Pular para o conteúdo principal

Greves prejudicam a população de Salvador



A exemplo do que ocorre em outros municípios, a população da capital  também enfrenta dificuldades na busca de serviços devido a greves em instituições federais.

Depois da Universidade Federal da Bahia (Ufba), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA),  servidores dos Correios decretaram paralisação, na terça-feira, 15.

Para se ter ideia, a greve do INSS, que completou 71 dias na quarta-feira, 16, criou uma fila virtual de 10 milhões de pessoas. Segundo Isaac Fiterman, do comando de greve no estado, 80% das unidades de pelo menos 15 municípios baianos estão fechadas - Salvador é uma das cidades afetadas.

Dentre as  principais reivindicações da categoria  estão reajuste de 27,5% imediato, com aumento gradual durante os próximos quatro anos, concurso público, além de melhoria nas condições de trabalho e no atendimento à população.

Edvaldo Alves Queiroz, 37 anos, tinha horário agendado para ontem no posto do INSS, no bairro  Comércio. Com o comprovante em mãos, ele tentou, sem sucesso, convencer um servidor a dar entrada no pedido de pensão pela morte da mãe, que faleceu em maio deste ano.

"Tentei, mas não posso obrigá-lo. Entendo que estão lutando pelos  direitos deles, mas  estou precisando muito desse dinheiro. Não estou trabalhando e, por enquanto, não tenho como receber".

Correios

Mesmo com a paralisação, ontem houve quem procurasse pelos serviços nos postos dos Correios. Em um deles, no Comércio, a todo instante chegavam pessoas em busca de atendimento, sem sucesso.

A fisioterapeuta Joana de Jesus Moura, 35 anos, por exemplo, desistiu de enviar um presente de aniversário para a filha, que mora com o pai em São Paulo e completará 14 anos amanhã. Ela  foi informada de que não havia garantia de entrega, mesmo utilizando o serviço de encomenda expressa (Sedex).

"Não sei nem o que dizer para ela, que está tão ansiosa pelo presente. Infelizmente, vai ter que se contentar com um 'feliz aniversário' pelo telefone", lamentou Joana.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Estado da Bahia (Sincotelba), Josué Canto, somente serviços considerados de urgência - como telegramas e entrega de remédios - serão atendidos.

"Cerca de 80% dos carteiros de todo o Brasil estão parados. Não há garantia de entrega enquanto a greve durar", afirma Canto.  Já a assessoria de comunicação dos Correios informou, por meio de nota, que 90,69% do efetivo está trabalhando, o que corresponde a 108.185 empregados.

Do total de 28.569 carteiros que deveriam trabalhar ontem nas localidades em que há greve, 9.750 não compareceram, conforme informações da assessoria. A categoria reivindica um reajuste de 12,94%, de acordo com a inflação do período, R$ 40 de tíquete-alimentação e convocação imediata dos aprovados no concurso de 2011.

Panorama de greves


INSS
Paralisação começou no dia 7 de julho e, até quarta, 16,, já soma 71 dias sem atendimentos

Ufba
Greve foi iniciada  em 28 de maio. Em assembleia realizada na terça, 15, os professores decidiram manter a paralisação deflagrada há 111 dias

TJ-BA
Os servidores do Judiciário estão parados há 22 dias

Correios
Movimento grevista foi iniciado há dois dias



 

Postagens mais visitadas deste blog

Homem morre após ser esfaqueado no Distrito do Paraíso, em Ruy Barbosa

Na madrugada deste domingo (17), uma briga envolvendo dois jovens terminou em tragédia na Rua Velha, no Distrito do Paraíso, município de Ruy Barbosa. De acordo com relatos passados para o site Ruy Barbosa Notícias, um homem deferiu golpes de faca em seu desafeto que ficou gravemente ferido. O ferido foi socorrido para o hospital de Itaberaba,  porém não resistiu aos ferimentos e faleceu. A vítima foi identificada  como "Gu". Logo em seguida os moradores do Paraíso postaram pedidos de segurança nas redes socias. A mensagem foi direcionada a políticos, onde é reivindicado mais policiamento com um posto da PM fixa no local.

Jovem natural de Ruy Barbosa que estava desaparecido é encontrado sem vida em Anguera

Na manhã desta quinta-feira (21), moradores da cidade de Anguera/BA se depararam com uma cena trágica: um corpo boiando nas águas da lagoa da Fonte Nova. A vítima foi identificada como Wanderson de Jesus Souza, de 26 anos, morador de Feira de Santana, porém natural do Morro das Flores, município de Ruy Barbosa. Segundo informações preliminares do site AN Portal de Notícia s, Wanderson esteve presente no evento de comemoração do aniversário da cidade, realizado no Estádio Zelitão, na noite da última terça-feira, 19.  Após se dirigir ao banheiro, ele não foi mais visto, o que levantou a preocupação de familiares e amigos. Diante do desaparecimento, os parentes solicitarem a ajuda do AN Portal de Notícias para espalhar a informação e registrar a busca pelo jovem. A notícia do corpo encontrado pegou a comunidade de surpresa. Populares que avistaram a parte do corpo imediatamente alertaram as autoridades. A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionados e chegaram a

TSE define calendário com datas para eleições suplementares em 2025

TRE/BA tem 12 opções de datas disponíveis para definir eleições  em Ruy Barbosa A Portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 842 , de 2024, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (21), estabelece as datas para a realização de eleições suplementares de 2025. Os tribunais regionais eleitorais (TREs), respeitando o cronograma definido pelo TSE, convocarão os novos pleitos e aprovarão as respectivas instruções sobre essas eleições. O calendário definido no documento traz as seguintes datas: I - 12 de janeiro; II - 2 de fevereiro; III - 9 de março; IV - 6 de abril; V - 4 de maio; VI - 8 de junho; VII - 6 de julho; VIII - 3 de agosto; IX - 14 de setembro; X - 5 de outubro; XI - 9 de novembro; XII - 7 de dezembro. EM RUY BARBOSA Nosso site conversou com alguns advogados que explicou: O Tribunal Regional Eleitoral - TRE/BA escolherá uma dessas datas para realizar a eleição suplementar na cidade de Ruy Barbosa. Essa decisão ainda não foi tomada. Na política loc

PUBLICIDADE