Pular para o conteúdo principal

Chapada Diamantina se especializa na produção de alimentos orgânicos

Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil já ocupa posição de destaque na produção mundial de orgânicos. Com alimentos de melhor qualidade e, consequentemente, mais nutritivos, esse sistema de cultivo tem sido a melhor opção para garantir a preservação do equilíbrio ambiental e a saúde de produtores e consumidores. Dispensando o uso de fertilizantes sintéticos, agrotóxicos e transgênicos, a agricultura orgânica prioriza a redução do desperdício e ajuda a manter a biodiversidade.


Diante desse cenário promissor, as condições climáticas favoráveis e os recursos hídricos disponíveis fizeram a Chapada Diamantina ser a região escolhida para se tornar um grande polo na produção de fruticultura tropical orgânica. Desde 2009, uma das suas famosas cidades turísticas, Lençóis, conhecida internacionalmente pela rica história e belezas naturais, tornou-se a sede da Bioenergia Orgânicos, empresa brasileira que pretende implantar um grande complexo industrial na região.


“Idealizamos a Bioenergia há dez anos, visando à área do agronegócio, e decidimos que seria através da agricultura orgânica. Pesquisamos todos os estados, chegamos à Bahia e à Chapada Diamantina. A pesquisa se iniciou em 2006 e, três anos depois, instalamos a empresa em Lençóis, lugar que oferece todas as condições exigidas pelo projeto: áreas virgens, reserva pra servir de cortina natural, clima adequado, água e mão de obra sem o vício da agricultura convencional – com destaque para a participação de trabalhadores das comunidades quilombolas de Una e Remanso. Desde 2010, contamos com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Mandioca e Fruticultura, que assessora nossas atividades com pesquisa e tecnologia”, explica Osvaldo Araújo, ao lado do sócio Evanilson Montenegro, responsáveis pelo projeto.


Antes de começar a colher os primeiros frutos, foi preciso preparar o terreno. “Primeiramente, plantamos a alimentação do gado, para aproveitar o esterco como adubo. Além de espécies típicas, a exemplo da manga-espada, recebemos mudas elaboradas pela Embrapa, com bom desempenho no sistema orgânico de cultivo, como resistência a algumas pragas e doenças. Dentre as variedades, estão manga, maracujá, abacaxi, acerola e goiaba. Hoje dispomos de frutas exóticas funcionais, como a jabuticaba, que está sendo desenvolvida junto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Neste ano, vendemos os primeiros abacaxis para localidades da própria Chapada e até para São Paulo, recebendo elogios pela qualidade do produto. Agora iremos buscar a certificação, pois já temos um plano de produção consistente”, acrescenta Araújo.


Fruto do Maracujá


Na fase experimental, o próximo passo é envolver os agricultores familiares, através das cooperativas e associações. “A nossa pretensão é formar parcerias produtivas, oferecendo o suporte técnico e garantindo a compra em contrato. A meta é estabelecer produção própria de 1.400 hectares e comprar a produção de outros 1.400ha dos agricultores regionais”, descreve Araújo. No distrito de Tanquinho, a empresa irá implantar um grande complexo industrial, para abrigar a diversidade produtiva da Chapada. “Inicialmente pensamos na fabricação de sucos, mas nossa intenção é aproveitar tudo para não gerar resíduo. Em virtude da qualidade dos frutos, decidimos comercializá-los in natura, ao lado da produção de polpa. Almejamos adentrar na área medicinal e estética também, com a extração de óleos essenciais (alguns países já nos procuraram, solicitando preferência na venda). Esperamos alavancar o desenvolvimento do setor na região, abrangendo diversos municípios, como Andaraí, Mucugê e Iraquara. Queremos tornar a Chapada Diamantina especialista em orgânicos. Produzir alimentos saudáveis é o futuro!”, pontua o empresário.

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem do Senador Otto Alencar ao povo rui-barbosense

Meus estimados conterrâneos, Em uma sucessão sem vitória, por mais que se apontem erros e equívocos, nunca se deve apontar culpados. Nesses anos de atividade política, dei o melhor do meu compromisso e trabalho. Em todo tempo, honrei o voto do meu povo no principal quesito: a honra, dignidade e honestidade. Após todo esse tempo, não tenho contra mim nenhuma denúncia do Ministério Público e não respondo a nenhum processo. Com consciência tranquila, cumpri meu dever e minha missão. Quero agradecer a todos que nos acompanharam: os vereadores, o prefeito interino Ney Dias, a querida vice Beninha e, acima de tudo, ao George, um médico dedicado e cidadão cuja coragem e amor ao nosso povo honraram meu voto. Fica a nossa marca de trabalho e realizações por Ruy Barbosa. Na minha vida, nunca guardei ou me escravizei aos sentimentos negativos do ódio, ressentimentos ou mágoas. Seguirei cumprindo o que é da minha responsabilidade em Brasília pela Bahia. Um novo governo municipal será empossado com...

URGENTE! Polícia cumpre mandado de busca e apreensão na Pousada Tropical, em Ruy Barbosa

A Polícia Militar cumpriu, na tarde deste sábado (5), mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Eleitoral no imóvel conhecido como Pousada Tropical, localizado na Rua Nelsom Lima, no município de Ruy Barbosa. A medida foi determinada pela juíza Gabriella de Moura Carneiro, da 87ª Zona Eleitoral, após indícios de possível prática de captação ilícita de votos no local. A decisão atendeu a um pedido da Coligação Unidos por um Novo Tempo, que relatou movimentações de pessoas estranhas na pousada às vésperas da eleição suplementar marcada para este domingo (6). Segundo a representação, o imóvel, anteriormente desativado, foi repentinamente ocupado, com registro de intensa movimentação de pessoas e veículos, inclusive à noite. Além disso, foi denunciada a existência de ligação clandestina de energia elétrica e relatos de oferta de vantagens em troca de votos. Com base nos vídeos e registros apresentados, a Justiça entendeu que havia elementos suficientes para autorizar a medida, con...

Jovem é encontrado sem vida no povoado do Zuca

Na noite desta quarta-feira dia 09, por volta das 23:20, a Polícia Militar esteve no povoado do Zuca, município de Boa Vista da Tupim, após denúncia de um suposto suicídio. Um jovem de 17 anos identificado como Cleverson Oliveira dos Santos, foi encontrado sem vida e com disparado de arma de fogo tipo espingarda de fabricação caseira dentro de uma residência. Ainda de acordo com informações, os vizinhos ouviram o barulho de disparado de arma de fogo na residência da vítima. A principal suspeita que Cleverson teria tirado a própria vida por causa de problemas familiares. Por volta das 1h50min, os peritos periciaram o local e em seguida removeu o corpo até o DPT de Itaberaba.  Foto: Instagram Zuca Notícias

PUBLICIDADE