Pular para o conteúdo principal

Bispo da diocese de Ruy Barbosa, Dom André, divulga carta aberta contra a retirada de direitos do povo brasileiro e convoca a sociedade para ato público no dia 8 de abril.

Na parábola do Bom Samaritano, Jesus nos mostra que tem pessoas que não se preocupam com o pobre assaltado à beira do caminho. E nos ensina que o certo é se fazer próximo, ter compaixão; fazer o bem, sem olhar a quem.
Os bispos do nosso Regional Nordeste 3, Bahia e Sergipe, “na convivência de pastores com o nosso povo, percebemos a sua imensa angústia e apreensão diante do que está acontecendo no país ... Para culminar, as propostas de reformas do Governo Federal, especialmente a previdenciária, ameaçam os direitos sociais adquiridos pela Constituição Cidadã de 1988, penalizando, sobretudo, os mais pobres e vulneráveis.”  Na nossa mensagem (15/03) “Conclamamos nossas comunidades cristãs que se unam e não se deixem abater”.(Cf 2 Cor 4,16)”
Nosso clero reunido (21/03) “decidiu não ficar somente em falar nas comunidades, inclusive nas suas celebrações, e realizar um abaixo assinado para o Congresso, mas sobretudo convocar para um ato público contra a atual Reforma da Previdência e de outros Direitos já garantidos que estão sendo violados: uma mobilização para aderir à luta de todos os movimentos e iniciativas contra a Reforma da Previdência (PEC 287/2016), que certamente prejudicará a maioria dos Trabalhadores/as, e especialmente a VIDA dos mais pobres”



O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em nota sobre a PEC 287 (23/3), manifestou apreensão com relação ao projeto do Poder Executivo em tramitação no Congresso Nacional, considerando que a mesma “escolhe o caminho da exclusão social.” Elenca vários pontos, desde o Art. 6º da Constituição que estabeleceu que “A previdência não é uma concessão governamental ou um privilégio. Os direitos Sociais no Brasil foram conquistados com intensa participação democrática; qualquer ameaça a eles merece imediato repúdio”, até as palavras insistentes do Papa Francisco agora dirigidas às senhoras e aos senhores parlamentares.
 “...Nunca falte a garantia para a velhice, a enfermidade, os acidentes relacionados com o trabalho. Não falte o direito à aposentadoria, e sublinho: o direito — a aposentadoria é um direito! — porque disto é que se trata.”
E a nota conclui: Convocamos os cristãos e pessoas de boa vontade, particularmente nossas comunidades, a se mobilizarem ao redor da atual Reforma da Previdência, a fim de buscar o melhor para o nosso povo, principalmente os mais fragilizados.
Unido e solidário com o colégio episcopal e presbiteral conclamei e convoquei, 3 vezes, conforme as notas, à mobilização de uma maneira geral.
Agora faço uma convocação concreta para o “nosso” Ato Público.
Estimado Povo de Deus, organizações, sindicatos, associações, igrejas, pessoas de boa vontade, com esperança e fé, em comunhão com todos os que estão indo às ruas, a Diocese de Ruy Barbosa vos convoca para um ato público contra a atual Reforma da Previdência e em defesa de Direitos garantidos que estão sendo violados.

LOCAL DA CONCENTRAÇÃO: PRAÇA DA IGREJA CATEDRAL – RUY BARBOSA
DATA: 08 de abril de 2017 (sábado), às 08h30.

INCENTIVO TAMBÉM A PARTICIPAÇÃO NOS ATOS COM O MESMO OBJETIVO NAS RESPECTIVAS PARÓQUIAS /MUNICÍPIOS NO DIA 31/03 OU EM OUTRO MOMENTO.
E se o Bom Samaritano tivesse chegado mais cedo conseguindo evitar o assalto?
Esta pergunta não tem resposta.
Mas para a última palavra de Jesus tem e Ele a espera: Vá e faça a mesma coisa!

+ André De Witte

Bispo da Diocese de Ruy Barbosa-BA - 28/03/2017


Postagens mais visitadas deste blog

Homem morre após ser esfaqueado no Distrito do Paraíso, em Ruy Barbosa

Na madrugada deste domingo (17), uma briga envolvendo dois jovens terminou em tragédia na Rua Velha, no Distrito do Paraíso, município de Ruy Barbosa. De acordo com relatos passados para o site Ruy Barbosa Notícias, um homem deferiu golpes de faca em seu desafeto que ficou gravemente ferido. O ferido foi socorrido para o hospital de Itaberaba,  porém não resistiu aos ferimentos e faleceu. A vítima foi identificada  como "Gu". Logo em seguida os moradores do Paraíso postaram pedidos de segurança nas redes socias. A mensagem foi direcionada a políticos, onde é reivindicado mais policiamento com um posto da PM fixa no local.

Jovem natural de Ruy Barbosa que estava desaparecido é encontrado sem vida em Anguera

Na manhã desta quinta-feira (21), moradores da cidade de Anguera/BA se depararam com uma cena trágica: um corpo boiando nas águas da lagoa da Fonte Nova. A vítima foi identificada como Wanderson de Jesus Souza, de 26 anos, morador de Feira de Santana, porém natural do Morro das Flores, município de Ruy Barbosa. Segundo informações preliminares do site AN Portal de Notícia s, Wanderson esteve presente no evento de comemoração do aniversário da cidade, realizado no Estádio Zelitão, na noite da última terça-feira, 19.  Após se dirigir ao banheiro, ele não foi mais visto, o que levantou a preocupação de familiares e amigos. Diante do desaparecimento, os parentes solicitarem a ajuda do AN Portal de Notícias para espalhar a informação e registrar a busca pelo jovem. A notícia do corpo encontrado pegou a comunidade de surpresa. Populares que avistaram a parte do corpo imediatamente alertaram as autoridades. A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionados e chegaram a

TSE define calendário com datas para eleições suplementares em 2025

TRE/BA tem 12 opções de datas disponíveis para definir eleições  em Ruy Barbosa A Portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 842 , de 2024, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (21), estabelece as datas para a realização de eleições suplementares de 2025. Os tribunais regionais eleitorais (TREs), respeitando o cronograma definido pelo TSE, convocarão os novos pleitos e aprovarão as respectivas instruções sobre essas eleições. O calendário definido no documento traz as seguintes datas: I - 12 de janeiro; II - 2 de fevereiro; III - 9 de março; IV - 6 de abril; V - 4 de maio; VI - 8 de junho; VII - 6 de julho; VIII - 3 de agosto; IX - 14 de setembro; X - 5 de outubro; XI - 9 de novembro; XII - 7 de dezembro. EM RUY BARBOSA Nosso site conversou com alguns advogados que explicou: O Tribunal Regional Eleitoral - TRE/BA escolherá uma dessas datas para realizar a eleição suplementar na cidade de Ruy Barbosa. Essa decisão ainda não foi tomada. Na política loc

PUBLICIDADE