A cidade de Jacobina, localizada na Chapada Norte, está entre as 39 em 11 Estados do país que terão instituições de ensino habilitadas a implantar novos cursos de medicina. O Ministério da Educação (MEC) vai realizar esse anúncio na próxima terça-feira (27). Na Bahia, os outros municípios contemplados serão Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna e Juazeiro.
Há mais de um ano já se espera por esse anúncio da abertura de novos cursos de formação de médicos no país. A ideia surgiu das reivindicações lideradas pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Foi firmado compromisso com o MEC para publicação do resultado dos editais de seleção das entidades que ficarão responsáveis pelas novas faculdades.
O processo ficou travado depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu o edital em agosto de 2015, acolhendo representação da União Nacional de Educação e Cultura. A seleção só foi retomada em julho deste ano, após pressão de políticos e de prefeituras e depois que a FNP ingressou como parte no processo e apresentou as argumentações em favor da criação dos novos cursos.
A partir da liberação, em julho, coube ao MEC selecionar as melhores propostas de faculdades particulares interessadas na disputa. Agora, com a publicação do resultado do certame nesta terça, a expectativa é que os termos de compromisso com as instituições vencedoras sejam assinados em outubro. Serão 2.290 vagas abertas nas 39 novas unidades. Com informações do site Bocão News.