como resultado, a cerimônia foi interrompida. Os sepultamentos, inicialmente previstos para começar às 9h da manhã, tiveram que ser antecipados devido à situação. A nova previsão era para as 6h da manhã, mas os sepultamentos efetivamente começaram por volta das 4h45 e continuam até o momento. A tragédia que abalou a cidade deixou um sentimento profundo de dor e solidariedade entre os moradores. A comunidade se une em luto pelas vidas perdidas e oferece apoio às famílias afetadas neste momento difícil. ...

PUBLICIDADE