Pular para o conteúdo principal

Otto Alencar diz que saída de José Carlos Araújo do partido foi surpresa

otto-alencar-570x530


O senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia, contou que foi pego de surpresa com a decisão do deputado federal baiano e presidente do Conselho de Ética na Câmara Federal, José Carlos Araújo de sair do partido.

O parlamentar, que ajudou Alencar na fundação do PSD na Bahia, havia recuado da ideia de deixar a sigla, mas decidiu sair após ter atritos com o líder do partido na Câmara, o deputado federal Rogério Rosso (DF).

A liderança trocou um congressista no colegiado que Araújo preside sem comunicar o presidente. Assim, o deputado baiano se sentiu autoridade desrespeitada e entrou em rota de colisão com o colega.


Agora, o deputado vai ingressar no PR, partido onde já esteve há alguns anos. Para Otto Alencar, a decisão de Araújo em sair da agremiação é respeitada, mas não concorda com a ação. “Eu não esperava. Considero uma perda, um deputado experiente. Agora eu deixo claro que ele está saindo contra a minha vontade, não tem acordo nenhum comigo para essa saída.

A responsabilidade é completamente dele. Fiz questão de pedir que ele não fosse, tentei mostrar que sua saída poderia atrapalhar na relação política dele”, afirmou Otto Alencar à Tribuna, frisando que não apoia a decisão: “se ele está dizendo que está saindo com minha anuência, isso não é verdade”.


O senador ressaltou ainda que Araújo foi um parlamentar que teve seu amplo apoio dentro da legenda. “Em 2014 trabalhei muito para a eleição dele, a maioria das bases ligadas a mim acho que foi com ele. Meu irmão Eduardo Alencar, prefeito de Simões Filho, votou com ele acho que umas três vezes. Lideranças como Milagres, Utinga, muitas outras apoiaram ele”, lembrou Alencar.

Nesse sentido, o presidente do PSD afirmou que não vê problemas na ida das lideranças que Araújo possui no interior da Bahia para o PR, como faz o deputado. “Ele tem lideranças, vários prefeitos ligados a ele, certamente o pessoal vai com ele. Mas não fica mágoa, de forma alguma”, destacou.


O desentendimento com o líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso, foi o estopim para a saída de Araújo. Rosso trocou o deputado baiano Sérgio Brito (PSD) pelo também baiano João Carlos Bacelar (PR) no Conselho de Ética e Araújo, que segue orientações do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner (PT), alegou que não foi consultado e chegou a fazer duras críticas ao líder do seu partido na Casa durante reunião do colegiado. Agora, o deputado chegará ao PR, mesmo partido de Bacelar, para presidir a sigla na Bahia.


Presidente do PR minimiza perda do cargo 


A direção do Partido Republicano (PR) na Bahia é um tanto volátil. Fundado em 2000, foi comandado por João Leão, vice-governador da Bahia atualmente que foi sucedido pelo próprio José Carlos Araújo, que agora retornará ao posto de presidente.


Na época, Araújo foi atropelado por sua vez com a chegada de César Borges à sigla, que deixou o cargo para dar espaço ao deputado federal Zé Rocha, sendo esse substituído posteriormente por João Carlos Bacelar.


Em entrevista à Tribuna, Jonga Bacelar, como é chamado, amenizou a forma como Araújo está sendo posto na presidência da agremiação republicana na Bahia, função que ocupa atualmente.


“É um deputado experiente e essa mudança é normal. Natural, como sempre ocorre, um entra e outro sai. Não tem processo traumático, me dou bem com Zé Carlos, vou marcar para conversar essa semana com ele e espero que ele faça uma boa gestão à altura do que o partido merece”, afirmou.


Bacelar ainda colocou panos quentes na mudança feita de cima, pelo presidente nacional do PR, Alfredo Nascimento. “Faz parte do processo democrático”, sintetizou.

Postagens mais visitadas deste blog

Nomes das vítimas do acidente fatal envolvendo família de Ruy Barbosa são divulgados

O grave acidente que ocorreu no final da tarde deste domingo na BR 242, próximo à localidade do Zuca, deixou um saldo triste de 11 mortes. Cinco pessoas  sobreviveram.  A colisão frontal envolveu uma van que transportava membros de uma mesma família e uma carreta de soja.  As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que buscam entender as causas da colisão. Morreram da mesma família: Flávio Silva Boaventura, Franciele Boaventura, Enoi Silva Boaventura, Ana Lucia Rocha de Oliveira, Samuel Oliveira, Isael Oliveira, Eloisa Boaventura Dias e Luciene Boaventura de Oliveira. Romário e Vitor namoravam com integrantes da família, estavam na van e também faleceram. Na manhã desta segunda-feira (31), foi confirmado o falecimento de mais uma vítima, a criança Sofia.  Sobreviveram três pessoas da Van, além do motorista da Carreta. O velório deve acontecer coletivamente, em um local ainda a confirmar. Tudo indica que será no Ginásio Polie...

Tragédia em Ruy Barbosa: Colisão entre van e carreta resulta em mortes e feridos da mesma família

Um grave acidente ocorrido no final da tarde deste domingo na BR 242, próximo à localidade do Zuca, deixou um saldo triste de 10 mortes e quatro sobreviventes. A colisão frontal envolveu uma van que transportava membros de uma mesma família e uma carreta. A informação foi confirmada pelo jornalista Sandro Lima, da Rádio Esperança FM. A van, que levava 14 pessoas no total, incluindo o motorista , colidiu violentamente com uma carreta. A tragédia chocou a comunidade local e mobilizou equipes de resgate, que atuaram rapidamente no local do acidente. Não recebemos informações do motorista da carreta. Infelizmente, as autoridades confirmaram oficialmente que 10 pessoas perderam a vida devido ao impacto. Os quatro sobreviventes foram encaminhados para hospitais da região, onde recebem atendimento médico. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que buscam entender as causas da colisão. Em breve mais informações… Confira vídeos em nosso canal no Wh...

Após mudança de horário, vítimas da tragédia na BR-242 começam a ser enterradas

Os corpos das vítimas do trágico acidente na BR 242 chegaram à cidade por volta das 21h desta segunda-feira. A comunidade se reuniu para um velório coletivo no ginásio de esportes de Ruy Barbosa, onde familiares e amigos prestaram suas últimas homenagens. No entanto, por volta da meia-noite desta terça-feira, os corpos precisaram ser deslocados com urgência para a capela do Novo Cemitério Bosque da Paz. O motivo foi o surgimento de problemas de decomposição, que provocaram um forte odor. Como resultado, a cerimônia foi interrompida. Os sepultamentos, inicialmente previstos para começar às 9h da manhã, tiveram que ser antecipados devido à situação. A nova previsão era para as 6h da manhã, mas os sepultamentos efetivamente começaram por volta das 4h45 e continuam até o momento. A tragédia que abalou a cidade deixou um sentimento profundo de dor e solidariedade entre os moradores. A comunidade se une em luto pelas vidas perdidas e oferece apoio às famílias afetadas neste momento difícil. ...

PUBLICIDADE