Pular para o conteúdo principal

Otto Alencar diz que saída de José Carlos Araújo do partido foi surpresa

otto-alencar-570x530


O senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia, contou que foi pego de surpresa com a decisão do deputado federal baiano e presidente do Conselho de Ética na Câmara Federal, José Carlos Araújo de sair do partido.

O parlamentar, que ajudou Alencar na fundação do PSD na Bahia, havia recuado da ideia de deixar a sigla, mas decidiu sair após ter atritos com o líder do partido na Câmara, o deputado federal Rogério Rosso (DF).

A liderança trocou um congressista no colegiado que Araújo preside sem comunicar o presidente. Assim, o deputado baiano se sentiu autoridade desrespeitada e entrou em rota de colisão com o colega.


Agora, o deputado vai ingressar no PR, partido onde já esteve há alguns anos. Para Otto Alencar, a decisão de Araújo em sair da agremiação é respeitada, mas não concorda com a ação. “Eu não esperava. Considero uma perda, um deputado experiente. Agora eu deixo claro que ele está saindo contra a minha vontade, não tem acordo nenhum comigo para essa saída.

A responsabilidade é completamente dele. Fiz questão de pedir que ele não fosse, tentei mostrar que sua saída poderia atrapalhar na relação política dele”, afirmou Otto Alencar à Tribuna, frisando que não apoia a decisão: “se ele está dizendo que está saindo com minha anuência, isso não é verdade”.


O senador ressaltou ainda que Araújo foi um parlamentar que teve seu amplo apoio dentro da legenda. “Em 2014 trabalhei muito para a eleição dele, a maioria das bases ligadas a mim acho que foi com ele. Meu irmão Eduardo Alencar, prefeito de Simões Filho, votou com ele acho que umas três vezes. Lideranças como Milagres, Utinga, muitas outras apoiaram ele”, lembrou Alencar.

Nesse sentido, o presidente do PSD afirmou que não vê problemas na ida das lideranças que Araújo possui no interior da Bahia para o PR, como faz o deputado. “Ele tem lideranças, vários prefeitos ligados a ele, certamente o pessoal vai com ele. Mas não fica mágoa, de forma alguma”, destacou.


O desentendimento com o líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso, foi o estopim para a saída de Araújo. Rosso trocou o deputado baiano Sérgio Brito (PSD) pelo também baiano João Carlos Bacelar (PR) no Conselho de Ética e Araújo, que segue orientações do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner (PT), alegou que não foi consultado e chegou a fazer duras críticas ao líder do seu partido na Casa durante reunião do colegiado. Agora, o deputado chegará ao PR, mesmo partido de Bacelar, para presidir a sigla na Bahia.


Presidente do PR minimiza perda do cargo 


A direção do Partido Republicano (PR) na Bahia é um tanto volátil. Fundado em 2000, foi comandado por João Leão, vice-governador da Bahia atualmente que foi sucedido pelo próprio José Carlos Araújo, que agora retornará ao posto de presidente.


Na época, Araújo foi atropelado por sua vez com a chegada de César Borges à sigla, que deixou o cargo para dar espaço ao deputado federal Zé Rocha, sendo esse substituído posteriormente por João Carlos Bacelar.


Em entrevista à Tribuna, Jonga Bacelar, como é chamado, amenizou a forma como Araújo está sendo posto na presidência da agremiação republicana na Bahia, função que ocupa atualmente.


“É um deputado experiente e essa mudança é normal. Natural, como sempre ocorre, um entra e outro sai. Não tem processo traumático, me dou bem com Zé Carlos, vou marcar para conversar essa semana com ele e espero que ele faça uma boa gestão à altura do que o partido merece”, afirmou.


Bacelar ainda colocou panos quentes na mudança feita de cima, pelo presidente nacional do PR, Alfredo Nascimento. “Faz parte do processo democrático”, sintetizou.

Postagens mais visitadas deste blog

Homem morre após ser esfaqueado no Distrito do Paraíso, em Ruy Barbosa

Na madrugada deste domingo (17), uma briga envolvendo dois jovens terminou em tragédia na Rua Velha, no Distrito do Paraíso, município de Ruy Barbosa. De acordo com relatos passados para o site Ruy Barbosa Notícias, um homem deferiu golpes de faca em seu desafeto que ficou gravemente ferido. O ferido foi socorrido para o hospital de Itaberaba,  porém não resistiu aos ferimentos e faleceu. A vítima foi identificada  como "Gu". Logo em seguida os moradores do Paraíso postaram pedidos de segurança nas redes socias. A mensagem foi direcionada a políticos, onde é reivindicado mais policiamento com um posto da PM fixa no local.

Jovem natural de Ruy Barbosa que estava desaparecido é encontrado sem vida em Anguera

Na manhã desta quinta-feira (21), moradores da cidade de Anguera/BA se depararam com uma cena trágica: um corpo boiando nas águas da lagoa da Fonte Nova. A vítima foi identificada como Wanderson de Jesus Souza, de 26 anos, morador de Feira de Santana, porém natural do Morro das Flores, município de Ruy Barbosa. Segundo informações preliminares do site AN Portal de Notícia s, Wanderson esteve presente no evento de comemoração do aniversário da cidade, realizado no Estádio Zelitão, na noite da última terça-feira, 19.  Após se dirigir ao banheiro, ele não foi mais visto, o que levantou a preocupação de familiares e amigos. Diante do desaparecimento, os parentes solicitarem a ajuda do AN Portal de Notícias para espalhar a informação e registrar a busca pelo jovem. A notícia do corpo encontrado pegou a comunidade de surpresa. Populares que avistaram a parte do corpo imediatamente alertaram as autoridades. A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionados e chegaram a

TSE define calendário com datas para eleições suplementares em 2025

TRE/BA tem 12 opções de datas disponíveis para definir eleições  em Ruy Barbosa A Portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 842 , de 2024, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (21), estabelece as datas para a realização de eleições suplementares de 2025. Os tribunais regionais eleitorais (TREs), respeitando o cronograma definido pelo TSE, convocarão os novos pleitos e aprovarão as respectivas instruções sobre essas eleições. O calendário definido no documento traz as seguintes datas: I - 12 de janeiro; II - 2 de fevereiro; III - 9 de março; IV - 6 de abril; V - 4 de maio; VI - 8 de junho; VII - 6 de julho; VIII - 3 de agosto; IX - 14 de setembro; X - 5 de outubro; XI - 9 de novembro; XII - 7 de dezembro. EM RUY BARBOSA Nosso site conversou com alguns advogados que explicou: O Tribunal Regional Eleitoral - TRE/BA escolherá uma dessas datas para realizar a eleição suplementar na cidade de Ruy Barbosa. Essa decisão ainda não foi tomada. Na política loc

PUBLICIDADE