Pular para o conteúdo principal

Greves prejudicam a população de Salvador



A exemplo do que ocorre em outros municípios, a população da capital  também enfrenta dificuldades na busca de serviços devido a greves em instituições federais.

Depois da Universidade Federal da Bahia (Ufba), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA),  servidores dos Correios decretaram paralisação, na terça-feira, 15.

Para se ter ideia, a greve do INSS, que completou 71 dias na quarta-feira, 16, criou uma fila virtual de 10 milhões de pessoas. Segundo Isaac Fiterman, do comando de greve no estado, 80% das unidades de pelo menos 15 municípios baianos estão fechadas - Salvador é uma das cidades afetadas.

Dentre as  principais reivindicações da categoria  estão reajuste de 27,5% imediato, com aumento gradual durante os próximos quatro anos, concurso público, além de melhoria nas condições de trabalho e no atendimento à população.

Edvaldo Alves Queiroz, 37 anos, tinha horário agendado para ontem no posto do INSS, no bairro  Comércio. Com o comprovante em mãos, ele tentou, sem sucesso, convencer um servidor a dar entrada no pedido de pensão pela morte da mãe, que faleceu em maio deste ano.

"Tentei, mas não posso obrigá-lo. Entendo que estão lutando pelos  direitos deles, mas  estou precisando muito desse dinheiro. Não estou trabalhando e, por enquanto, não tenho como receber".

Correios

Mesmo com a paralisação, ontem houve quem procurasse pelos serviços nos postos dos Correios. Em um deles, no Comércio, a todo instante chegavam pessoas em busca de atendimento, sem sucesso.

A fisioterapeuta Joana de Jesus Moura, 35 anos, por exemplo, desistiu de enviar um presente de aniversário para a filha, que mora com o pai em São Paulo e completará 14 anos amanhã. Ela  foi informada de que não havia garantia de entrega, mesmo utilizando o serviço de encomenda expressa (Sedex).

"Não sei nem o que dizer para ela, que está tão ansiosa pelo presente. Infelizmente, vai ter que se contentar com um 'feliz aniversário' pelo telefone", lamentou Joana.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Estado da Bahia (Sincotelba), Josué Canto, somente serviços considerados de urgência - como telegramas e entrega de remédios - serão atendidos.

"Cerca de 80% dos carteiros de todo o Brasil estão parados. Não há garantia de entrega enquanto a greve durar", afirma Canto.  Já a assessoria de comunicação dos Correios informou, por meio de nota, que 90,69% do efetivo está trabalhando, o que corresponde a 108.185 empregados.

Do total de 28.569 carteiros que deveriam trabalhar ontem nas localidades em que há greve, 9.750 não compareceram, conforme informações da assessoria. A categoria reivindica um reajuste de 12,94%, de acordo com a inflação do período, R$ 40 de tíquete-alimentação e convocação imediata dos aprovados no concurso de 2011.

Panorama de greves


INSS
Paralisação começou no dia 7 de julho e, até quarta, 16,, já soma 71 dias sem atendimentos

Ufba
Greve foi iniciada  em 28 de maio. Em assembleia realizada na terça, 15, os professores decidiram manter a paralisação deflagrada há 111 dias

TJ-BA
Os servidores do Judiciário estão parados há 22 dias

Correios
Movimento grevista foi iniciado há dois dias



 

Postagens mais visitadas deste blog

Nomes das vítimas do acidente fatal envolvendo família de Ruy Barbosa são divulgados

O grave acidente que ocorreu no final da tarde deste domingo na BR 242, próximo à localidade do Zuca, deixou um saldo triste de 11 mortes. Cinco pessoas  sobreviveram.  A colisão frontal envolveu uma van que transportava membros de uma mesma família e uma carreta de soja.  As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que buscam entender as causas da colisão. Morreram da mesma família: Flávio Silva Boaventura, Franciele Boaventura, Enoi Silva Boaventura, Ana Lucia Rocha de Oliveira, Samuel Oliveira, Isael Oliveira, Eloisa Boaventura Dias e Luciene Boaventura de Oliveira. Romário e Vitor namoravam com integrantes da família, estavam na van e também faleceram. Na manhã desta segunda-feira (31), foi confirmado o falecimento de mais uma vítima, a criança Sofia.  Sobreviveram três pessoas da Van, além do motorista da Carreta. O velório deve acontecer coletivamente, em um local ainda a confirmar. Tudo indica que será no Ginásio Polie...

Tragédia em Ruy Barbosa: Colisão entre van e carreta resulta em mortes e feridos da mesma família

Um grave acidente ocorrido no final da tarde deste domingo na BR 242, próximo à localidade do Zuca, deixou um saldo triste de 10 mortes e quatro sobreviventes. A colisão frontal envolveu uma van que transportava membros de uma mesma família e uma carreta. A informação foi confirmada pelo jornalista Sandro Lima, da Rádio Esperança FM. A van, que levava 14 pessoas no total, incluindo o motorista , colidiu violentamente com uma carreta. A tragédia chocou a comunidade local e mobilizou equipes de resgate, que atuaram rapidamente no local do acidente. Não recebemos informações do motorista da carreta. Infelizmente, as autoridades confirmaram oficialmente que 10 pessoas perderam a vida devido ao impacto. Os quatro sobreviventes foram encaminhados para hospitais da região, onde recebem atendimento médico. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que buscam entender as causas da colisão. Em breve mais informações… Confira vídeos em nosso canal no Wh...

Após mudança de horário, vítimas da tragédia na BR-242 começam a ser enterradas

Os corpos das vítimas do trágico acidente na BR 242 chegaram à cidade por volta das 21h desta segunda-feira. A comunidade se reuniu para um velório coletivo no ginásio de esportes de Ruy Barbosa, onde familiares e amigos prestaram suas últimas homenagens. No entanto, por volta da meia-noite desta terça-feira, os corpos precisaram ser deslocados com urgência para a capela do Novo Cemitério Bosque da Paz. O motivo foi o surgimento de problemas de decomposição, que provocaram um forte odor. Como resultado, a cerimônia foi interrompida. Os sepultamentos, inicialmente previstos para começar às 9h da manhã, tiveram que ser antecipados devido à situação. A nova previsão era para as 6h da manhã, mas os sepultamentos efetivamente começaram por volta das 4h45 e continuam até o momento. A tragédia que abalou a cidade deixou um sentimento profundo de dor e solidariedade entre os moradores. A comunidade se une em luto pelas vidas perdidas e oferece apoio às famílias afetadas neste momento difícil. ...

PUBLICIDADE